Karfile.com - PHP, Python, Ruby? Não, fizemos em Java mesmo :)

Pessoal,

Seguindo algumas abordagens do http://gettingreal.37signals.com/ optamos por escrever nosso produto em java mesmo. Até o momento tem nos atendido muito bem, pois desde o início estivemos focados no serviço proposto e não na tecnologia em si. Tecnologia é o meio.

Sobre o Karfile para quem tiver interesse:

[i]Sabe aquela história de mecânico de confiança? Colocamos ela na Web!
Saber a procedência do veículo, em qual mecânica ir, o custo real de manutenção, consultar os proprietários, conferir valores de peças em orçamento, mais do que simples classificados…e mais.

O Karfile é uma rede focada no mercado de veículos que fornece valor aos seus usuários por meio da qualificação, recomendação, interação e capital social de empresas, produtos e serviços. A rede surgiu para superar os desafios do mercado de automóveis, como: insegurança das pessoas em negociar com desconhecidos, inúmeros clubes com informações descentralizadas e incapacidade das pessoas mostrarem o diferencial dos seus veículos ao anunciá-los nas mídias tradicionais

Minha página
http://www.karfile.com/pages/public/carprofile.jsf?idVeiculoPesquisado=126&idUsuarioProprietario=35

Karfile - http://www.karfile.com[/i]

Se alguém quiser alguma informação da parte java, só falar.

Abraço!

Silva, falando desse jeito parece até que Java não serve pra Web e que as outras linguagens superam Java de longe. rsssrrsrs

Mas eu entendo. Já vi muita gente que realmente acredita nesse tipo de bobagem. Certa vez um dono de empresa me disse que fez o software dele em PHP, que não trabalha com Java porque Java não serve pra web, que é lento… Apenas por cortesia eu não disse que lento era ele que ainda estava em 2001.

Java é tão boa quanto outras tecnologias para a web. E, assim como em alguns casos, PHP e Ruby são melhores, em outros, Java ganha de lavada. Um exemplo muito bobo: até hoje não vi, em outras linguagens, um framework de persistência tão bom quanto hibernate ou de relatórios tão bom quanto o jasper reports.

PS: se alguém conhecer um framework de relatórios bom para PHP, por favor, me avisa. Alguém aí já trabalhou com Dcotrine? Zf-Boilerplate? e aí, o que achou?

José,

Assim como e-mail, mensagem aqui não tem tom :wink: Eu fui ironico mesmo. Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)

[quote=silvasantosh]José,

Assim como e-mail, mensagem aqui não tem tom :wink: Eu fui ironico mesmo. Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)

[/quote]

Tô ligado. rsrsrs É que tua mensagem me lembrou desse caso e de alguns outros…

Interessante a idéia do site!

Legal cara, parabéns! :slight_smile:

A única coisa que eu não curti é o nome ser “Karfile”, se você quer democratizar o acesso a isso, não tem como imaginar tão facilmente alguém de 40 anos pensando em Karfile, rs. É um produto de massas.

No mais, parabens. :slight_smile:

Parabens pelo trabalho, cara…gostei bastante.

Em verdade, estou trabalhando com um projeto parecido, igualmente com Java…talvez em pouco tempo ganhem um concorrente :lol:

Parabens à equipe!

[quote=silvasantosh]Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)
[/quote]

A frase correta seria que JSF é bom para aplicações web internas e não para sites. Faz bastante sentido.

[quote=Paulo Silveira][quote=silvasantosh]Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)
[/quote]

A frase correta seria que JSF é bom para aplicações web internas e não para sites. Faz bastante sentido.[/quote]

Respeitosamente, prezado Paulo, se me permite discordar, eu não descartaria o JSF para o projeto de um website. Acho que o JSF pode ter o seu valor também nesse cenário.

[quote=alias][quote=Paulo Silveira][quote=silvasantosh]Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)
[/quote]

A frase correta seria que JSF é bom para aplicações web internas e não para sites. Faz bastante sentido.[/quote]

Respeitosamente, prezado Paulo, se me permite discordar, eu não descartaria o JSF para o projeto de um website. Acho que o JSF pode ter o seu valor também nesse cenário.[/quote]

Há inúmeras razões a se preferir uma outra tecnologia non-JSF a JSF para sites. Não descarto a possibilidade de seu uso, mas é notório que ele falhe para projetos cujo o intuito sejam sites. Não sei se vale a pena aqui, agora, a falar dessas razões, mas se for o caso há de listá-las aqui.

você usou o que para fazer a camada de apresentação deste site?

JSF? as mensagens parace muito com o perfil do JSF…

erickfm8 ele utilizou o primefaces 3.0.M2-SNAPSHOT dá para ver pelo código fonte de página.

silvasantosh uma dica é retirar os comentários do código fonte. Algo como o texto abaixo não fica legal:

<!-- Apesar das regras de negócio bloquearem, por garantia, não permite a indexacao da pagina e dos links. -->

Sds

quanto tempo demorou para construir o site inteiro?

[quote=Grinvon][quote=alias][quote=Paulo Silveira][quote=silvasantosh]Outro dia vi em um forum que JAVA servia para APLICAÇÕES WEB e não para SITES (!!!)
[/quote]

Respeitosamente, prezado Paulo, se me permite discordar, eu não descartaria o JSF para o projeto de um website. Acho que o JSF pode ter o seu valor também nesse cenário.[/quote]

Há inúmeras razões a se preferir uma outra tecnologia non-JSF a JSF para sites. Não descarto a possibilidade de seu uso…[/quote]

Se me permite pegar esse trecho pontual do seu comentário, eu penso por aí: acho o JSF uma tecnologia viável sim para sites (discordo respeitosamente da opinião corrente no fórum), IMHO, penso que a abordagem component-based pode sim ter o seu valor nesse cenário, então não descartaria. Assim como existem outras possíveis soluções.

