JVM demora uns 10 minutos para iniciar

7 respostas
G

Oi,

Estou com um problema numa aplicação web, e gostaria de saber se alguém já vivenciou algo assim.

A aplicação funciona bem em vários servidores diferentes, inclusive nos que começaram a dar pau (tenho três servidores nesse cliente, sendo que dois começaram a dar xabú e o outro ainda está ok…).

O problema: ao iniciar a aplicação, parece que em algum passo inicial trava por uns 10 minutos para subir. O passo é tão inicial que apenas um mensagem de log é gerada, indicando que a JVM está sendo carregada (e é uma aplicação que gera bastante log…). Como eu disse, estava funcionando semana passada, e hoje não está mais.

Sei que não é a JVM, pois troquei uma 1.6 por uma 1.5 e deu o mesmo problema. E rodei um programinha simples com a JVM 1.6 e aparentemente rodou normal…

Mas o problema se manifesta em algumas aplicações específicas, subindo um Tomcat 5.5.17.

Sei que dei poucas informações, mas se alguém já teve problema similar recentemente, qualquer opinião ajuda!

update 1: Faltou dizer que estou rodando num Windows Server 2003 R2, SP2, 63 bits, com um monte de memória disponível (entre 40 e 60 GB de RAM, dependendo da máquina).

Obrigado.

7 Respostas

E

O seu antivirus deve estar encrencando com o Java. Você está usando Windows, portanto deve estar usando um antivírus ou então o Scua.
Por exemplo, o McAfee é notório por insistir em escanear todos os arquivos .jar acessados por sua aplicação, descompactando-os e inspecionando cada .class, um por um.
Se puder (é claro, isso normalmente é uma diretriz corporativa, então pode ser muito difícil de mudar) troque a marca do antivírus, já que não é aconselhável rodar um servidor em uma máquina Windows sem pôr um monte de recursos de proteção como antivírus.

G

Oi,

O anti-vírus utilizado é um tal de Asset Insight (pelo menos é o processo que está consumindo uns 6% de CPU durante o startup). Vou verificar com a empresa se ocorreu alguma mudança na política de anti-vírus.

Obrigado!

entanglement:
O seu antivirus deve estar encrencando com o Java. Você está usando Windows, portanto deve estar usando um antivírus ou então o Scua.
Por exemplo, o McAfee é notório por insistir em escanear todos os arquivos .jar acessados por sua aplicação, descompactando-os e inspecionando cada .class, um por um.
Se puder (é claro, isso normalmente é uma diretriz corporativa, então pode ser muito difícil de mudar) troque a marca do antivírus, já que não é aconselhável rodar um servidor em uma máquina Windows sem pôr um monte de recursos de proteção como antivírus.

E

Asset Insight não é exatamente um antivírus, mas uma coisa mais esquisita - ele fica inspecionando os softwares que estão rodando mas máquinas. Sinistro

O site que fornece esse produto é bem elucidativo - http://www.tangram.com/

Ele só mostra um “cartão de visitas”, e nada mais.

G

Pois é, não achei nada sobre esse Insight…

Hoje é feriado la no cliente, então só amanhã vou conseguir um contato com a infra. Até lá vou tentar fazer uns testes, reduzindo o número de libs na carga para ver se varia o tempo de carga da JVM (mesmo que o resultado seja um erro no fim).

Flws!

E

Imagino que o Asset Insight tenha inspecionado sua aplicação, e então esteja com problemas para contactar o servidor do Asset Insight que está monitorando as máquinas, talvez por algum problema de firewall. Então ele deve ficar 10 minutos tentando até desistir. Será que não?

G

Acho que é o anti vírus mesmo. Tem um Trend Micro Office Scan rodando lá também, e consegui achar um painel para monitorar o que ele está lendo, e fiquei vendo ele ler as libs… em dois minutos ele demorou para ir do ‘a’ até o ‘c’…

Além disso fiz o teste que tinha dito: criei um diretório só com duas libs essenciais para subir a aplicação (e depois dar classnotfound…). Rodu rapidinho (até o erro). Adicionei mais uma lib, e foi mais um passo para frente. Depois joguei um caminhão de libs fora do caminho crítico da aplicação. O tempo para dar o erro aumentou para quase dois minutos! E deu o mesmo erro.

Bem, agora é falar com o pessoal da Ti para descobrir se é o anti vírus mesmo ou alguma outra coisa que está causando isso.

Obrigado pela ajuda!!

E

Você pode pedir para o pessoal para poder configurar o Trend Micro (que não é tão ruim assim, comparado com o McAfee ) para que não fique inspecionando o diretório da sua aplicação. Isso é possível.

Criado 8 de dezembro de 2010
Ultima resposta 8 de dez. de 2010
Respostas 7
Participantes 2