Jsp

Olá! Estou começando a aprender jsp e não consigo entender direito qual a diferença entre scope: Session, Request e Page. O RequestDispatcher serve para redirecionar para executar em outra pagina? Pq tenho que dar um foward? :oops:

Sobre os escopos da uma lida:
http://www.guj.com.br/posts/list/65084.java#342568

Sobre o forward:
Quando vc da um forward, vc basicamente delega a requisição para outro recurso no servidor (ocorre no servidor), quem redireciona para outra pagina eh o sendredirect (ocorre no cliente).
Um uso comum de forward eh o servlet efetuar o papel do controler, setar alguns atributos no request e depois delegar a requisicao para um jsp (outro recurso) que tera acesso a esses atributos para montar a pagina (basicamente ele diz: olha acabei o que tinha que fazer, agora eh com vc (outro recurso).
Caso o servlet desse um send redirect para o jsp, isso diria ao browser: “faca uma requisicao agora para esse recurso”, isso geraria outra solicitacao e o recurso nao teria acesso a esses atributos.

Tipo, nao sei se entendeu bem, mas eu recomento vc ler head first - servlet/jsp, vc vai entender direitinho tudo.