JSP ou

Fala Pessoal,eu estou estudando java web e migrarei um sistema desktop para web.Estou com a seguinte duvida,JSP ainda é usado ?? ou existe algo mais atual que o substitui?

Hoje em dia, frontend com javascript é muito usado (react, vuejs, angularjs, etc.). Com isso, as páginas são SPA (Single Page Application) e são em HTML (.html) mesmo.

Eu adoro as SPAs, mas fico com bastante pé atrás em utilizar elas em todos os projetos. As vezes uma renderização do lado do servidor bem Old School é tudo o que o Projeto precisa.

Bom, tem sempre a opção de você trabalhar com uma API Rest e consumir ela com um front end SPA como Angular ou React ou você pode utilizar um template engine mais amigável do que o JSP como o Thymeleaf.

Isso seguindo o paradigma web tradicional de request e response.

Caso você esteja mais habituado com componentes (e não queira separar a aplicação do frontend da aplicação backend) ou tenha preferência por essa abordagem, o JSF ainda é bem usado pelo mercado e ainda é a especificação oficial do Java para MVC.

Temos muitos caminhos hoje em dia, escolha com cautela.

1 curtida

Dependendo do projeto pode ser uma complicação desnecessaria adotar SPA em projetos que nao sejam SPA. No caso do JSP pode usar Spring MVC com JSP para a maioria dos sistemas.