Pessoal,

Gostaria de compartilhar com vocês que esta semana saímos no wwwhat’s news:

http://br.wwwhatsnew.com/2012/03/karfile-uma-nova-forma-de-fazer-negocios-com-seu-carro/

Sobre as perguntas que vi. No início fizemos uma análise da tecnologia, mas optamos pelo que, de acordo com nossa experiência, ia nos dar maior prazer e produtividade. Que é o que o Getting Real 37 sinaliza.

Abraço.

[quote=josenaldo]Silva, falando desse jeito parece até que Java não serve pra Web e que as outras linguagens superam Java de longe. rsssrrsrs

Mas eu entendo. Já vi muita gente que realmente acredita nesse tipo de bobagem. Certa vez um dono de empresa me disse que fez o software dele em PHP, que não trabalha com Java porque Java não serve pra web, que é lento… Apenas por cortesia eu não disse que lento era ele que ainda estava em 2001.

Java é tão boa quanto outras tecnologias para a web. E, assim como em alguns casos, PHP e Ruby são melhores, em outros, Java ganha de lavada. Um exemplo muito bobo: até hoje não vi, em outras linguagens, um framework de persistência tão bom quanto hibernate ou de relatórios tão bom quanto o jasper reports.

PS: se alguém conhecer um framework de relatórios bom para PHP, por favor, me avisa. Alguém aí já trabalhou com Dcotrine? Zf-Boilerplate? e aí, o que achou?[/quote]

Cara ja trabalhei com php…
ja usei o Doctrine em teste antes de sair da empresa na qual trabalhava com php, é um framework bom n o conheço ao ponto de poder defender ele contra o hibernate e postar uma posição … + para os teste de geração de classes , geração de banco, conexão se mostrou bom, pelo menos para meu entendimento

Agora referente ao report … realmente o jasper é o cara … ja trabalhamos para integrar o php ao jasper :oops: … e funciona …

soh lembrando hj trabalho com java … n me crucifiquem …

[]s

[quote=josenaldo]Silva, falando desse jeito parece até que Java não serve pra Web e que as outras linguagens superam Java de longe. rsssrrsrs

PS: se alguém conhecer um framework de relatórios bom para PHP, por favor, me avisa. Alguém aí já trabalhou com Dcotrine? Zf-Boilerplate? e aí, o que achou?[/quote]
Apenas pra discussão e saber sua opinião: prefere Hibernate ao ActiveRecord?

[quote=leandronsp][quote=josenaldo]Silva, falando desse jeito parece até que Java não serve pra Web e que as outras linguagens superam Java de longe. rsssrrsrs

Apenas pra discussão e saber sua opinião: prefere Hibernate ao ActiveRecord?[/quote]

Leandro, tudo bem?
Sua pergunta foi direcionada para mim ou para o Josenaldo?

Eu não tenho uma preferência. Se tiver que escolher, vou analisar pontos como robustez, desempenho, consumo de memória, liberdade de programação, documentação, prazer e produtividade :wink:

Abraço!

[quote=silvasantosh][quote=leandronsp][quote=josenaldo]Silva, falando desse jeito parece até que Java não serve pra Web e que as outras linguagens superam Java de longe. rsssrrsrs

Apenas pra discussão e saber sua opinião: prefere Hibernate ao ActiveRecord?[/quote]

Leandro, tudo bem?
Sua pergunta foi direcionada para mim ou para o Josenaldo?

Eu não tenho uma preferência. Se tiver que escolher, vou analisar pontos como robustez, desempenho, consumo de memória, liberdade de programação, documentação, prazer e produtividade :wink:

Abraço![/quote]
Foi para o josenaldo, mediante ao que ele mencionou o hibernate a outras soluções, mas bom que respondeu também :slight_smile:
A preferência neste caso é justamente após analisar estes pontos que você citou.

DESEMPENHO
Já tive alguns problemas com hibernate principalmente no quesito performance no banco. Quando algumas operações eram complexas e a base ia aumentando, penamos bastante para “tuná-lo”. Vai muito de saber usar a ferramenta também, mas mesmo assim se comparar com outras soluções ORM de outras linguagens (no caso AR ou DM do Ruby), acho que não muda muita coisa no quesito performance.

Sempre teremos esse overhead que os DBA’s tanto odeiam, afinal, uma coisa é executar coisas no banco a partir de uma modelagem orientada a objetos. Outra coisa é fazer as coisas nativas e customizá-las na base.

CONSUMO
Outro ponto é que analisar o consumo de memória vai da VM da linguagem também. No ruby temos o fator de que se consome muita memória. No Java também, mas se fizer um código bem feito que respeite a divisão de responsabilidades e que use objetos simples, dá pra melhorar bastante em qualquer linguagem. Contudo no Java eu acho que configurando bem a JVM e GC o ganho acaba sendo maior.
Mas sinceramente, no mundo de hoje em dia, eu vejo que memória e processamento é um dos menores problemas que poderíamos enfrentar. Se conseguir quebrar isso, tem que rever e muito todo o código do sistema.

Documentação, produtividade, liberdade e prazer, eu nunca encontrei algo igual usando ActiveRecord. Por isso fiz menção ao comentário do josenaldo, que disse que nisso o Hibernate ganha de lavada…acho que fica no pau-a-pau, e se colocar esses últimos pontos, acaba perdendo de lavada.

Parabéns pelo ótimo trabalho