JSP sem servlet pode?

9 respostas
B

Olá pessoal!!

Estou aprendendo as manhas do JSP, e tive uma dúvida:

Fiz uma página Cadastro de Cliente, que instancia uma classe Cliente que faz todo o processo de cadastro. Até ai td bem, ele funciona corretamente…
A dúvida é: onde que entra o servlet nessa história? fiz alguns exemplos com servlet e obtive o mesmo resultado que tenho agora, porém do jeito que desenvolvi parece mais simples(mas não sei se está certo)…

Vlw galera, obrigado pela atenção desde já!!

9 Respostas

Jonatas_Emidio_de_So

As paginas JSP tambem funcionam como Servlets, porem o idel é separar a logica :

Tela > JSP
Servlets > Classe que extenda HttpServlets

Tchello

Exato, o correto é separar as responsabilidades deixando a lógica de apresentação nos seus JSPs e outras lógicas no servlets e pra trás dele também (como o model, que controla a lógica de negócios).
A grosso modo é isso.
O correto não é Servlets OU JSP, mas sim Servlets E JSP, compreende?
Faça um exercício, proíba-se de colocar scriptlets no seu JSP (aqueles trechos de código java no meio do JSP), isso é extremamente nocivo ao código e altamente recomendado que se evite.

H

Você consegue desenvolver um aplicativo todo utilizando apenas jsp + banco de dados,
porém é um péssimo modo de desenvolvimento.
Tente fazer a coisa certa: JSP + SERVLETS + JAVABEANS/DAO e o seu sistema
ficará mais simples de ser extendido, de ser entendido e de ser alterado.
Utilize sempre o design pattern apropriado, no caso pelo menos o MVC.
Espero ter ajudado.

Z

é aquele velho exemplo:

Imagine se um designer precisa alterar o layout, ele não conseguirá alterar uma servlet (bom pelo menos não é sua obrigação). Mais fácil de compreender se separar o layout no JSP e deixar toda a manipulação dos dados na servlet…

O ideal é que o JSP apenas se preocupe em mostrar os dados, sem precisar pensar em lógica…

Eu vim do ASP e usava scriptlet junto com o html, cara me renderam muitaaaas linhas de código dentro de um arquivo, logo vc percebe a vantagem de separar o visual da lógica…

Abraço

Tchello

Zillo:
é aquele velho exemplo:

Imagine se um designer precisa alterar o layout, ele não conseguirá alterar uma servlet (bom pelo menos não é sua obrigação). Mais fácil de compreender se separar o layout no JSP e deixar toda a manipulação dos dados na servlet…

O ideal é que o JSP apenas se preocupe em mostrar os dados, sem precisar pensar em lógica…

Eu vim do ASP e usava scriptlet junto com o html, cara me renderam muitaaaas linhas de código dentro de um arquivo, logo vc percebe a vantagem de separar o visual da lógica…

Abraço

Tive a mesma péssima experiência com PhP, tanto que peguei aversão a linguagem (sendo injusto com a linguagem) de tanta gambiarra que vi/fiz na minha época de estagiário.
Na verdade também não é considerado uma boa prática colocar regras de negócio nos Servlets, esses devem atuar como controllers da view em questão.

B

Pois é pessoal…também vim do ASP e alguns vícios ainda persistem…rsrs

Vlw a todos, agora tenho uma idéia mais abrangente sobre o assunto e sei como seguir nos meus estudos…

Abs!! :smiley: :smiley:

E

vc vai entender pra que servem os servlets quando precisar dar manutenção em um jsp enorme…

J

JSP = Visualização de Dados
Servlet = Lógica de Negócios

Depois que aprendi Servlet uso sempre esse modelo pra programar, acreditem desenvolvi um sistema inteiro usando só JSP e as classes java com os códigos de Banco de Dados, foi terrivel e demorou séculos agora usando as Servlets para a lógica de negócio ficou bem mais simples de usar os códigos e agora os meus JSP’s não ficam com aquela salada de linhas com html misturado com java e ainda um pouquinho de JavaScript.

[]'s

xwillianss

Claro que pode! Quem falou que não pode? Se não pode-se o compilador da JVM não compilava e o servidor ( ex: Tomcat) não mostraria nada tela, a não ser o famoso erro 506.
Porém você vai perder o controle da lógica de negócio com a lógica de apresentação, a medida que sua aplicação for crescendo. Os scriptlets, são pequenos fragmentos de códigos, que podem ajudar em tarefas simples, sem precisar recorrer a um servlets.

Sugiro que você procure assuntos sobre MVC - Model, View, Controller.

Abraços!

Criado 24 de fevereiro de 2010
Ultima resposta 26 de fev. de 2010
Respostas 9
Participantes 8