mvergani:
veio…se vc não quer ajudar, nem comenta…pra eu aprender, preciso fuçar e tentar conhecer o esquema…
belo insentivo seu hein…vc deve ser mto bom nas coisas q faz, desiste sempre na primeira.
melhor enxergar do ler certas coisas…pelo amor…
Calma cara, não falei por mal. Pensei que você tivesse algum prazo e as vezes é muito melhor negociar um requisito dificílimo como esse, do que dizer que “dá um jeito” e quebrar a cara depois.
E essa é uma das coisas que dá um trabalho realmente gigantesco. Chego a dizer que é uma das tarefas mais ingratas que se pode querer no Swing.
Mas eu não quis dizer que você é incapaz. Se soou assim, me desculpe.
Seu código mostrou que você ainda está iniciando no Swing. Não há mal nenhum em estar começando, ou em querer fazer coisas legais. Mas antes de aprender a pilotar um foguete, é bom conseguir dirigir um carro.
Mesclar células envolve mais do que simplesmente estender uns renderers e editors. É uma das tarefas mais árduas do Swing. Esses componentes estão encapsulados na área de apenas uma célula. O que você quer, envolve mexer no comportamento interno do JTable. E isso realmente não é fácil. Se você tivesse dividindo uma célula, você poderia usar um JPanel dentro da célula e dividir esse painel em dois. Teria que manipular vários eventos e fazer algumas gambis, mas funcionaria.
Agora… mesclar células é algo muitíssimo mais difícil. Você terá que mexer no núcleo da JTable, ou o resultado não ficará bom. Eu mesmo já testei diversos exemplos na internet que tentam só “contornar” o problema e absolutamente nenhum funciona direito.
Se você quiser implementar no braço, sugiro que você comece estudando a fundo (mas a fundo mesmo), o funcionamento da tabela. Primeiro, aprenda a fazer seu próprio Model. Eu mesmo já cansei de repetir isso pro pessoal é até postei exemplos de models prontos aqui no GUJ:
http://www.guj.com.br/posts/list/98452.java
http://www.guj.com.br/posts/list/57203.java
Depois, aprenda como funciona a personalização dos Renderers e Editors. Aprenda também sobre as TableColumns e ColumnModels (mesclar células irá afetar esses conceitos).
Finalmente, aprenda como fazer componentes personalizados no Swing. Para isso, vc terá que entender o funcionamento do método paintComponent e como os eventos são delegados. Aí, depois disso tudo, sente e esboce sua classe de JTable que pode mesclar células.