Kindle como leitor portátil de PDFs?

Olá!

Estou precisando de um leitor portátil de PDFs, pois maioria do meu conteúdo que preciso ler é documentação de APIs (que geralmente eu abro no navegador, e mando “imprimir” como PDF) e algumas apostilas e livros que já tenho.

Pensei no Kindle, porém de acordo com este tópico, parece não ser uma boa idéia, pois o forte do Kindle é ler arquivos no formato próprio dos e-books, e se eu colocar um PDF nele, ou vai ficar pequeno (O Kindle DX que tinha tela maior, saiu de linha), ou eu vou converter para e-book, e vai distorcer a parada toda por causa dos códigos fontes e etc.

Portanto, alguém consegue me recomendar algo que:

• Não canse os olhos (uma tela tipo do Kindle Paperwhite)
  • Não seja tablet (não tenho interesse em nada além da leitura)
  • Seja portátil e muito leve.

Abraços!

O problema do kindle ao converter pdf não é nem tanto o código, mas as tabelas. quebra tudo e fica lascadão. =(

Dê uma lidinha nesta thread.

http://www.mobileread.com/forums/showthread.php?t=118173

(Achei-a quando fiz a consulta “pdf reflow kindle”).

Um probleminha… um dos caras mencionou um “Nook Color” que é, na verdade, um tablet (não está mais disponível para vender, mas deve ser o equivalente ao Nook HD).

Tenho um Kobo Glo, para PDF é razoável (tem zoom) e quando é convertido para EPUB alguns livros ficam bons, os livros já formatados para EPUB são perfeitos, vantagens: bateria dura muito (quase 25 dias), leve, bom espaço para armazenamento, se necessário pode ligar a luz interna para leitura noturna, a tela não cansa a vista, visão em todos os ângulos, tem wifi para navegação (tem um navegador bem simples para realizar apenas tarefas básicas), ele está sendo vendido na livraria cultura por R$ 400,00.

Abraços,
Danilo Deus Dará

Se o documento veio da web (não é um PDF originalmente) então tá fácil!

Ao invés de imprimir a página como PDF, salva no computador como HTML mesmo (costumo usar o Word para juntar artigos formados por várias páginas, depois Save As -> HTML). Depois usando o Calibre http://calibre-ebook.com/ você pode converter para MOBI (compatível com Kindle), fica muito bom. Tenho no meu aparelho muito tutorial convertido desse jeito.

Cara, para PDF o Kindle dá pro gasto, mas a experiência não é tão fluída… Você precisa virar o Kindle em modo paisagem para alguns arquivos. Mas, em geral, dá pra ler.

Se seus ebooks estão todos em PDF, considere a compra de um tablet de 7 a 10 polegadas. Não é tão confortável quanto o Kindle, mas dá pra ler. Eu tenho um de 5 polegadas e usava ele pra ler tudo antes de comprar o Kindle.

Agora, se você tem ebooks em formato EPUB, HTML, Texto, ou outro formato fluído, o Kindle é uma ótima pedida.

Independente de comprar Kindle ou Tablet, use o Calibre (http://calibre-ebook.com/) para organizar a sua biblioteca.

Eu tenho uma biblioteca organizada pelo Calibre e fica ótimo. A integração dele c om o Kindle é muito boa. Dá pra converter os ebooks entre formatos (de html > epub, epub > mobi, mobi > epub, etc…) Eu já configuro o meu para converter o livro automaticamente caso eu envie um formato não suportado para o Kindle. ex: sempre que envio um epub, ele converte automaticamente para .mobi (o formato do kindle). E, o mais legal, ele mantém cada um dos formatos. Assim, você não perde o arquivo antigo.

