Vi um tópico semelhante, mas ele já tem 10 anos ent ainda to na dúvida, onde o JSP é utilizado no mercado? tipo eu já consigo criar aplicações com JSP talz, mas minha experiência com ele não foi muito legal, tipo é fácil de usar, mas ainda n acho muito útil, já que é muito melhor fazer toda essa parte com JS, que roda no client-side e deixa tudo mais dinâmico. hj em dia ele é considerado opção pra alguma coisa? tem alguma vantagem?
Cara, eu gosto muito do Java, foi a primeira linguagem de programação que eu tive contato e ainda me abriu varios leques.
Mas, porém, todavia… Quando eu precisei partir pra parte web, eu nunca consegui pegar bem a ideia do JavaWeb, então fui arriscar em outra linguagem, e hoje fico muito feliz por ter partido pra outra.
Mas há quem goste, e também há quem não goste.
Se for seguir mercado, faz o que dizem por aqui, veja como está as vagas em sua cidade
Se for pra seguir estudando, estuda algumas tecnologias mais atuais, tipo ReactJS, VueJS, Angular....
ent, essas são tecnologias front-end, por isso eu tava na dúvida, tipo JSP é java integrado ao html, mas isso é meio desnecessário na minha opinião, já que com isso a página fica estática, tipo a sessão acaba como ela começa, eu tava pensando tipo se pra comunicar o java no back-end como front-end é preciso usar JSP. pq se a utilidade do JSP for só forçar Java no front-end é inutil né?
ué, mas o JSP não é front end?? Vc vai ter que fazer o back-end de qualquer jeito, usando JSP ou não.
Não entendi sua questão, desculpa
então, é isso msm, pq usar JSP? Eu n posso simplismente usar JS no front-end e deixar as regras de negócio com o Java?
Seguindo o modelo MVC, JSP entraria na camada de view. Com a crescente dos frameworks javascript, acabou surgindo a sigla MVVM, que é model-view-view-model (ou algo semelhante). Essa sigla surgiu pq o paradigma no desenvolvimento do front mudou (bom, na verdade, apareceu como um novo paradigma), que é essa camada extra no lado do cliente para controlar a tela e, só então, encaminhar as requisições para o servidor.
Com as facilidades que o modelo mvvm trás, é comum usar menos JSP pois ele se torna desnecessário nesse novo mundo, mas ainda há quem o use, principalmente sistemas legados.
JSP, é mais para sistemas legados. Sendo que muitos estão sendo migrados para as novas tecnologias.
Sistemas novos, muitos utilizam as novas
Também acho que não vale a pena. Mesmo que você faça alguma coisa com a view no servidor existem bibliotecas mais modernas, como o Thymeleaf por exemplo.