JSP, Servlets e EJB

4 respostas
R

Pessoal,

Preciso da opinião de vcs quanto o uso de JSP, Servlets e EJB em aplicações web. Já vi aqui no fórum criticas negativas quanto ao uso de JSP e críticas positivas pelo uso de Servlets… Já vi tb que as vezes não vale a pena utilizar EJBs…

O que vcs sugerem?

Até mais,

4 Respostas

Jair_Rillo_Junior

bom
eu não tenho muita experiencia pra falar, principalmente com EJB que nunca usei, mas vou falar o que eu acho e que geralmente eu pratico…

Eu sempre tento usar Servlet, principalmente em regras de negócios e porque??? porque o servlet é apenas um arquivo JAVA que da pra vc reaproveitar e dar manutenção muito mais fácil que um JSP que fica misturado no meio de códigos HTML. Misturar HTML com JSP e depois precisar dar manutenção ou reaproveitar código vc fica louco, por isso eu sempre tento usar Servlet e apenas para mostrar na tela (quando for necessario) eu mostro por JSP.
EJB dizem que é para aplicação grande, coisa que eu nunca fiz. Uma solução pra camada Model, se vc for usar padrao MVC, é usar uma camada de persistencia com o Banco de Dados, no caso eu uso o Hibernate, onde tem um tutorial aqui no GUJ excelente.

Daniel_Quirino_Olive

Para evitar problemas com scriptlets (código Java no meio de HTML) nos seus JSPs, dê uma olhadinha em JSTL: http://java.sun.com/products/jsp/jstl/

dreamspeaker

Nós resolvemos quase 100% das coisas aqui com JSP, Servlets e DAO. Mas também fazemos tudo só em duas pessoas. Também acho interessante, conforme a dica do Daniel, dar uma estudada no JSTL.

Jair_Rillo_Junior

humm
o JSTL eu nao conhecia, ja li sobre essa sigla mas nao sabia exatamente sua função. vou dar uma estudada nisso.

Criado 15 de agosto de 2003
Ultima resposta 15 de ago. de 2003
Respostas 4
Participantes 4