Desculpe, parece idiota a pergunta, mas tenho essa dúvida pois jah vi JSTL na pagina do apache e na pagina da Sun
JSTL é da Sun?
17 Respostas
Se não me engano é do grupo Apache
jstl é uma especificação da sun na qual o grupo apache possuem uma implementação
No próprio link na primeira linha ta dizendo.
JSTL é da Sun.
A Apache tem uma biblioteca de taglibs úteis.
Desculpe, talvez isso seja o básico do básico, mas qual a diferença entre Especificação X Implementação ?
Desculpe, talvez isso seja o básico do básico, mas qual a diferença entre Especificação X Implementação ?
Especificação = Como deve funcionar
Implementacao = Como funciona
Especificação = Receita
A sun especifica que a receita do JSTL é:
- x faz y;
- z faz a e;
- l faz t;
Ai qualquer um pode pegar a receita e implementar a mesma.
Implementação = Produto da Receita (seguir a receita)
Como a implementação foi feita não importa, o importante é que ela siga a receita corretamente.
Mais um exemplo disso é o Java Server Pages… Tem a implementação padrão da Sun e o MyFaces da Apache.
Entendeu? 
Até mais!
ou
implementação = faz funcionar
Java Server Faces (JSF).
[]'s
Sobre a especificação x implementação, eu entendi.
Mas agora surgiu outra duvida com o que o davidbuzatto falou.
Eu pensei que o JSF fosse uma implementação (Produto) da especificação (Receita) MVC…
Eu achava q JSF fosse da sun (q nem o jsp)
Me desculpem se falei muita m…
Vish hehehehehehehehehe
Que RATA!
Escrevi pensando no Java Server Faces…
Acontece 
Foi mal 
O JSF tem uma especificação que é da Sun (JSR-127)
O JSF tem uma implementação da SUN e também tem uma implementação da Apache (chamada de MyFaces).
MVC é um padrão de desenvolvimento, sendo que o JSF é um dos muitos frameworks que ajudam o desenvolvimento de aplicações que usam o padrão MCV, onde:
M = Modelo -> Classes que modelam o negócio
V = Visualização -> Interface gráfica (Swing, JSPs, etc…)
C = Controle -> É a “cola” entre o modelo e a visualização. É no controle que é decidido para onde o fluxo da aplicação vai. É aqui que os frameworks MVC agem principalmente.
Até mais!
Corrigindo, e prestem muita atenção pra nao errarem:
Especificações regidas por JSRs nao sao da Sun, mas do JCP (www.jcp.org), a Sun, entre outras empresas como Red Hat, IBM, BEA, etc.. faz parte do JCP, em algumas JSRs tem funcionários da Sun que são spec Leaders.
Mais duvidas…
JSTL e JSF vêm com o JAVA ? Ou é que nem o hibernate? tenho que baixá-las e colocar no path
Corrigindo, e prestem muita atenção pra nao errarem:
Especificações regidas por JSR
s nao sao da Sun, mas do JCP (www.jcp.org), a Sun, entre outras empresas como Red Hat, IBM, BEA, etc.. faz parte do JCP, em algumas JSRs tem funcionários da Sun que são spec Leaders.
A… entendi… Pensei que era a Sun que “mandava” no JCP.
Mais duvidas…
JSTL e JSF vêm com o JAVA ? Ou é que nem o hibernate? tenho que baixá-las e colocar no path
Se você não está usando uma IDE vc vai ter que baixar. Se você estiver usando o NetBeans ele já vem com as bibliotecas prontas para inserir no projeto.
Até mais!