JSP ou Servlet?

Pessoal eu tou começando a estudar JSP. Mas toda apostila e livro que encontro fala primeiro de servlet. eu entendi + ou menos a diferença entre os dois.
Agora eu queria saber o seguinte pra criar uma aplicação web eu tenho que aprender os dois ou eu posso aprender apenas o JSP puro?
Outra coisa alguem sabe onde encontrar algum tuto explicando como configurar o tomcat? eu tou tentando usar o eclipse pra desenvolver mas quando crio o projeto tomcat ele aparece com um x e nao funciona.

Jorgev,

Aprenda os dois. Quando você faz um deploy de um jsp no container, é gerado um servlet a partir dele, compilado, e ai sim, executado.

E explique melhor que X é esse, não dá pra adivinhar né…

Abraço!
Eduardo

Quando criamos um projeto java aparece um diretorio do lado esquerdo e ai vamos criando os arquivos dentro desse diretorio. quando há um erro em algum desses arquivos aparece um x vermelho nessa pasta nao é mesmo. entao quando eu crio um projeto tomcat a pasta ja aparece com o x e nao funciona.
Será que é alguma configuração errada?

vc está falando do eclipse??? Jdeveloper, Netbeans, IntelliJ???

Sim, dê mais informações… usa que IDE, quais são as configurações?

Tutorial sobre o Tomcat:

http://www.mhavila.com.br/topicos/java/tomcat.html

Outras informações sobre o Tomcat você pode ter também em:

http://tomcat.apache.org/

O que eu fiz foi o seguinte: eu ja tinha o eclipse 3.1 instalado e algum tempo venho estudando java com ele. Entao eu baixei o tomcat, descompactei e instalei. Automaticamente no eclipse aparece tres icones em uma das barras e no menu criar projeto aparece projeto tomcat.
eu apenas vou la em criar projeto tomcat e depois crio um aquivo jsp, ja no projeto, e tento fazer um exemplo do livro e nao funciona.
Eu nao fiz nenhuma configuração pra usar o tomcat é isso que eu quero saber se tem que fazer e como fazer.

entenderam?

obrigado a todos.

[quote=Jorgev]O que eu fiz foi o seguinte: eu ja tinha o eclipse 3.1 instalado e algum tempo venho estudando java com ele. Entao eu baixei o tomcat, descompactei e instalei. Automaticamente no eclipse aparece tres icones em uma das barras e no menu criar projeto aparece projeto tomcat.
eu apenas vou la em criar projeto tomcat e depois crio um aquivo jsp, ja no projeto, e tento fazer um exemplo do livro e nao funciona.
Eu nao fiz nenhuma configuração pra usar o tomcat é isso que eu quero saber se tem que fazer e como fazer.

entenderam?

obrigado a todos.[/quote]

Jorgev,

Pela sua explicação, suponho que você tem o plug-in da Sysdeo instalado junto com seu Eclipse. Baseado nessa suposição, você tem que configurar o seu ambiente para que o Tomcat funcione:

• Window
  • Preferences
  • Tomcat
    –> Tomcat Home : diretório onde está instalado seu Tomcat
    –> Context declaration mode: \conf\server.xml
  • Ok

:wink:

Desculpem, post duplicado.

O diretorio que devo colocar é o …tomcat apenas ou …tomcat\bin?

[quote]

• Window
  • Preferences
  • Tomcat
    –> Tomcat Home : diretório onde está instalado seu Tomcat
    –> Context declaration mode: \conf\server.xml
    –>
  • Ok

:wink:
–> [/quote]

A raiz de instalação do seu Tomcat. Logo, sem o \bin.

Certo. Eu vou fazer uns testes com o que ja me passaram. Se necessario volto a postar.

valeu.

A versao mais nova do tomcat é a 6 ne. pra usar essa versao eu tenho que usar a versao mais nova do eclipse tambem?

Não, você pode usar o Tomcat 6 com o Eclipse 3.2 ou outra mais antiga sem problema.

E pra você que esta começando é bom dá uma olhadinha na apostila da Caelum sobre programação pra web http://www.caelum.com.br/caelum/curso-21.jsp , nela você vai ter uma boa noção de como e onde usar JSP e Servlet.

As apostilas da Caelum são ótimas, eu indico pra todo mundo que esta começando a aprender Java :smiley:

obs.: Alguém sabe se eles pretendem liberar também as apostilas de EJB e JME???

Existe uma versao muito simples do eclipse que te pode ajudar, provavelmente vc deve estar usando a v.3.2.1 , experimente a v.3.2 é muito simples e sua configuracao nao dura mais de dois minutos. É so criar o projecto e seguir e de seguida tentar corre-lo ele vai te obrigar a criar um servidor , é so seguir os passos e ja esta.

veja se isto lhe ajuda
http://www.guj.com.br/java.tutorial.artigo.9.1.guj

flw!