Jsp vs Servlet

Olá!

Eu estou estudando Servlet e JSP. Desejo saber como funciona e qual é a suas diferenças. Estou programando em JSP e tudo que eu faço no Servlet, eu faço no JSP usando o scriptleats. Então, afinal, para que eu vou usar o Servlet ? Não consigo entender.

JSP é de dificil manutenção.

Não é bom juntar códigos, deixe que suas páginas apenas exiba a informação e que o servlet faça a função de preparar os dados.

Nos servlets ficam os gatilhos pra disparar os métodos das suas classes de negócio ou classes de controle - dependendo como é dividido seu projeto. Você os chama pela tela JSP (metodos doGet e doPost).
Na página JSP você pode utilizar os scriptlets que nada mais é que o próprio código java dentro dela. Pode ser útil para fazer uma rotina de verificação, gerar uma listagem ou outra rotina que venha ser interessante.

Firmando a explicação: JSP é a página com scriptlets que usam ou não uma servlet para disparar rotinas/eventos.

kra so complementando o jsp quando compilado pelo servidor se torna um serverlet, ou seja todo jsp no servidor se torna um servlet.

Correto rogerioeerr…!

O que eu aprendi em curso e vejo na prática é que misturar código java no front-end é problemático. Quando sua aplicação com scriptlets for parar na mão de um web-designer que tira do código o que ele não sabe pra que serve e sua aplicação parar de funcionar, vai ficar mais claro entender porque não é bom utilizar scriptlets.

Criar uma página usando Servlet não é nenhum pouco produtivo.

Ou seja da muito trabalho e tem pouco flexibilidade.

Outro ponto seria a manutenção.

Usar JSP é bem melhor do que usar o Servlet para criar páginas , mais prático e produtivo.

Porém criar paginas jsp usando scriptlet torna o código difícil de entender e difícil de dar manutenção.

Scriptlet mistura muito o código html com o código java puro, foi pelos programadores abusarem do scriptlet que a sun criou as taglibs.

A JSP deve ser utilizada apenas para visualizar resultados e tratar regras de apresentação

Enquanto que o Servlet deve tratar as regras de negócio e gerenciar as requisições.