Jsp, servlets, jdbc e netbeans

1 resposta
Kura

galera, mil desculpas por um possível tópico repetido.
eu dei uma procurada e não achei exatamente o que quero e preciso muito saber isso pra amanhã.
fiz uma pequena aplicação no neatbeans onde uso servlet e jsp. foi a minha primeira e tive que aprender as pressas pra amanhã.

agora eu preciso usar banco de dados então eu queria saber as seguintes coisas depois de baixar e instalar o mysql:

1- ao criar uma classe de conexão, onde a coloco?
2- sei que existe o esquema DAO. devo criar um pacote na pasta de “Pacotes de códigos-fonte”?
3- quem instancia o DAO para fazer as ações no banco? eu teria os seguintes arquivos: o jsp como view, o servlet como controlador e um arquivo java normal como a lógica.

se tiverem o link de algum exemplo bem objetivo, seria ótimo.

muito obrigado.

1 Resposta

danilopelegrino

Kura:
galera, mil desculpas por um possível tópico repetido.
eu dei uma procurada e não achei exatamente o que quero e preciso muito saber isso pra amanhã.
fiz uma pequena aplicação no neatbeans onde uso servlet e jsp. foi a minha primeira e tive que aprender as pressas pra amanhã.

agora eu preciso usar banco de dados então eu queria saber as seguintes coisas depois de baixar e instalar o mysql:

1- ao criar uma classe de conexão, onde a coloco?
2- sei que existe o esquema DAO. devo criar um pacote na pasta de “Pacotes de códigos-fonte”?
3- quem instancia o DAO para fazer as ações no banco? eu teria os seguintes arquivos: o jsp como view, o servlet como controlador e um arquivo java normal como a lógica.

se tiverem o link de algum exemplo bem objetivo, seria ótimo.

muito obrigado.

Bom, vc pode colocar sua classe DAO onde vc quiser rsrsr mais como padrao, crie um package ex: br.com.suaempresa.DAO

Percebi que vc esta utilizando o esquema MODEL 2(MVC) porem sem utilizar um framework, então assim sendo, quem ira instanciar suas classes DAO’s é o controlador, no caso o servlet.

Eu particularmente quando desenvolvia neste esquema utilizando JSP + servlets, eu criava os Java Bens e uma classe com a conexao com o banco.

Os DAO’s herdavam da classe de conexao e contiam as regras de negocios. O controlador era resposavel por invocar os metodos das classes DAO’s.

Mais ai vc precisa ver oque se enquadra melhor no seu contexto.

abraço

Criado 26 de agosto de 2009
Ultima resposta 27 de ago. de 2009
Respostas 1
Participantes 2