Pra completar, coloquei essa biblioteca em uma pasta no box.com. Assim, meus livros estão todos com backup e eu posso acessá-los de qualquer computador onde eu possa acessar o box.com. Aqui em casa, essa pasta é sincronizada com o computador da minha esposa e ela usa essa mesma biblioteca com o Calibre. Assim, sempre que um adiciona um livro na biblioteca, esse livro é repassado para o outro automaticamente. E basta conectar o Kindle (ou um tablet), que o calibre reconhece e permite o envio de arquivos com um clique.

Hmmm entendi, mas de qualquer forma terei problemas então ~~

[quote=entanglement]Dê uma lidinha nesta thread.

Um probleminha… um dos caras mencionou um “Nook Color” que é, na verdade, um tablet (não está mais disponível para vender, mas deve ser o equivalente ao Nook HD). [/quote]
Achei interessante, mas o problema de tablet é que vai cansar pra ler, realmente estou falando de ler 4 ou mais horas com pausa somente pro café, então tenho que me preocupar bastante em ter a mesma “qualidade” de leitura que um livro me traria, sem o seu peso.

[quote=deusdara]Tenho um Kobo Glo, para PDF é razoável (tem zoom) e quando é convertido para EPUB alguns livros ficam bons, os livros já formatados para EPUB são perfeitos, vantagens: bateria dura muito (quase 25 dias), leve, bom espaço para armazenamento, se necessário pode ligar a luz interna para leitura noturna, a tela não cansa a vista, visão em todos os ângulos, tem wifi para navegação (tem um navegador bem simples para realizar apenas tarefas básicas), ele está sendo vendido na livraria cultura por R$ 400,00.

Abraços,
Danilo Deus Dará
[/quote]
Dei uma pesquisada sobre ele, quanto a leitura não ficar cansativa por causa da tela, ele realmente cumpre oque promete?

Se o documento veio da web (não é um PDF originalmente) então tá fácil!

Ao invés de imprimir a página como PDF, salva no computador como HTML mesmo (costumo usar o Word para juntar artigos formados por várias páginas, depois Save As -> HTML). Depois usando o Calibre http://calibre-ebook.com/ você pode converter para MOBI (compatível com Kindle), fica muito bom. Tenho no meu aparelho muito tutorial convertido desse jeito.[/quote]
Bom saber, Valeu a dica! Apenas uma parte do material que tenho terá origem HTML, mas mesmo assim vou aproveitar para deixá-los em MOBI.

Mas a leitura em modo paisagem fica legal? Terei que ler com zoom pra letra ter um tamanho razoável mesmo em modo paisagem?

[quote]Se seus ebooks estão todos em PDF, considere a compra de um tablet de 7 a 10 polegadas. Não é tão confortável quanto o Kindle, mas dá pra ler. Eu tenho um de 5 polegadas e usava ele pra ler tudo antes de comprar o Kindle.

Agora, se você tem ebooks em formato EPUB, HTML, Texto, ou outro formato fluído, o Kindle é uma ótima pedida.

Independente de comprar Kindle ou Tablet, use o Calibre (http://calibre-ebook.com/) para organizar a sua biblioteca.

Eu tenho uma biblioteca organizada pelo Calibre e fica ótimo. A integração dele c om o Kindle é muito boa. Dá pra converter os ebooks entre formatos (de html > epub, epub > mobi, mobi > epub, etc…) Eu já configuro o meu para converter o livro automaticamente caso eu envie um formato não suportado para o Kindle. ex: sempre que envio um epub, ele converte automaticamente para .mobi (o formato do kindle). E, o mais legal, ele mantém cada um dos formatos. Assim, você não perde o arquivo antigo.

Pra completar, coloquei essa biblioteca em uma pasta no box.com. Assim, meus livros estão todos com backup e eu posso acessá-los de qualquer computador onde eu possa acessar o box.com. Aqui em casa, essa pasta é sincronizada com o computador da minha esposa e ela usa essa mesma biblioteca com o Calibre. Assim, sempre que um adiciona um livro na biblioteca, esse livro é repassado para o outro automaticamente. E basta conectar o Kindle (ou um tablet), que o calibre reconhece e permite o envio de arquivos com um clique.

