JSP x Servlets

Pessoal, estou iniciando no desenvolvimento Java e aqui no forum GUJ este é o meu primeiro post. Desenvolvendo algumas aplicações para a web, tive a preocupação em preservar o processamento do servidor da minha aplicação, então me veio a pergunta: Quando desenvolvo a minha aplicação com JSP, o que tem de código java será transformado em um Servlet para poder ser executado, correto?! A dúvida é aonde esse servlet será executado, na máquina cliente ou no servidor?!

Olá nieremberg.

Seu servlet rodará do lado do servidor. Aprofundando somente um pouco mais: o interessante da plataforma Java é que, ao chegar uma nova requisição (HttpRequest) ao seu servlet, o Container cria novas threads para atender tal requisição - diferente de linguagens mais antigas como CGI, que criavam um processo para atender cada requisição.

Procure na net por ciclo de vida do servlet. Encontrará informações bastante interessantes.

Espero ter ajudado!

Até mais…

Bom também sou iniciante em desenvolvimento web, mas pelo o que já estudei e li aqui no fórum é o seguinte.

De certo posso te afirmar que servlets são executados exclusivamente no servidor, eles processam as informações e envia código HTML ou dependendo do caso algum arquivo para o cliente.