JSP + Postgre = Imagem no site

2 respostas
E

Olá Pessoal…
Meu nome é Edelmir, sou aluno de Sistemas de Informação.
Estou começando a usar o PostgreSQL agora e preciso fazer uma aplicação para colocar imagens no meu site numa aplicação JSP.

Gostaria de saber se pode me ajudar com isso? Pode me ajudar? me indicar um bom material para aprender? mostrar uns exemplos?

Desda já agradeço… muito obrigado!

2 Respostas

C

Bom dia

Então edelmir, pelo que entendi vc quer fazer um sistema onde seja adicionado imagens né, então você irá precisar montar uma estrutura de uploads de arquivos, bom pra começar da uma olhada em como fazer upload usando jsp (no google você irá encontrar até classes prontas para fazer esses tipo de coisa).

A segunda etapa é o postgreSQL, nele vc pode tratar o uploads de duas formas:

1º) Você armazena somente o nome do arquivo (nome da foto) em um campo do tipo varchar e depois concatena na aplicação para exibir ela no seu site;

2º) Você armazena o arquivo em binário em uma coluna do banco de dados;

Aconselho a 1º forma pois os arquivo são tranferidos para um diretorio no servidor, isso torna a visualização da imagem mais rápida no seu site.

Até.

L

A parte do mais rápido é contestável.
Depende do sistema de arquivos do servidor e de como o banco de dados foi montado.

Já tive problemas de performance nos 2 casos.

Atualmente uso no SGBD, mas em uma tabela separada com relacionamento. Apenas removi a imagem da tabela principal. Assim eu só trabalho com ela quando quero trabalhar com ela, melhorando minha performance geral (apesar do relacionamento adicional).

O maior problema que vejo de colocar as imagens no SGBD é que, por exemplo, Oracle ou SQL Server, as versões gratuitas têm limite de 4GB e, bem, quando se armazena imagens no BD, esses 4GB somem rapidinho ^^

Mas como você está com PostgreSQL, acho que deve ir numa boa.

Faça pelo armazenamento no BD. É mais fácil de trabalhar.
Você vai ter no retorno do select um tipo byte[] e pode jogar direto nos construtores de imagem do Java, enquanto que no outro vai ter que ler do disco e este processo é um pouco mais chato…

Lembre-se que BLOB tem limite de tamanho.
Isso influi MUITO em performance e em economia de espaço.

Não sei como o PG funciona com os diversos tipos de BLOB, mas vale a pena dar uma BOA olhada nisso antes de seguir viagem…

Criado 16 de junho de 2009
Ultima resposta 16 de jun. de 2009
Respostas 2
Participantes 3