JSP + Servlet - Dúvidas

Senhores,
Sou desenvolvedor java há 3 anos, tenho larga experiência com orientação a objeto e desenvolvimento da web, porém utilizando framework da minha empresa.
Resolvi fazer um programa utilizando como framework só o hibernate, nenhum outro para View ou Controler, mais para eu aprender como as coisas funcionam sem a ajuda de um framework.
O programa está pronto, porém não usei nenhum servel, porquê não consegui misturá-lo com html e jsp. Ou seja, não sei aonde se encaixa. Por exempo, em uma tela de Login, fiz a tela de login em JSP, com um formulario que redireciona pra ela mesmo, isso é certo? Porque ficou muito baguncado.

pelo jeito que entendi parece que tu desenvolveu uma app aos moldes do estilo de desenvolvimento com PHP :razz:

lembrando que o JSP foi uma evolução/facilitação do desenvolvimento de Servlet´s, pois para executar por tras, o JSP é traduzido para ( gera ) uma classe servlet a qual é compilada e o seu binário é que realiza os processamentos…

dependendo do jeito que tu fizer pode até conseguir uma aplicação estruturada e bem organizada usando apenas JSP, assim como é possivel fazer uma aplicação bem organizada e estruturada em PHP, mas com normalmente vejo nas aplicações em PHP é mais facil que os códigos fiquem um tanto misturados e bangunçados… :roll:

um framework MVC nada mais é que um conjunto de classes a qual tem por interface um servlet que monitora qualquer requisição feita a aplicação e com base no mapemento/configurações do mesmo efetua a sua tarefa de controle e encaminha para a respectiva classe que irá processar uma determinada requisição e depois o resultado dessa encaminha para um JSP ( VIEW )

tem como fazer a mesma coisa usando apenas JSP, porém é trabalhaso de mais e acredito/penso que não vale nem apena fazer isso, mas compreender esse processo seria o ideal, para ae sim utilizar melhor os frameworks MVC existentes atualmente…

conhece o Struts 2? ( muito facil de utilizar, configurações minimas… muito produtivo e facil de usar, porem o seu funcionamento segue o que descrevi acima ) :wink: