Pessoal,
Preciso da opinião de vcs quanto o uso de JSP, Servlets e EJB em aplicações web. Já vi aqui no fórum criticas negativas quanto ao uso de JSP e críticas positivas pelo uso de Servlets… Já vi tb que as vezes não vale a pena utilizar EJBs…
O que vcs sugerem?
Até mais,
bom
eu não tenho muita experiencia pra falar, principalmente com EJB que nunca usei, mas vou falar o que eu acho e que geralmente eu pratico…
Eu sempre tento usar Servlet, principalmente em regras de negócios e porque??? porque o servlet é apenas um arquivo JAVA que da pra vc reaproveitar e dar manutenção muito mais fácil que um JSP que fica misturado no meio de códigos HTML. Misturar HTML com JSP e depois precisar dar manutenção ou reaproveitar código vc fica louco, por isso eu sempre tento usar Servlet e apenas para mostrar na tela (quando for necessario) eu mostro por JSP.
EJB dizem que é para aplicação grande, coisa que eu nunca fiz. Uma solução pra camada Model, se vc for usar padrao MVC, é usar uma camada de persistencia com o Banco de Dados, no caso eu uso o Hibernate, onde tem um tutorial aqui no GUJ excelente.
Para evitar problemas com scriptlets (código Java no meio de HTML) nos seus JSPs, dê uma olhadinha em JSTL: http://java.sun.com/products/jsp/jstl/
Nós resolvemos quase 100% das coisas aqui com JSP, Servlets e DAO. Mas também fazemos tudo só em duas pessoas. Também acho interessante, conforme a dica do Daniel, dar uma estudada no JSTL.
humm
o JSTL eu nao conhecia, ja li sobre essa sigla mas nao sabia exatamente sua função. vou dar uma estudada nisso.