JSP sem servlet pode?

9 respostas
B

Olá pessoal!!

Estou aprendendo as manhas do JSP, e tive uma dúvida:

Fiz uma página Cadastro de Cliente, que instancia uma classe Cliente que faz todo o processo de cadastro. Até ai td bem, ele funciona corretamente…
A dúvida é: onde que entra o servlet nessa história? fiz alguns exemplos com servlet e obtive o mesmo resultado que tenho agora, porém do jeito que desenvolvi parece mais simples(mas não sei se está certo)…

Vlw galera, obrigado pela atenção desde já!!

9 Respostas

Jonatas_Emidio_de_So

As paginas JSP tambem funcionam como Servlets, porem o idel é separar a logica :

Tela > JSP
Servlets > Classe que extenda HttpServlets

Tchello

Exato, o correto é separar as responsabilidades deixando a lógica de apresentação nos seus JSPs e outras lógicas no servlets e pra trás dele também (como o model, que controla a lógica de negócios).
A grosso modo é isso.
O correto não é Servlets OU JSP, mas sim Servlets E JSP, compreende?
Faça um exercício, proíba-se de colocar scriptlets no seu JSP (aqueles trechos de código java no meio do JSP), isso é extremamente nocivo ao código e altamente recomendado que se evite.

H

Você consegue desenvolver um aplicativo todo utilizando apenas jsp + banco de dados,
porém é um péssimo modo de desenvolvimento.
Tente fazer a coisa certa: JSP + SERVLETS + JAVABEANS/DAO e o seu sistema
ficará mais simples de ser extendido, de ser entendido e de ser alterado.
Utilize sempre o design pattern apropriado, no caso pelo menos o MVC.
Espero ter ajudado.

Z

é aquele velho exemplo:

Imagine se um designer precisa alterar o layout, ele não conseguirá alterar uma servlet (bom pelo menos não é sua obrigação). Mais fácil de compreender se separar o layout no JSP e deixar toda a manipulação dos dados na servlet…

O ideal é que o JSP apenas se preocupe em mostrar os dados, sem precisar pensar em lógica…