JSTL duvida de como declarar um String

Boa Tarde a todos, estou comecando agora a usar Jstl e estou precisando de uma ajuda:

Estou fazendo um Manter Clientes, com as operacoes: Incluir, Excluir, Listar, ConsultarID, Atualizar.

Consegui fazer o listar normal, agora to querendo fazer o Atualiza so q nesse ponto vem o grande problema, eu consigo fazer td ok utilizando os scriplets.

problema: quando eu listo meus clientes retorna tudo, porem quando eu clico em listar ele nao funciona: pois sei q no meu form de listar atribui q pegue um id, porem quando eu vou na meu form para carregar os dados apartir do id nao consigo, pois uso no scriplet o request.getParameter(“id”). Apos isso faco a comparaca no IF se tem ou nao alguma coisa, p poder eu saber se tem q fazer uma Alteracao ou Insercao, mas nao consigo fazer isso no JSTL poriam me ajudar?

meu codigo:

<%
	String id = request.getParameter("id"); //---> essa parte do codigo pega o id do cliente no caso o codigo e passa para o formulario de preencher a alteracao!
	ClienteDAO clidao = null;
	Cliente cli = new Cliente();

if(id != null){// se aki for TRUE tenho q fazer a alteracao portanto tenho q pegar o id e consultar apois isso eu preencho no meu formulario com o get e set.
		clidao = new ClienteDAO();
		cli = clidao.consultar(Long.parseLong(id));

}
	if(cli == null){//se for TRUE tenho q fazer um cadastro
		cli = new cliente();
	}
%>

quero fazer esse codigo acima q esta em scriplet em JSTL, alguem pode me ajudar?

Desde ja agradeco a ajuda de todos!