JTable, como configurar para não ser editável e abrir ao duplo clique?

Pessoal, preenchi uma JTable com dados de um banco mysql.
Construi a interface gráfica toda com o NetBeans 6.0, a JTable configurada através dele consigo especificar o que quero que seja editável e o que eu não quero que seja.

O problema é que preciso que ao duplo clique sobre uma determinada linha da tabela, se abra uma nova janela com os detalhes daquela linha.

Para isso, a tabela não pode ser editável!

Por favor, gostaria que me explicassem como faço isso:
1º) Tornar uma JTable não editável
2º) Que tipo de evento configuro para abrir ao se clicar duas vezes sobre uma determinada linha? E se possível, qual evento coloco caso o usuário pressione ENTER para que o mesmo evento ocorra, abrir em uma nova janela com os detalhes da linha.

A parte de exibir os detalhes eu resolvo, preciso saber apenas como abrir essa nova janela. Obrigado.

Ah, por útlimo, antes que eu me esqueça, somente em uma coluna dessa JTable eu gostaria de que a célula tivesse o efeito de uma JComboBox. Se alguem soube com adiciono pra cada linha em uma coluna determinada um JComboBox ajudaria muito! Obrigado!

O primeiro passo é entender como o JTable funciona. O JTable é dividido na view (a classe JTable) e no modelo de dados, que informa a view o que deve ser visto. Entender como esse modelo funciona e fazer o seu próprio modelo (no lugar de usar o terrível DefaultTableModel) é o que você precisa para solucionar esse problema.

Comece lendo esses artigos:
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=332278
http://www.informit.com/articles/article.aspx?p=333472

E também veja esse exemplo:
http://www.guj.com.br/posts/list/98452.java#530523