JSP x Servlets

Pessoal, estou iniciando no desenvolvimento Java e aqui no forum GUJ este é o meu primeiro post. Desenvolvendo algumas aplicações para a web, tive a preocupação em preservar o processamento do servidor da minha aplicação, então me veio a pergunta: Quando desenvolvo a minha aplicação com JSP, o que tem de código java será transformado em um Servlet para poder ser executado, correto?! A dúvida é aonde esse servlet será executado, na máquina cliente ou no servidor?!

Olá nieremberg.

Seu servlet rodará do lado do servidor. Aprofundando somente um pouco mais: o interessante da plataforma Java é que, ao chegar uma nova requisição (HttpRequest) ao seu servlet, o Container cria novas threads para atender tal requisição - diferente de linguagens mais antigas como CGI, que criavam um processo para atender cada requisição.

Procure na net por ciclo de vida do servlet. Encontrará informações bastante interessantes.

Espero ter ajudado!

Até mais…

Bom também sou iniciante em desenvolvimento web, mas pelo o que já estudei e li aqui no fórum é o seguinte.

De certo posso te afirmar que servlets são executados exclusivamente no servidor, eles processam as informações e envia código HTML ou dependendo do caso algum arquivo para o cliente.

Quanto a utilização de JSP ou servlet, entendi que o correto seria criar a parte visual totalmente em JSP pois é complicado ficar colocando código HTML em um servlet e vai atrapalhar a manutenção deste código, além disso JSP é somente uma forma mais fácil de fazer um servlet pois posteriormente ele será compilado no servidor e transformado em um, caso já tenha algum implementado dê uma olhada no diretório da aplicação no servidor que vai constatar que há arquivos .jsp e .java com o mesmo nome e que no arquivo .java há vários comandos enviando o código HTML que foi gerado a partir da sua JSP, quando criar um JSP não se deve colocar código java diretamente, pois provavelmente essa página será mantida e modificada por um disigner que pode não saber nada de java, dessa forma você facilita o trabalho dele utilizando taglets e outras técnicas para produção de JSPs, por fim os servlets ficam a parte burocrática da coisa, você captura as informações necessárias com as páginas JSPs, faz o processamento em um servlet e envia o resultado para outra página JSP.

bom até agora foram essas as conclusões que eu tirei em relação a JSP e servlets, mas vou continuar acompanhando a discussão para ver quais são as opiniões dos mais experientes.

Servlets e JSP são sempre executados no servidor. O cliente apenas renderiza HTML ou executa Javascript. Você pode ainda usar alguma tecnologia RIA no cliente como Adobe Flex (RIP), Silverlight(RIP) ou JavaFX (RIP).

Vc ta perdido amigo…para tudo e vai ler um bom livro de Servlet e JSP.

Depois de ler, vc posta as duvidas aqui…