JSP/Servlet - JSF

6 respostas
A

Pessoal, estou começando a fazer o TCC da faculdade e vou desenvolver um sistema web.

Ja tenho conhecimento em java desktop, sou certificado SCJP, e estou estudando SCWCD, porem estou com a seguinte duvida.

Preciso definir qual ferramenta/framework vou utilizar para desenvolver o projeto, e de inicio pensei em JSP/Servlet com Hibernate e Strut, porem pesquisando vi que muita gente utiliza outros framework principalmente o JSF na camada de VIEW… será que compensa eu estudar JSF agora para aplicar no projeto, ou devido o pouco tempo (6 meses - entregar todo o projeto), melhor fazer algo mais básico mesmo.

Pergunto isto, porque não conheco muito os framework, e nao sei se compensa estudar agora, pois estou no meio da documentação, e não vou ter muito tempo apra desenvolver.

Att

6 Respostas

joaopaulolobo

O ideal seria vc usar o framework JSF, com Hibernate…

Mas não adianta nada se for atrasar seu TCC.
Se é pouco tempo ou não, vai de cada pessoa, não tem como falar, “da tempo” ou “não da tempo”…

Vc q tem q ver, se der use JSF, se não… Use sua 2ª opção.

Abraço

L

se nao tens tempo e conhecimento em jsf,e melhor seguir o pragramado anteriromente,pois vc pode se complicar , vc precisara de tempo para aprender a arquitetura jsf assim como o uso de suas bibliotecas de componentes.

renanreismartins

apenas uma opção PESSOAL: cara acho jsf meio confuso, a maioria das pessoas que conheço teve dificuldade para entender como o framework funciona e etc…

existem opções mais simples, de uma busca por Vraptor… trabalhei com os 2 frameworks e sinceramente a curva de aprendizado do vraptor é bem menor, eh extremamente facil, descarte a possibilidade de servlets e jsp puro… o vraptor é bem documentado e tem uma sessao pra ele aki no guj

grande abrasssss

A

Valeu pessoal pelas dicas… !! então de inicio vou deixar o JSF para depois, na verdade até não queria utilizar muita framework, pois como estou estudando para a certificação SCWCD não queria mesmo juntar os conhecimentos e se confundir !!!

Valeu mesmo, vou ver se faço algo mais simples de inicio, e terminado o TCC, e se tudo der certo cerfiicado SCWCD, ai sim vou estudar os frameworks, padroes de desenvolvimento etc… que estão sendo bem utilizado por ai…

Att.

rogeriuslima

renanreismartins:
apenas uma opção PESSOAL: cara acho jsf meio confuso, a maioria das pessoas que conheço teve dificuldade para entender como o framework funciona e etc…

existem opções mais simples, de uma busca por Vraptor… trabalhei com os 2 frameworks e sinceramente a curva de aprendizado do vraptor é bem menor, eh extremamente facil, descarte a possibilidade de servlets e jsp puro… o vraptor é bem documentado e tem uma sessao pra ele aki no guj

grande abrasssss

Discordo, pra mim JSF supriu um dos meus grandes pontos fracos que é o desenvolvimento da interface com o usuario.
Eu também conheço bastante gente que se confunde com JSF, porém também conheço bastante gente que se deu muito bem e a verdade é que quem tá acostumado com o padrão action do Struts se perde um pouco.
Porém concordo que no caso do autor do post eu não arriscaria e partiria pra algo já conhecido, e a sua sugestão do Vraptor nesse caso é muito boa.

A

rogeriuslima, Eu tbm tenho um grande problema para montar interface com o usuário, acredito que o JSF vai ser a solução para meus proximos projetos… !!!

Valeu pelas dicas… vou fazer algo mais tranquilo para a faculdade… e depois com tempo, pesquisar melhor o JSF que parece ser algo muito bom !!!

Att

Criado 21 de setembro de 2009
Ultima resposta 21 de set. de 2009
Respostas 6
Participantes 5