Galera, pesquisei no forum e não encontrei nada que me ajudasse referente a esse problema.
É o seguinte, tenho um tela principal (JFrame + DesktopPane + menuBar + JToolBar), nessa tela adicionei o componente JToolBar e dentro do JToolBar adicionei os JButton, na resolução do meu micro 1024 x 768, o componente aparece perfeito, entretanto, quando rodo o sistema em outro micro/monitor o componente não acompanha o tamanho da tela (Resolução) ficando menor.
Preciso que o componente dimencione automaticamente independente da resolução usada.
Tentei ilustrar o problema na figura abaixo, caso alguém tenha passado por isso e puder compartilhar a solução para o problema…desde já eu agradeço.

jToolBar x Resolução da Tela
6 Respostas
Por acaso você está usando setLayout(null)?
Pode colocar o código onde vc adiciona sua toolbar no seu form?
Coloca ae o código fonte da sua classe para que possamos te ajudar
ViniGodoy e thiagow1 , obrigado por responder!
Então, não tenho muita experiencia com a linguagem, desenvolvo a parte grafica com Netbeans, segue abaixo as linhas que define o jToolBar:
jToolBarMain.setFloatable(false);
jToolBarMain.setRollover(true);
jToolBarMain.setBounds(0, 0, 1030, 60);
desktopPaneTelaMain.add(jToolBarMain, javax.swing.JLayeredPane.DEFAULT_LAYER);
Agradeço!
Bom, o problema está em não entender o que faz. Você precisa estudar sobre os layout managers do Swing e parar de usar o setBounds. Com esse comando, você especifica um tamanho fixo para os componentes. Fácil à princípio, mas um inferno quando você decide que suas janelas devem mudar de tamanho.
Procure sobre BorderLayout, FlowLayout, GridBagLayout. Ou use o MigLayout.
Ou, informe-se melhor como o Matisse (editor do netbeans) funciona.
ViniGodoy, mais uma vez obrigado pela atenção!
Acho que não me expressei direito na última mensagem, conhecimento sobre os gerenciadores de layout “eu tenho”, optei por usar o netbeans, devido a praticidade e curto prazo para entrega do sistema.
A falta de experiência está justamente em não ter vivenciado algumas situações em etapas de desenvolvimento, como esta por exemplo.
Mesmo assim continuarei pesquisando, vou substituir o setBounds, depois posto o resultado.
Abç
Oi,
Não estou falando para você fazer coisas “no braço”. Mas você deve entender exatamente que gerenciadores o netbeans está usando, ou como o gerenciador padrão dele funciona. Basicamente, você só precisa ancorar a toolbar nas laterais do seu componente.