Jtds

Olá galera, bem pra começar queria agradeçar a todos vcs do guj por tarem me ajudando nesse início de desenvolvimento…mas agora eu queria a ajuda de vcs de novo!Bom eu tenho uma conexão com o sql server através do jdbc com driver jtds…eu já peguei o arquivo .jar e copiei para dentro do jsdk…mas continua dando o seguinte erro:
java.sql.SQLException: No suitable driver

Agradeço a todos vcs desde já!

O problema é que ele nao está achando o driver mesmo!!!
Veja se ele está do classpath ou no projeto de sua IDE :wink:

Mas como eu vejo isso?Onde fica?

Nunca utilizei SQLServer, mas vamos la…

Primeiro veja qual a classe q ele está chiando ( no stacktrace ele mostra ).

Depois, verifique c dentro do seu jar existe esta classe:

jar -tf seujar.jar

Caso exista, vc ta colocando o danado no lugar errado. Caso negativo, vc deve baixar o driver correto :wink:

Mas como eu vejo isso???Desculpe a minha ignorância mas eu não entendi…ele deu essas duas msgs de erro:

Driver JDBC não encontrado!java.lang.ClassNotFoundException: net.sourceforge.jtds.jdbc.Driver

Erro ao conectar ao banco de dados!!java.sql.SQLException: No suitable driver

Onde eu coloco o arquivo jtds.jar???

Vc esta usando IDE?
Qual?

Se for aplicação web e estiver usando TomCat, tenta jogar os JARs dentro de
Tomcatserverlib

OPs…
Tomcat5/server/lib

Opa amigo…agora eu consegui, é pq eu tinha que ter colocado os arquivos .jar do jtds dentro do lib da minha aplicação.Valeu e aproveitando o tópico, será que vc sabe qual é esse erro?

Erro ao conectar ao banco de dados!!java.sql.SQLException: Connection refused: connect

eu não entendi pq tava funcionando normalmente e de uma hora pra outra começa a dar esse erro, daí se eu reinicio a máquina, ou espero um tempo ele volta a funcionar!
Abs

Putz… tem algo errado ai, ele nao pode fazer isso!!!
verifique se vc nao está fazendo nada de errado, ou se existe timeout :wink:

e o que é timeout?

Da start no sql server :wink:

[quote=“andre_a_s”]Putz… tem algo errado ai, ele nao pode fazer isso!!!
verifique se vc nao está fazendo nada de errado, ou se existe timeout ;)[/quote]

Onde eu verifico esse timeout?