JVMs no Windows 98

Pessoal, estou com um problema meio urgente, se alguem puder ajudar.

Tem um computador com o Win 98 e o Oracle instalados.

O Oracle usa uma JVM propria, q esta setada no path.

Instalei o jsdk 1.5 em outro lugar e referenciei no path ( pelo autoexec.bat) no final, ou seja, a JVM do Oracle faz referencia primeiro.

Mas quando vou chamar um jar (java -jar meujar.jar) esta dando erro pq a JVM q e chamada e a do Oracle.

O estranho e q no raiz (c:), qdo passo um java -version, e retornada a versao jvm do oracle, mas no c:\windows, retorna a versao 1.5 q eu instalei.

tambem configurei o JAVA_HOME para a versao 1.5.

como fazer pra ser chamada a versao 1.5 sem comprometer a JVM do Oracle ??

Normalmente quando tenho de chamar um programa Java não confio no PATH, muito menos no CLASSPATH.
Sempre - sempre sempre - escrevo uma batch que seta o JAVA_HOME, limpa o CLASSPATH, e chama a versão correta do JAVA que eu quero chamar.
Não deixo “chance pro azar”.

na verdade o JAVA_HOME , ele serve para facilitar a construção do PATH do sistema, porém não se recomenda usar mais de uma JSDK ou JRE em sua maquina.

Experimente utilizar a aplicação para que não ocorra incompatibilidade, de preferência opte pela atual

Até.

Valeu pelas respostas,

Ainda nao resolvi completamente o problema, mas consegui rodar meu jar chamado o java 1.5 pelo caminho completo ( c:\arquivos de programas\java\jsdk<versio>\bin\java -jar meujar.jar ).

O problema é que uma outra aplicação (não java) chama esse meujar.jar, e não queria deixar fixo o caminho para a chamada do java, ja que novas versoes poderiam ser instaladas.

O que poderia fazer seria eliminar a referencia da jvm do oracle do PATH e deixar somente o jdk_1.5. Mas ai vai minha pergunta: Sera que o oracle (que usa uma versao do java mais antiga -acho que 1.1.4, pois estou em casa agora -) teria problema em usar o java 1.5 ? Alguem ja passou por isso ?

[quote=zap]Valeu pelas respostas,

Ainda nao resolvi completamente o problema, mas consegui rodar meu jar chamado o java 1.5 pelo caminho completo ( c:\arquivos de programas\java\jsdk\bin\java -jar meujar.jar ).

O problema é que uma outra aplicação (não java) chama esse meujar.jar, e não queria deixar fixo o caminho para a chamada do java, ja que novas versoes poderiam ser instaladas.

O que poderia fazer seria eliminar a referencia da jvm do oracle do PATH e deixar somente o jdk_1.5. Mas ai vai minha pergunta: Sera que o oracle (que usa uma versao do java mais antiga -acho que 1.1.4, pois estou em casa agora -) teria problema em usar o java 1.5 ? Alguem ja passou por isso ?[/quote]

Sim. a eliminação seria um processo de “desinstalar” a jvm.

Acho que a mudança do 1.4 para 1.5 é radical. mas algumas coisa que existia no 1.4 deixaram de existir no 1.5, pode dar muito confiltos.

Ainda sobre o path.

Removi do path a referencia para o java 1.5 e deixei somente a referencia do jdk da Oracle, porem o jdk 1.5 continua instalado.

Apessar disso, quando executo java -version e exibido a jvm versao 1.5 ??
O que isso significa ?? Ja que foi tirada a referencia no path ??
Relembrando, o ambiente e Windows 98.

[quote=zap]Ainda sobre o path.

Removi do path a referencia para o java 1.5 e deixei somente a referencia do jdk da Oracle, porem o jdk 1.5 continua instalado.

Apessar disso, quando executo java -version e exibido a jvm versao 1.5 ??
O que isso significa ?? Ja que foi tirada a referencia no path ??
Relembrando, o ambiente e Windows 98.[/quote]

você recolocou a VARIAVEL PATH com seu novo valor? (sem o PATH do JVM 1.5)

não queira executar o java dentro do direitório da jvm 1.5 ele vai chamar o mesmo

Sim, exatamente. Tirei do PATH a referencia para a JVM 1.5, deixei so a JVM 1.1.8.16 (do Oracle).
Nao estou executando o java a partir do diretorio de onde esta instalada a JVM 1.5
Tambem reiniciei a maquina apos alterar o PATH.

Ou seja, fiz tudo “como manda o regulamento”. Ainda assim, de alguma maneira misteriosa, o Java 1.5 esta sendo reconhecido como a JVM do sistema.

[quote=zap][quote=farribeiro]
você recolocou a VARIAVEL PATH com seu novo valor? (sem o PATH do JVM 1.5)

não queira executar o java dentro do direitório da jvm 1.5 ele vai chamar o mesmo
[/quote]

Sim, exatamente. Tirei do PATH a referencia para a JVM 1.5, deixei so a JVM 1.1.8.16 (do Oracle).
Nao estou executando o java a partir do diretorio de onde esta instalada a JVM 1.5
Tambem reiniciei a maquina apos alterar o PATH.

Ou seja, fiz tudo “como manda o regulamento”. Ainda assim, de alguma maneira misteriosa, o Java 1.5 esta sendo reconhecido como a JVM do sistema.[/quote]

:!: Coloque aqui para o povo analisar seu autoexec.bat

Olá Fábio,

Um colega de outro Fórum conseguiu me dar “a luz” para esse problema.

Ao instalar o JDK, pelo menos usando o Instalador, é criada uma cópia dos arquivos java.exe e javaw.exe no diretorio do Windows ( \Windows, no win98 e \Windows\system32, no winXP ).

E justamente esses dois diretórios (\Windows e \Windows\system32) são referenciados por default na variável PATH. Conclusão: mesmo removendo do PATH a referencia para o jdk, o mesmo ainda era encontrado, ou melhor, a cópia era encontrada.

Pior q já tinha lido sobre isso em algum lugar e não lembrava :frowning:

Estava procurando para ver se encontrava a explicação do porquê se criar uma cópia do java.exe no diretório do Windows, para então responder nesse tópico, mas ainda não achei. Porém creio q tenha a ver com a execução de Applets.

obrigado pela atenção.