JTextField urgente

6 respostas
K

Ola galera, td blz?

Tenho um JDialog, com varios campos Text, gostaria de funcao de por ex ao clicar em gravar esta funcao verificaria todos os meus campos textField, e aqueles campos que no banco de dados sao obrigatorios ex “codigo cliente”, se o usuario não preenchece o TextField ele retornaria uma mensagem com o nome do text que ficou em branco, para o usuario preenchela.

me mandem um ex por favor urgente

Obrigada

6 Respostas

brlima

Sugestão: ou vc vai campo a campo e testa a condição ( se está preenchido e é requerido pelo banco ) ou cria uma colection, insere teus textfields que vai consistir lá, e lança pra algum método consistir isso pra vc.

K

Uma sugestão é fazer algo assim na sua classe de validação:

Digamos que eu tenha um campo JtextField com o nome de jtfNome, para validar geralmente eu faço assim:

/* Se o texto do jtfNome for uma String vazia ( A função trim() tira os 
espaços em branco) */
if ( jtfNome.getText().trim().equals("") ) { 

//Avise do erro
	JOptionPane.showMessageDialog(null, "Erro", "Campo Obrigatório: Nome", JOptionPane.ERROR_MESSAGE); 
	//Devolva o foco para o campo jtfNome
	jtfNome.grabFocus();

}

Bem, não rodei esse código, fiz de cabeça, mas a idéia é mais ou menos essa, bem é uma sugestão.

K

Opa… agora que vi a sugestão do Bruno, a primeira sugestão dele é mais ou menos a idéia que passei lá em cima.

K

hummm..
é mais ou menos assim que eu queria...[code]
protected void gravarNulos(JTextField codCliente, JTextField codCidade, JTextField codBanco) {
Field fields[] = this.getClass().getDeclaredFields();

for(int i=0; i Object obj = null;
try {
fields[i].setAccessible(true);
obj = fields[i].get(this);
} catch(IllegalAccessException iae) {
iae.printStackTrace();
}
if(obj instanceof JTextField) {
JTextField jTextField = (JTextField) obj;
if ( jTextField.getText().equals("")) {
JOptionPane.showMessageDialog(null,"Preencha os campos"+ codigo ,"Omissão de Dados",JOptionPane.ERROR_MESSAGE);
}
}
}
}

tenho este metodo que me retorna todos os text "vazios" eu queria que ele apenas me
retornasem " somente campos chaves que estivessem vazios" e apresentase para o usuario a mensagem com o nome deste campo......

preciso da ajuda de vcs...

Rodrigo_Manhaes

Você teria que criar algum tipo de registro para comunicar à janela quais são os campos a ser validados.

Aqui fazemos isso com algo do tipo:

addValidation("sigla", Validation.required("sigla", "Sigla")); onde sigla é o nome do componente a ser validado. O primeiro parâmetro do método required poderia ser suprimido, mas isso é um refactoring futuro. O parâmetro “Sigla” se refere à montagem de uma mensagem a ser exibida ao usuário em caso de quebra da validação.

K

hummmm naum entendi, eu apenas quero uma função que me retorne os jTextFiled do form, apenas aqueles que eu escolher e apresente uma msn com o nome dele se ele estiver vazio…

Criado 23 de maio de 2006
Ultima resposta 26 de mai. de 2006
Respostas 6
Participantes 4