JSP x PHP

eu tava conversando com um amigo e surgiu a seguinte questão: -pq eu escolheria o JSP ao invés do PHP?

http://www.ukuug.org/events/linux2002/papers/html/php/index.html

Pelo fato de você pode usar toda a tecnologia Java por trás.

Voce nao precisa ficar com JSP. Voce pode muito bem trabalhar com Java, que eh bem mais abrangente. A API de Servlets eh uma das mais praticas, completas e uteis que existem na linguagem.

valeu daniel pelo site… [eu n sou expert em ingles n mas deu pra entender o q ele quis dizer principalmente no final :slight_smile: ]…

cv c eu não ficar com JSP como eu vou rodar meus serlets?(será q eu to fazendo uma pergunta idiota?! :roll: ) tipo assim eu utilizo o tomcat pra processar o jsp certo? q tipo de serviço eu utilizaria pra “rodar” os servelts?

o tomcat é um WebContainer, ou seja, ele processa tanto JSP, quantos servlets, java beans, etc.

Você pode rodar seus servlets sem JSP, pois os servlets recebem respostas da request, e essa request não é necessariamente vinda de um JSP, pode ser um HTML mesmo. Mas para camada de apresentação ae você poderá usar JSP, mas se mesmo assim não quiser, você pode usar ferramentas de templates, uma que eu gosto e tem um artigo aqui no GUJ é o velocity

Eu percebo que todo mundo que está se iniciando em web + java tem a errada impressão que tudo que java tem a oferecer é jsp … essa tecnologia é apenas um pedacinho pequeno desse paradigma … e nem precisa ser usado.

Falou pouco mas falou bonito e correto :lol: :lol: :lol:

Eu também tenho essa impressão, e com a maioria das pessoas que eu converso sobre o assunto, que não tem um conhecimento amplo em Java, acha que Java para Desktop é apenas uma brincadeira para se aprender OOP, e java para WEB é apenas JSP

java Desktop!!! …hum…
eu ouvi dizer (claro nem tudo q ouvimos eh verdade, por isso q eu quero a opinião de vcs) q programar para desktop com java é muito ruim o Delphi bate de 1000 X 0 pq ele é mais rápido (por ser compilado), java tem muitos recursos + são poucos utilizados…

alguem ai sabe como eu entro em contato com algum administrador do forum? é q eu tive uma idéia :!:

Mande um email para guj@guj.com.br

E nao, nao acredite em tudo o que o seu amigo super-defensor de delphi fala.

Rafael

[quote=“n10”]java Desktop!!! …hum…
eu ouvi dizer (claro nem tudo q ouvimos eh verdade, por isso q eu quero a opinião de vcs) q programar para desktop com java é muito ruim o Delphi bate de 1000 X 0 pq ele é mais rápido (por ser compilado), java tem muitos recursos + são poucos utilizados…[/quote]

Estou fazendo um projeto para um cliente usando Java Swing (desktop).

E vai bem!

É que o pessoal associa a PHP e ASP. Então fica aquela coisa, tipo “fazer em ASP ou JSP?”, sem saber de todo o resto.