ola, gostaria de saber c existe um modo de pegar um texto em um JtextField(ou qlqr outro), e passar para um arquivo d texto txt, doc com uma fonte diferente da normal… exemplo Arial Black tamanho 15.(outra cor tbm)
n qero o codigo somente uma ideia d como fazer… algem sabe? c ja existe um topico parecido(eu n axei, mas deve t) por favor me repasse o link
vlw pessoal ^^
JtextField para txt com fonte diferente
6 Respostas
Um arquivo txt puro não tem informação de formatação. Você teria que trabalhar com algum padrão como rtf ou docx.
Se você puder fazer isso, basta seguir a especificação: http://www.biblioscape.com/rtf15_spec.htm
No caso do RTF, seu txt arquivo em Arial Black, 14 pt, ficaria assim:
{\rtf1\ansi\ansicpg1252\deff0\deflang1046{\fonttbl{\f0\fswiss\fprq2\fcharset0 Arial Black;}{\f1\fswiss\fcharset0 Arial;}}\viewkind4\uc1\pard\f0\fs28 Isso 'e9 um texto\f1\fs20\par}
lol :shock:
eu imaginava q fosse algo desse tipo, o problema eh que {\rtf1\ansi\ansicpg1252\deff0\deflang1046{\fonttbl{\f0\fswiss\fprq2\fcharset0 Arial Black;} eh mto dificil pra lembra d cabeca… mas brigadao tche
Ué, para isso existe a especificação. Outra alternativa seria usar um padrão como HTML, que também é suportado pelo JTextPane.
em um exemplo + pratico…
pegando um texto d um jtextfiel e usando um RandomAcessFile para escrever em um arquivo rtf
faria algo como…
writebytes ({\rtf1\ansi\ansicpg1252\deff0\deflang1046{\fonttbl{\f0\fswiss\fprq2\fcharset0 Arial Black;}{\f1\fswiss\fcharset0 Arial;}}\viewkind4\uc1\pard\f0\fs28 TEXTO EM ARIAL BLACK DO JTextField \f1\fs20\par}
TA CERTO ???
como ficaria com esse padrao html??
vlw pela ajuda
Em html vc faria:
PrintWrinter pw = new PrintWriter(new FileWriter("C:/teste.html"));
pw.println("<html>");
pw.println("<head></head>");
pw.println("<body>");
pw.println("<font face = \"Arial bold\" size=\"14pt\">Seu texto aqui</font>");
pw.println("</body>");
pw.println("</html>");
pw.flush();
pw.close();
Claro que o ideal seria usar estilos no lugar da tag font…