[/quote]
A idéia mesmo é comprar o Kindle, estou fugindo de tablet pela tela cansar os olhos, fico o dia todo em computador e se eu não dou um descanso começo a ter dores de cabeça periódicas hehe.

Se em modo paisagem der pra ler PDFs legal no Kindle, estou pendendo bastante para ele, mas agora tenho uma dúvida em relação ao Kindle e ao Kindle Paperwhite:

1 - O Kindle sem touchscreen atrapalha muito para a passagem de páginas? Ou no caso de PDFs, navegar com algum zoom ou até mesmo descer um pouco a página?
2 - A iluminação do Kindle Paperwhite é ativa (ao contrário do Kindle comum), isso cansa os olhos?
3 - O fato de ser touchscreen vale o investimento do Paperwhite, ou a navegação por botões do KIndle comum dá pro gasto?

Como podem ver, não faço questão de que o Kindle seja iluminado e nem seja touch, só não quero que atrapalhe a experiência de leitura =)

Abraço a todos e ótima semana!

Bruno, instale o Duokan, que tem um suporte melhor a PDF e epub: http://www.ebookbr.com/2012/01/analise-detalhada-do-duokan.html
Não salvei o tutorial que usei pra instalar, mas procuro depois.

Hmmm entendi, mas de qualquer forma terei problemas então ~~

[quote=entanglement]Dê uma lidinha nesta thread.

Um probleminha… um dos caras mencionou um “Nook Color” que é, na verdade, um tablet (não está mais disponível para vender, mas deve ser o equivalente ao Nook HD). [/quote]
Achei interessante, mas o problema de tablet é que vai cansar pra ler, realmente estou falando de ler 4 ou mais horas com pausa somente pro café, então tenho que me preocupar bastante em ter a mesma “qualidade” de leitura que um livro me traria, sem o seu peso.

[quote=deusdara]Tenho um Kobo Glo, para PDF é razoável (tem zoom) e quando é convertido para EPUB alguns livros ficam bons, os livros já formatados para EPUB são perfeitos, vantagens: bateria dura muito (quase 25 dias), leve, bom espaço para armazenamento, se necessário pode ligar a luz interna para leitura noturna, a tela não cansa a vista, visão em todos os ângulos, tem wifi para navegação (tem um navegador bem simples para realizar apenas tarefas básicas), ele está sendo vendido na livraria cultura por R$ 400,00.

Abraços,
Danilo Deus Dará
[/quote]
Dei uma pesquisada sobre ele, quanto a leitura não ficar cansativa por causa da tela, ele realmente cumpre oque promete?[/quote]

Na verdade ele superou as minhas expectativas, tem uma resenha em um blog completo sobre ele, vou procurar e te passo a noite o link.

Abraços,
Danilo Deus Dará

eu tenho o kindle e a experiencia com pdf nao foi das melhores, realmente nao eh o foco do aparelho. agora no formato deles eh show. A questao eh que pdf nao eh formato para ebook, e vejo uma massa ai pegando doc transformando em pdf e dizendo agora eh ebook. O pior ainda sao as editoras ou escritores que apenas disponibiliza no formato pdf o “ebook”. O ideal era disponibilizar em todos os formatos.

Cara, achei o Kobo melhor do que o Kindle pra ver PDF. Abraços!

Tenho um Kindle DX, já tem um tempo. Ele é bom. A tela é a maior do mercado. Não me perguntem porquê, mas a Amazon tirou este modelo de linha…

No passado, eu cheguei a pensar que a adoção do livro eletrônico seria, digamos, “mais avassaladora”. Penso que não foi. Ainda existem alguns problemas a serem resolvidos, especialmente no que diz respeito ao “formato padrão”, ao preço e a uma maior adoção por parte das editoras…

Acho que a tecnologia “promete”, porém até agora entregou pouco… Ainda não temos, por exemplo, dispositivos com tela E-Ink colorida… Para piorar, a turma da Mirasol “deu pra trás”… É, eu não sei como isso vai ficar…

Até que essas e outras questões sejam resolvidas…

Em que sentido por exemplo? Tem alguns detalhes?

