Gostaria de saber se é possível criar uma classe e nela criarmos modelos de objetos (um JTextField por exemplo) para que possamos utilizar esses modelos no sistema.
Neste caso eu quero diminuir código, ou seja, formatar um tipo de objeto e usar aquele modelo no resto do sistema (herdando desta classe).
O meu problema não é a herança, mas sim como utilizar objetos já projetados da forma que eu quero sem perder tempo formatando cada objeto novo que instancio no projeto.
Gostaria de uma “Luz”, pois sei que é possível. Apenas estou desorientado.
Use herança mesmo. No caso do NetBeans é possível até pegar essas classes herdadas e pô-las na “palette” para podermos usar as classes no editor visual. É importante que a classe tenha um construtor público sem parâmetros.
Um exemplo de um JTextField que usei em um projeto:
Mas se eu estiver no NetBeans e fizer uma classe dessas com todos os modelos de componentes, como faço para posicioná-lo graficamente num Frame assim como faço com qualquer outro componente comum que eu adicionasse?
Existe uma maneira de colocar um TxtField, por exemplo, no Frame (visualmente) e fazer com que ele assuma um modelo criado existente em outra classe.
Esta é a minha dificuldade para ficar com o NetBeans. Estou batendo na tecla da produtividade, que é fundamental em Java.