JSP/SERVLETS. Como começar?

Sou programador Java há algum tempo e estou querendo desenvolver aplicações web porém, tenho algumas dúvidas:

O que é nescessário para se desenvolver para web com JSP/Servlets/EJB?
Eu devo usar o J2SDK ou o J2EE?
O que é o JBoss?
Qual a diferença entre o Tomcat e o JBoss?

O que seria nescessário para se desenvolver um aplicativo web empresarial?

Olá

Siga a seguinte trilha sem pressa:

  • Servlets e http. Aprenda também a instalar e configurar o Apache.
  • tomcat (tomcat serve mal páginas estáticas html e páginas dinâmicas criadas pelos servlets). Não instale o tomcat no Windows com o pacote .exe. Use o tar.gz porque assim você já aprende como funciona em todos os ambientes.
  • jsp e velocity
  • jdbc e hibernate

Com isto você já consegue desenvolver qualquer coisa. Mas seria bom aprender a usar um framework do tipo Struts, webwork, vRaptor ou Spring. Para relatórios vai precisar do jasperreports e do iReport. Em todo canto vai trombar com xml.

Use j2sdk. Para testar os servlets é preciso de uma API que vem junto com o tomcat.

O JBoss serve EJBs e outras coisas mais que você pode deixar para o futuro.

[]s
Luca

Mas eu consigo usar EJB no tomcat ou só no JBoss?
E no JBoss eu também consigo usar Servlets?

Olá

Se você já quer usar EJBs é porque já sabe muito bem aquela trilha toda que citei. Então nesta caso vai precisar mesmo do JBoss ou similar.

Pelas suas dúvidas pensei que você ainda ia aprender o básico do desenvolvimento web que é a trilha citada. Mas se sabe tudo isto como ainda tem dúvidas se o JBoss serve ou não servlets? É claro que o JBoss tem um servlet engine acoplado a ele que pode ser o Tomcat ou o Jetty.

[]s
Luca

Ok, vamos lá…

Aprender a API e parte da especificação J2EE, que define JSP, Servlets e EJB.

Aconselho você usar uma boa ferramenta IDE, tipo Eclipse (com plugins), JBuilder, JDeveloper, NEtBeans, etc…

Ambos!

Servidor de aplicações J2EE.