JTable & List

Pessoal boa tarde.

Estou me deparando com uma situação aqui a qual eu posso estar querendo reinventar a roda, por isso peço a ajuda de vocês.

Estou querendo fazer uma classe que extenda AbstractTableModel para realizar o seguinte:

Montar o TableModel para apresentar em uma JTable os dados de uma Lista de objetos. Esta tabela seria montada dinamicamente de acordo com o tipo de objeto presente na lista.

Por exemplo: Uma lista de Alunos, aonde Aluno tem 2 propriedades (Nome e Nota). Assim a tabela iria exibir 2 colunas (nome e nota) e os registros da lista.

Esta classe que estou querendo fazer iria servir para qualquer tipo de lista, ou seja seria passado como parâmetro uma lista genérica (List lista) e a classe teria que descobrir o tipo de objeto da lista e a partir daí seja através de reflection ou outra maneira a classe iria descobrir os campos (no caso nome e nota) e preencher o TableModel com estas informações juntamente com os registros presentes na lista.

Agora, talvez ja exista algo implementado para este tipo de problema.

Conto com a ajuda de vocês.

Muito obrigado,
Thiago

através do método setDefaultCellRenderer do JTable voce pode colocar um Renderer padrão para o tipo de classe que voce quer…

por exemplo, um renderer pra classe Color, todas as células que retornarem um objeto Color terão esse CellRenderer…

https://java.sun.com/j2se/1.4.2/docs/api/javax/swing/JTable.html#setDefaultRenderer(java.lang.Class,%20javax.swing.table.TableCellRenderer)