O problema é que ou eu compro um Kindle e leio meia-boca, ou acabo não lendo por não conseguir carregar vários livros, de qualquer forma acho que a saída vai ser comprar um Kindle mesmo.

O Kindle DX seria o ideal, mas como comentado, saiu de linha. O “padrão” seria ótimo mas vi em uma review no youtube que o zoom não é personalizável e tem escalas bem largas apenas (150%, 200%, etc), já o paperwhite o zoom é totalmente free, como um celular com android.

To pendendo mais pro Paperwhite agora.

Eu tinha o mesmo pensamento, mas com o tempo eu vi que a coisa não é bem assim… Não sei quanto a você, mas eu não consigo nem “ler em movimento” (no trem, no metrô, no ônibus etc), nem “ler com barulho” - e, normalmente, locais públicos como os citados custumam ser bem barulhentos…

Sem contar que, IMHO, “ler” é uma coisa, “estudar” é outra… Livros de programação a gente não “lê”, a gente “estuda”… Presume-se que você, necessariamente, vai precisar “sentar (na frente do computador) e estudar”. Desta forma, o livro pode ter 1000 páginas: ele vai estar sobre a mesa ou sobre um suporte, você vai estar sentado, enfim…

Sugestão? Espera mais um pouco. Ouvi rumores de que ainda este ano vai sair um Kindle com tela E-Ink colorida… Vai que…

Isso é verdade. Acrescente-se a isto o fato de que, em alguns casos, trechos de código são inseridos nos e-books “como fotos”. É isto mesmo: é como se alguém tivesse “fotografado” o trecho de código do livro impresso, para “embutir” no livro eletrônico… Desta forma, você consegue “dar zoom” no texto “normal”, já nos trechos de código…

Tecnicamente, o Kindle Paperwhite é o mais “moderno” de todos. Minha única birra com ele é a p* da tela pequena! :twisted: Vem cá, Amazon: não dá para lançar um dispositivo com a tela maior não?

É por essas e outra que digo e repito: quando o assunto é “estudar livros técnicos”, os impressos ainda são os melhores…

Concordo com tudo que você disse Paulo!

Mas no meu caso, eu consigo ler tranquilamente em metrô, trem, ônibus e etc, e levando em conta que estes são lugares apertados, quanto menor a fonte da leitura, melhor.

Realmente estudar mesmo é com um computador na frente e o livro em uma mesa, mas pra mim a experiência de leitura apenas ainda é valida, pois gosto muito de entender os conceitos da coisa antes de fazer funcionar e, mesmo que eu esteja lendo sobre algo que eu deveria praticar na hora, acredito que essa leitura prévia acelere meu processo quando eu estiver junto a um PC.

Também gosto muito de livros técnicos impressos, se em qualquer transporte público de SP tivesse lugar pra sentar, colocar o livro no colo e ler, eu sequer cogitaria comprar um e-reader, mas estou tentando me adequar a uma realidade de as vezes mesmo de pé, existe espaço pra ler. Gasto quase 4h todo dia em transporte público, preciso aproveitar esse tempo!

Uma última dúvida, as telas e-Ink cansam os olhos?

Muito pelo contrário! Este tipo de tecnologia não emite luz. Este é o ponto!

Tablets, grosso modo, são como pequenos monitores LCD. Emitem luz e é isto o quê cansa a leitura…

Vale a pena dar uma olhada neste video. À primeira vista, parece um tablet, mas é um e-reader, com tela colorida, multi-touch e que não emite luz. Um sonho…

Já viram isto?