Jtable: focus em célular e JList como editor

Voltei…

Olá pessoal bom dia…vou postar duas dúvidas em tópico só:

1ª - Vcs sabem se é possível fazer com que uma célula em particular, ganhe o focu quando eu disparar uma ação qualquer(não necessariamente ação da tabela)

2ª - Imagine a situação…tenho uma tabela para exibir/Adicionar ocorrências…colunas: Aluno/data/descricao/professores…mais ou menos assim: O aluno, trocou de turma, em 27/08/04, os professores Julio/Márcio/Paulo precisam saber dessa informação…
Então eu estava imaginando na coluna de professores colocar um componente JList cujo valor é um ArrayList de Professores…que eu posso manipular…alguém já fez algo do tipo??? Se puder passar uma dica!

[]'s

[code]public void selectCell(int row, int col, boolean grabFocus){

if( grabFocus ){
        getTabela().grabFocus();
        getTabela().setEditingRow(row);
        getTabela().setEditingColumn(col);
    }
    getTabela().setColumnSelectionInterval(col, col);
    getTabela().setRowSelectionInterval(row, row);
    java.awt.Rectangle obj = getTabela().getCellRect(row, col, true);
    getTabela().scrollRectToVisible(obj);
}[/code]
  1. Voce pode sim, exatamento como vc falou: guarde no tablemodel um array, ou uma list. no cellRenderer e editor, coloque uma JList ( ou mesmo uma JCombobox ). Ai é so implementar no editor e no renderer como vc vai pegar o dado do modelo e carregar o objeto. Exemplo se fosse um textfield:

// value é o parametro Object que vem do método List lista = (List)value; JList listExibicao = new JList(lista); return listExibicao;

ou algo assim… Mas dá sim.