JSTL é da Sun?

17 respostas
cleriston

Desculpe, parece idiota a pergunta, mas tenho essa dúvida pois jah vi JSTL na pagina do apache e na pagina da Sun

17 Respostas

Giulliano

Se não me engano é do grupo Apache

Giulliano

http://jakarta.apache.org/taglibs/index.html

Bravox

jstl é uma especificação da sun na qual o grupo apache possuem uma implementação

nbluis

No próprio link na primeira linha ta dizendo.

JSTL é da Sun.

A Apache tem uma biblioteca de taglibs úteis.

cleriston

Desculpe, talvez isso seja o básico do básico, mas qual a diferença entre Especificação X Implementação ?

LuizAvila

Desculpe, talvez isso seja o básico do básico, mas qual a diferença entre Especificação X Implementação ?

Especificação = Como deve funcionar

Implementacao = Como funciona

davidbuzatto

Especificação = Receita

A sun especifica que a receita do JSTL é:

• x faz y;
  • z faz a e;
  • l faz t;

Ai qualquer um pode pegar a receita e implementar a mesma.

Implementação = Produto da Receita (seguir a receita)

Como a implementação foi feita não importa, o importante é que ela siga a receita corretamente.

Mais um exemplo disso é o Java Server Pages… Tem a implementação padrão da Sun e o MyFaces da Apache.

Entendeu? :smiley:

Até mais!

Bravox

ou

implementação = faz funcionar

R

Java Server Faces (JSF).

[]'s

cleriston

Sobre a especificação x implementação, eu entendi.
Mas agora surgiu outra duvida com o que o davidbuzatto falou.

Eu pensei que o JSF fosse uma implementação (Produto) da especificação (Receita) MVC…

Eu achava q JSF fosse da sun (q nem o jsp)

Me desculpem se falei muita m…

davidbuzatto

Vish hehehehehehehehehe
Que RATA!

Escrevi pensando no Java Server Faces…

Acontece :smiley:

Foi mal :smiley:

davidbuzatto

O JSF tem uma especificação que é da Sun (JSR-127)

O JSF tem uma implementação da SUN e também tem uma implementação da Apache (chamada de MyFaces).

MVC é um padrão de desenvolvimento, sendo que o JSF é um dos muitos frameworks que ajudam o desenvolvimento de aplicações que usam o padrão MCV, onde:

M = Modelo -> Classes que modelam o negócio
V = Visualização -> Interface gráfica (Swing, JSPs, etc…)
C = Controle -> É a “cola” entre o modelo e a visualização. É no controle que é decidido para onde o fluxo da aplicação vai. É aqui que os frameworks MVC agem principalmente.

Até mais!

Bravox

não confunda as coisa !! vai com calma !!

MVC- Model-view-controller é um Design Pattern

JSF é uma especificação da sun para implementar esse Design Pattern cujo o grupo apache também possuem uma implemtação MyFaces

LuizAvila

davidbuzatto:

Corrigindo, e prestem muita atenção pra nao errarem:

Especificações regidas por JSRs nao sao da Sun, mas do JCP (www.jcp.org), a Sun, entre outras empresas como Red Hat, IBM, BEA, etc.. faz parte do JCP, em algumas JSRs tem funcionários da Sun que são spec Leaders.

cleriston

Mais duvidas…
JSTL e JSF vêm com o JAVA ? Ou é que nem o hibernate? tenho que baixá-las e colocar no path

davidbuzatto

LuizAvila:
davidbuzatto:

Corrigindo, e prestem muita atenção pra nao errarem:

Especificações regidas por JSRs nao sao da Sun, mas do JCP (www.jcp.org), a Sun, entre outras empresas como Red Hat, IBM, BEA, etc.. faz parte do JCP, em algumas JSRs tem funcionários da Sun que são spec Leaders.

A… entendi… Pensei que era a Sun que “mandava” no JCP.

davidbuzatto

cleriston:
Mais duvidas…
JSTL e JSF vêm com o JAVA ? Ou é que nem o hibernate? tenho que baixá-las e colocar no path

Se você não está usando uma IDE vc vai ter que baixar. Se você estiver usando o NetBeans ele já vem com as bibliotecas prontas para inserir no projeto.

Até mais!

Criado 24 de julho de 2007
Ultima resposta 25 de jul. de 2007
Respostas 17
Participantes 7