JTable e layouts

Blz Pessoal?

Pessoal, estou tendo um problema , fiz uma tela de pesquisa em JFrame que usa gridlayout e borderlayout, entaum usei varios JPanels pra alinhar direitinho na Frame, só que estou tendo um problema:
A tela de pesquisa tem dois combobox que da opçao do usuário pesquisar por código ou por nome , entaum quando o combobox do codigo esta marcado eu quero q o textfield de conteudo da pesquisa fique com a formataçao de código(só receber numeros) e quando o combo do nome está marcado eu quero que o textfield fique com formataçao pra nome(só receber letras), tentei fazer de varias formas mas naum consegui fazer o textfield variar de formatacaum …

Alguém sabe se teria como?

OBS: Se naum tiver como , gostaria de saber se tem como eu usar uma frame contendo uma tabela, botoes, labels e textfields sem precisar de usar um layout(layout nulo), porque a JTable naum tem método setBounds, que eu saiba.Por favor se naum souberem responder a de cima, gostaria que me respondessem a observação(OBS), porque vai ser de msm importancia pra mim.

Obrigado,

Raphael C.

o esquema é vc definir dinamicamente a mascara para os TextFields, com a classe MaskFormatter, usando o método setValidCaracters

Ein mivrofilo, quase tudo que vc escreveu eu já estou fazendo.
Mas, sobre o que vc falou de definir dinamicamente eu não sei como se faz, poderia me dar um exemplo?