Ele é um JPanel dentro de um JScrollPane. Cada linha deste grid é uma classe que estende um JPanel e monta os componentes da linha.
Eu tenho um problema com foco e rolagem neste caso. Qndo o foco vai pra um componente escondido, ele não aparece automaticamente, e a rolagem é muito lerda.
Eu pensei então em usar um JTable.
Vocês crêem que eu possa fazer o mesmo tipo de grid?
Sendo que algumas colunas não serão editáveis, o botão da primeira coluna deve abrir um tela pra eu selecionar o produto, que vai preencher as colunas Produto e Descrição, e deverá haver uma opção para remover linhas ou adicionar novas.
kd a tela ???!!! :shock:
Eu tenho telas que uso JTables ( qdo pode aparecer somente uma linha ) ou faço mais ou menos isso Daniel: eu fixo o numero de registros na tela ( so mostro os campos visiveis ), depois tenho uma classe para trabalhar com o que deve ser mostrado. Isso vale qdo o numero de linhas de um registro é mais que 1. Mais ou menos assim
Codigo:
Nome
Codigo
Nome
Codigo
Nome
Mas a Jtable nao eh tao complicada assim nao. Uma vez feito tudo pra ela, fica facil mexer nela.
Meu grid (JTable) tá rolando… o problema foi que não achei nada relativo a como fazer aquele botão (lado esquerdo do grid na imagem).
É o seguinte. O cara pode tanto digitar o cód. do produto direto ou então clicar em um botão que abre uma tela de pesquisa e joga o cód. selecionado para a celula.
Cara, uma época rolava por ai um link com exemplos swing, e nesses existia muita coisa legal usando JTables, talvez ele te resolvam… Infelizmente eu não tenho mais o link, mas peguei aqui no guj…
Se tu não achar, eu posso te mandar um mail com os exemplos, que na época eu peguei os mesmos no site…
Daniel, o trash de usar botão dentro da tabela é que vc tem que fazer tudo na mão…
Vc tem que criar um TableCellRenderer que pinte o botão, e um CellEditor que abra a janela. É chato, mas rola.
Tem um tutorial aqui no guj sobre renderers, não lembro se fala de editors. Além disso, tem o velho “How to Use Tables” da Sun que tem um capítulo sobre isso…
eu sei que eu já fiz isso, então vai com fé que dá!
"Vc tem que criar um TableCellRenderer que pinte o botão, e um CellEditor que abra a janela. É chato, mas rola. " --> dukejeffrie
Realmente, o que você quer fazer é possível e também não é tão dificil assim… use o que dukejeffrie falou… como ele mesmo disse é meio chato.
Mas fiz várias aplicações com tabelas semelhantes a que você quer e fica bem legal…e também não fica tão pesado…
Considerando que foi há 2 anos atrás e foi minha primeira experiência com Swing.
Eu só não tinha noção de como (se podia) fazer uma tabela que tivesse um campo com preenchimento e um botão para busca. Implementando um renderer dá certo.