JSP Vs PHP/ASP

Dúvida cruel - poderia respondê-la?

Por que a Tecnologia Java é muito pouco usada na
criação de sites para a Internet, se comparada com as
suas concorrentes como ASP e PHP? Apesar de, segundo
seus defensores, Java apresentar inúmeras vantagens em
relação às outras linguagens como portabilidade e
orientação a objetos?

acho errado comprar jsp com php ou asp. Primeiro que geralmente um site que usa JSP, na verdade utilza outras tecnologias java por tras, como o conceito de EJB por exemplo. JSP não tem comparativos com php ou asp. Pois na verdade existe uma lógica por trás do jsp, isso é apenas uma parte da tecnlogia.

Exato
Como o nosso amigo Grinvon disse.
O JSP é somente uma camada de apresentação, a lógica pode estar em servlets, EJB…
O “pouco” uso do JSP hj em dia é assim pois o JSP acaba sendo um pouco “chato”. Muitas alternativas são usadas como o Velocity e o Freemaker, pois o que importa é a camada de negócios, onde está toda a lógica do sistema, a camada de apresentação indifere :wink:

Ou seja Padrão MVC tem um tópico Fixo interessante dê uma lida aqui! http://www.guj.com.br/forum/viewtopic.php?t=7228

Agora você falou certo, “pouca aplicação em JSP”!
se comparada com php e asp sim e eu até acho que nem tanto!
Agora php e asp não são concorrentes do Java(JSP/SERVLET/EJB/etc…) são conceitos completamente diferentes! a arquitetura J2EE te traz benefícios enormes se comparado com outras técnologias, o que poderia ser mais parecido com Java para essa área seria a plataforma .net o que pessoalmente eu acho um plágio da técnologia Java. esta sim poderia ser concorrente! “se não existisse inumeros obstáculos para se desenvolver nesta plataforma!”

E um outro ponto muito importante: é muito mais difícil aprender Java do que php ou asp, considerando a abrangência da linguagem.

E repito o que sempre digo: Java não serve para fazer “coisinhas”. Dá trabalho demais. Se seu site precisa de uma tela de login, e só, use php ou asp. Mas tem gente que discorda.

Bom, tenho a seguinte opinião sobre essa questão de ASP / PHP/ JSP.

ASP e PHP, são muito fáceis de se aprender e trabalhar, porém, para se fazer algo íntegro e de qualidade superior, vale a pena o esforço para o aprendizado do JAVA.

Até mesmo um simples site desenvolvido com Java e aplicando o MVC, se torna muito mais legal e interessante de se desenvolver do que com ASP ou PHP.

O que não vale, é pensar em desenvolver sites em Java se baseando somente no JSP. Isso não é legal.