Karamba to perdido

o que o Velocit faz? e o Struts? e o WebWork?
são ferramentas para trabalhar apenas com web?
ou eu poderia fazer um programa Cliente-servidor com eles?
qual camada da MVC que eu utilizaria eles? todas?

tenta dar uma olhada no site de cada um deles, e posta as duvidas aqui :slight_smile:

tb blz só q me responda pelo menos se eles podem serem usados para programar Cliente - Servidor? é q eu não to com muito tempo pra estudar (eu trabalho num setor q não tem nada haver com informática…)

Velocity eh soh view. Os outros 2 podem fazer um pouco mais.

Btw, se voce nao tem tempo pra estudar, vai ter tempo pra fazer o sistema direito? :wink:

Rafael

Olá

Os aplicativos do tipo Cliente/Servidor muito em voga na última década do milênio passado só existem em antigos sistemas legados. Hoje qualquer sisteminha de gestão de pastelaria deve ser feito com várias camadas com cliente o mais leve possível e acesso via http/https de qualquer parte do mundo. Aqui neste fórum existem muitos profissionais que podem desenvolver aplicações adequadas aos dias de hoje com grande chance de sobrevivência por mais uns cinco ou seis anos.

As tecnologias citadas não servem para fazer o cliente servidor clássico com cliente gordo misturando camada de apresentação com acesso ao banco de dados, com aquele tremendo tráfego de rede, monte de licenças da banco de dados, dificuldade total de instalar e lançar novas versões, etc.

Estas tecnologias servem para MVC e todo o linguajar deste início de milênio.

[]s
Luca

[quote]Rafael Steil tc:
Btw, se voce nao tem tempo pra estudar, vai ter tempo pra fazer o sistema direito?[/quote]
bom eu vou mudar de setor pra informática…
:wink:

o problema é que o pessoal lá estão me passando um sistema (metade ja ta Digivolvido :smiley: em Delphi :? ) de contabilidade ai fazer um sistema de contabilidade ai num sei é melhor fazer ele utilizando a web porque o kara teria q imprimir relatórios num padrao (ele quer que seja em A4 que tenha timbre e outras paradinhas cheias de frufrus)… mas acho q vcs tem razão tentar convence-los a o fazer em web…

qual framework vcs me aconcelhariam a utilizar? (eu gostaria que fosse para desenvolvimento mais rápido de sistema) se puderem me ajudar eu agradeço desde já… :smiley:

devo estar ficando chato :slight_smile:
mas o Spring facilita muito o desenvolvimento, e não só na camada WEB, os DAOs, os objetos de negocio, até a geração de relatorios (a parte WEB dele tem suporte nativo para geração de PDF e Excel :slight_smile:

dentre diversas outras vantagens :slight_smile:
http://www.springframework.org

kra vc n conhece um lugar q eu possa achar um tutorial (de preferencia em portuga) sobre o spring nao?
ou qq outra referencia. pq se ele gera pdf e Excel acho q seria perfeito para algumas aplicacoes q eu pretendia fazer…
(pergunta: vamos supor, o kara entrou com os dados dele e um texto, eu poderia fazer com q os dados dele fossem salvos em pdf no servidor e fazer com q mostrasse o pdf gerado para ele?)
com o com o spring eh muito dificil fazer isso?
:slight_smile: desde ja agradeco a paciencia… valeu…

tem a documentação dele em ingles
e vou fazer um tutorial para o JustJava, ta quase pronto :slight_smile:
vai no evento se puder, vai ser show de bola :slight_smile:

karamba… eu ate baixei o tutorial dele em ingles… so q eu teria q tomar vergonha na kara e aprender ingles primeiro pra ler a apostila (meu ingles n eh la muito bao nao hehehe, isso eh uma porcaria dificulta meu aprendizado pacas)… bom acho q n vai dar pra mim ir ao JustJava nao mas depois c vc quiser disponibilizar sua apostila :roll: …
mas e ai vc sabe c da pra fazer aquilo :arrow:

[quote](pergunta: vamos supor, o kara entrou com os dados dele e um texto, eu poderia fazer com q os dados dele fossem salvos em pdf no servidor e fazer com q mostrasse o pdf gerado para ele?)
[/quote] com o Spring?
se tiver jeito vou dar um jeito de aprender eh ele mesmo… :smiley: Valeu…

:mrgreen:

Imagina 8)

To quase indo só pra ver essa danada (palestra) :smiley:

[quote=“smota”]

To quase indo só pra ver essa danada (palestra) :D[/quote]

Eu já viii, nanana

E aconselho ir, ainda mais agora que o cara ali ta se prepando de mala e cuia pra i :smiley:

valeu diego :slight_smile:
mas a palestra vai ser um pouco diferente,
a do FISL foi uma apresentação do framework

a do JustJava, vai ser mais focada na parte WEB,
e como consegui aprovar como tutorial, vai ter o “desenvolvimento” de uma aplicaçãozinha na hora
mostrando como expor alguns beans como WS, Esian e Burlap
mostrando como chamar beans expostos desta maneira,
e como acessar EJBs de dentro da aplicação WEB, sem nem sabeo o que é InitialContext :slight_smile:

vai estar bem legal, vamos ver se me aguentam falando uma hora e 50 minutos :slight_smile:

Olá

Agora sabendo de mais detalhes é que não perco este tutorial de jeito algum. Pena é o horário, bem na hora em que costumo dar minha corridinha.

[]s
Luca

[quote=“urubatan”]valeu diego :slight_smile:
mas a palestra vai ser um pouco diferente,
a do FISL foi uma apresentação do framework

a do JustJava, vai ser mais focada na parte WEB,
e como consegui aprovar como tutorial, vai ter o “desenvolvimento” de uma aplicaçãozinha na hora
mostrando como expor alguns beans como WS, Esian e Burlap
mostrando como chamar beans expostos desta maneira,
e como acessar EJBs de dentro da aplicação WEB, sem nem sabeo o que é InitialContext :slight_smile:

vai estar bem legal, vamos ver se me aguentam falando uma hora e 50 minutos :-)[/quote]

Quando e que horas?

a grade ta errada ainda,
por enquanto pela grade a minha palestra dura 1h e vai ser dia 23 as 18h
mas me confirmaram ontem por e-mail que vou ter 1:50h para fazer o tutorial :slight_smile:

<editado em 14/07 as 12:12>
yes!!! mudaram a palestra para o dia 23 as 15:00, e no Auditorio principal :slight_smile:
</editado em 14/07 as 12:12>

[quote=“urubatan”]a grade ta errada ainda,
por enquanto pela grade a minha palestra dura 1h e vai ser dia 23 as 18h
mas me confirmaram ontem por e-mail que vou ter 1:50h para fazer o tutorial :slight_smile:

<editado em 14/07 as 12:12>
yes!!! mudaram a palestra para o dia 23 as 15:00, e no Auditorio principal :slight_smile:
</editado em 14/07 as 12:12>[/quote]
To ansioso pra ver tb…
Inté lá!

os caras sumiram com minha palestra! :cry: