jTable com MySql

9 respostas
J

Desculpa estar aqui pedindo esta ajuda mas sou iniciante em java (muito, muito, muito iniciante), já consegui criar uma aplicação com acesso ao banco MySql, gravando, excluindo e editando, mas agora tenho que criar um jFrame e ai começou o problema, ja tentei varios exemplos na net mas na consigo resolver, quero criar uma jTable em um jForm para listar a minha Tabela. Queria um exemplo bem simples, bem explicado baseado em meu BD.

Tabela do MySql: Acervo
Campos: Id (Long) e Nome (Varchar)

Meu sistema é dividido em Classe CriaConexao (BD), Acervo (Logica), AcervoDao (Classe Dao com os Metodos).

Segue abaixo o meu metodo dento da classe AcervoDao que realiza a busca e retorna o resultado em “minhaLista”.

public List<Acervo> getLista() throws SQLException {
        String sql = "select * from acervo";
        PreparedStatement stmt = this.conexao.prepareStatement(sql);
        ResultSet rs = stmt.executeQuery();

List<Acervo> minhaLista = new ArrayList<Acervo>();

while (rs.next()) {
            Acervo a1 = new Acervo();
            a1.setId(rs.getLong("Id"));
            a1.setNome(rs.getString("nome"));
            minhaLista.add(a1);
        }

rs.close();
        stmt.close();
        return minhaLista;

}

É exatamente o resultado que consta em minha lista que quero mostrar em uma jTable.

Aguardo uma resposta.

Grato

Jose Neto.

9 Respostas

ViniGodoy

Bom, você já tem o DAO;
Você já tem as classes de negócio;

Você já tem a view (que é o JTable);

Falta apenas criar uma classe intermediária, entre a view e o model, que descreva para o JTable o que precisa ser desenhada. Essa classe chama-se TableModel.
O Java fornece o DefaultTableModel. Não recomendo nem um pouco utiliza-lo. Ele vai quebrar o padrão MVC que você está montando com o devido cuidado.