JSP, servlet

Bem, eu gostaria de uma explicação bem simples de como funiona a estrutura de um aplicativo web, em relação as camadas.

Eu estou um pouco confuso em relação ao uso dos servlets, jsp, e demais componentes java web.

Sei que tenho q dar uma olhada em MVC, mas os artigos que li soh pioraram a situação, eu gostaria de uma explicação bem simples, resumida, tipo, "Com JSP vc faz isso, que chama um servlet, q chama uma class…"e assim por diante.

A, e tem como eu chamar uma classe normal, sem ser uma servlet?

Com jsp, você cria a parte “visual” do site. Sevlets rodam no servidor, você usa eles para cadastro de algo no banco, por exemplo.
Se você conhece php, você já deve ter feitos arquivos com código somente php e outros com php embutido no html.
Em java, a grosso modo, é mais ou menos isso. O JSP fica embutido no html e o servlets são como os seus arquivos puros de php, que faz algo e redireciona.

Isso é a grosso modo.

Seguindo o padrão MVC, jsp faz parte da Viewer e o serlvet do Controller.

Intão JSP fica no lugar de uma pagina HTML, e os servlets podem servir de ponte entre o meu jsp e uma outra classe?

E eu como eu faço para abrir uma pagina jsp? Eu tenho o tomcat instalado, mas quando eu chamo, aparece o código no navegador. O q pode estar acontecendo?

[quote=“Mr_Browstone”]Intão JSP fica no lugar de uma pagina HTML, e os servlets podem servir de ponte entre o meu jsp e uma outra classe?

E eu como eu faço para abrir uma pagina jsp? Eu tenho o tomcat instalado, mas quando eu chamo, aparece o código no navegador. O q pode estar acontecendo?[/quote]

Na verdade o JSP é nada menos do que uma página com tags HTML e tags JSTL. Isso em uma aplicação sem scriplets (o que é recomendável).

Para abrir uma página JSP, você deve ter o Tomcat e o Java instalado. Depois você pode criar um projeto dentro da pasta webapps e colocar o JSP dentro da mesma.

A partir disso você deve conseguir acessar o JSP.

Não deixe de continuar lendo sobre MVC.