Vc verificou a plataforma alvo que vc gerou o programa?
Nas opções de compilação do eclipse ou o teu gerador de jar, vc deve configurar a versão da vm alvo. No javac tem os parâmetros source=1.x e target=1.x. Mas no seu caso pode ser uma forma diferente de gerar o jar, sei lá.
Acho que vc tem que arrumar o jar e não instalar vm nova!
Infelizmente não deu, na verdade o primeiro erro que ocorre durante a execução do .jar no java é de incompatibilidade de versão, que culmina no erro descrito acima .
Eu acho que estou usando alguma coisa que não existia na versão anterior da JVM.
Como estou gerando o .jar através do NetBeans, dentro da aba projetos na propriedade do projeto na categoria source o source level indica a compatibilidade entre as versões da JVM. Se lá estiver indicado o mesmo level da JVM que está usando a coisa não funciona . Por exemplo lá eu tenho na combo a escolher : 1.2, 1.3, 1.4 e 1.5 . Quando o source level marcava 1.5 , o.jar não funcionava. Quando mudei para compatibilizar com 1.4. O .jar funcionou.
Acho que isso tudo acontece porque estou usando alguns packages da versão 1.4 (AWT) apesar da plataforma ser 1.5. Foi o que eu entendi quando busquei o help do NetBeans.