Pessoal, estava procurando uma ferramenta para modelagem de dados entidade-relacional e vi muitos tópicos falando sobre o Jude, quando fui ao site do Jude vi que agora se trata de Astah. Agora não podemos mais usar o Jude, temos que baixar o Astah? Ele tem as mesmas funcionalidades? Valeu gente.
Sim, mudou o nome.
Não foi agora não. Ele mudou de nome em setembro de 2009.
E é a mesma ferramenta, mas eu prefiro o Star UML.
Todas as funcionalidades continuam perfeitamente a unica coisa que mudou foi o nome.
Tambem lhe indico o “Enterprise Architect” uma das melhores se nao a melhor ferramenta de modelagem. Porem e paga.
Astah é uma forma esquisita de escrever a palavra japonesa “ashita” ( 明日 ), que quer dizer “amanhã”.
Valeu gente. Vou testar o Star UML. Me diz uma coisa ViniGodoy, o StarUml auxilia na modelagem de dados ER? Tipo, ao invés de eu ir desenhar num caderno todo o banco com tabelas, PK, FK … Faço nele tranquilo?
Pode-se usar o JUDE sim, mas tenque encontrar, o Astah tem sim as mesmas funcionalidades, na verdade está primeira versão do Astah e quase igual a última do JUDE, a única diferença notável e que eles colocam uma propaganda enorme no seu diagrama, o que chateia muito, eu ainda uso o JUDE, não gostei muito do Astah.
Eu uso Astah aqui, na última versão eles removeram a marca d’água do diagrama, pode fazer quantos quiser que não têm problema.
[]s
Ninguém quer botar o link do Jude aqui não? :DD
Interessante, não sabia disso.
Eu falava “astá” de “Hasta la vista, baby” por que não gostava muito da ferramenta
E aí . . . Moçada, Blz ???
O ViniGodoy, vc sabe se o StarUML fornece ferramentas para a elaboração de MindMaps ???
Estou buscando alguma ferramenta que me dê suporte para criação de mapas…
Sei que o astah* me fornece esses recursos, mas só nas versões R$ . . .
Ai não da pra mim… Pelo menos por enquanto . . . rsrs
Flws…
Pessoal, estou tentando modelar um banco de dados entidade relacional pelo jude, mas só encontro para criar um diagrama de classes. Como estou meio cru não sei a diferença entre diagrama de classes e diagrama de entidades. As classes referidas são as mesmas que criamos em JAVA? No diagrama de classes estamos só “desenhando” todo o nosso código? Criando as classes, descrevendo relações entre as classes(herança … ) ?
Para o objetivo que quero, que é modelar BANCO DE DADOS RELACIONAIS seria mais conviniente usar outra ferramenta? Tal como o powerdesigner?
VLW gente.
[quote=Miltex]O ViniGodoy, vc sabe se o StarUML fornece ferramentas para a elaboração de MindMaps ???
Estou buscando alguma ferramenta que me dê suporte para criação de mapas…[/quote]
Que eu saiba o StarUML é restrito a UML.
pakuista, se vc está apenas precisando do MER (Modelo Entidade Relacionamento),
para ter uma idéia conceitual do problema, qualquer ferramenta desenho te atende tipo o DIA,
mas se vc busca algo mais detalhado vc deve buscar alguma ferramenta já com orientação ao SGBD que vc vai utilizar.
Tipo:
Para MySQL - > MySQL Workbench
Flws…
Pois é, futuramente eu vou participar de um projeto de iniciação científica e eu vou ter que modelar todo o banco. Lógico que a modelagem vai depender do projeto neh. O ultimo projeto que teve foi para monitorar a vazão e temperatura de uma hidroelétrica, tinha vários sensores dentro da água e o analista tinha que receber esses dados e tratar para armazenar no banco. No meu caso eu também etou estudando para fazer a lógica além da conexão com o banco. Você acha que preciso de qual?
Velho, o MER ajudará você no que diz respeito a modelagem conceitual.
Auxiliará vc a entender bem todo o problema a ser modelado.
Como vc vai trabalhar com sinais, de transdutores e tals…
Acho que a tecnologia que vc vai utilizar não será um banco de dados relacional, pois vc trabalhará com dados Real Time.
Você devia começar com o MER, para entender bem todo o contexto do problema.
Depois pesquise sobre BDs de Tempo Real, ou ferramentas especificas para Instrumentação como:
LabWindows
http://www.ni.com/lwcvi/
LabView
http://www.ni.com/labview/
Espero que tenha ajudado !!!
Flws…