JSP - request.getRemoteUser()

6 respostas
R

Olá a todos,

Eu preciso saber qual foi o usuario que se logou no Windows, para isso eu tentei "request.getRemoteUser()", so sempre vem null. Eu tb utilizei "System.getProperty("user.name")", porém o retorno eh sempre do usuario logado no servidor(estou rodando o Tomcat local).

Como eu faço para resolver meu problema?

Raphael

6 Respostas

A

Existe uma taglib q faz isso facinho…

http://jakarta.apache.org/taglibs/doc/request-doc/

:sunglasses:

R

E ai aspirante,

Li e re-li mas não entendi… so entendi que era necessário ter as libs que ele especificava… Você pode me ajudar?

J

Olá Raphael!

Bem, o método request.getRemoteUser() retorna o login do usuário que vem no cabeçalho HTTP ou seja, retorna o nome do usuário logado através da autenticação do protocolo HTTP e não o usuário logado na máquina.

Fazer o que vc quer é um pouquinho complicado… tente procurar algo sobre o módulo PAM do Apache ou Realms do Tomcat.

Até

P

O problema é insolúvel. Simplesmente porque o Windows não envia o nome do usuário nos cabeçalhos.

Se você requisitar autenticação HTTP, aí é outra história. Mas o usuário terá que entrar um nome e uma senha manualmente.

J

O problema não é insolúvel colega Patola. Já vi algumas soluções para esse tipo de problema porém nenhuma vale o preço que se paga por ela. É chato de implementar e a utilidade é muito pequena. Andei procurando no site da Sun e encontrei uma solução interessante, que é utilizar um applet para pegar essa informação do cliente porém existem alguns problemas quanto a segurança por isso é necessário ter um applet assinado. Depois vem a parte de realmente utilizar essa informção: como recuperar eficientemente o usuário do applet e para quê ? Realmente saber qual o usuário está acessando a página é necessário ? Uma autenticação HTTP não seria suficiente ??

Eu prefiro a autenticação HTTP, muito eficiente e "barata".

Bons Códigos!

=)

X

usa javabeans que resolve :grin:

Criado 19 de dezembro de 2002
Ultima resposta 1 de abr. de 2005
Respostas 6
Participantes 5