Kylix

Pessoal,

Há muito, muito tempo atrás…em uma galáxia muito, muito distante…eu brinquei um pouco com o Kylix 3, o “Delphi for Linux”. Hoje, preciso de uma solução semelhante. Estou dando uma olhada no Lazarus, mas fiquei curioso: o Kylix foi descontinuado? No site da CodeGear (que adquiriu o Delphi) não há nenhuma menção ao Kylix. Onde posso achar mais informações?

E aproveitando: alguém já mexeu com o Lazarus? O que achou?

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/052008/07052008-4.shl

Sim, o Kylix foi discontinuado. Mais uma vez a BOrland fez uma galera investir em algo que em seguida não foi pra frente.

Aliá, pelo que me lembro, o Kylix era um lixo: travava o tempo inteiro. QUASE comprei esta porcaria.

Usa o lazarus irmão. O compilador free pascal é muito melhor que o turbo delphi, e suporta instruções mmx, e gera código limpo como um compilador de c. Não vai sentir falta do kylix nem um pouco.

Me lembro de ter começado a acompanhar o Lazarus e depois ter perdido o interesse. Qual o grau de maturidade atual dele?

[quote=pango]Pessoal,

Há muito, muito tempo atrás…em uma galáxia muito, muito distante…eu brinquei um pouco com o Kylix 3, o “Delphi for Linux”. Hoje, preciso de uma solução semelhante. Estou dando uma olhada no Lazarus, mas fiquei curioso: o Kylix foi descontinuado? No site da CodeGear (que adquiriu o Delphi) não há nenhuma menção ao Kylix. Onde posso achar mais informações?[/quote]

O pouco que conheci eu achei uma droga.
Desculpe a intromissão, mas não dá para utilizar a solução com Java?

Quanto ao Lazarus,

Conheço gente que desenvolve aplicações comerciais com as versões atuais dele numa boa. Não são aplicações gigantescas, mas muita coisa pode ser feita.

[quote=balarini]

O pouco que conheci eu achei uma droga.
Desculpe a intromissão, mas não dá para utilizar a solução com Java?[/quote]

Se o software dele estiver escrito em pascal, para que java? O lazarus compila sem mudar uma linha de código.

É que estou numa equipe onde só se usa Delphi (não, não perguntem como vim parar aqui…é uma looonga história) e queria “abrir a cabeça” um pouco, estudando em casa.

O Object Pascal é uma linguagem muito boa, e o free pascal gera bins incrivelmente otimizados. É uma ferramenta muito boa, e vc não vai se arrepender de gastar um pouco do seu tempo com ela.

Eu aprendi Pascal na faculdade, há trocentos anos atrás, e ainda acho uma pena que o Pascal não seja hoje em dia tão popular quanto o Java. Ele começou como uma linguagem procedural clássica e foi adaptado para orientação a objetos, mas como não tem “garbage collection”, você tem de tomar cuidados que são semelhantes aos que você tem de tomar em C++.

pois é…mas esse é um preço pequeno que se paga. A aplicação roda bem veloz;

[quote=thingol]Eu aprendi Pascal na faculdade, há trocentos anos atrás, e ainda acho uma pena que o Pascal não seja hoje em dia tão popular quanto o Java. Ele começou como uma linguagem procedural clássica e foi adaptado para orientação a objetos, mas como não tem “garbage collection”, você tem de tomar cuidados que são semelhantes aos que você tem de tomar em C++.
[/quote]
Realmente… Ainda hoje mantenho sistemas legados em Delphi, e posso garantir que a parte OO do Pascal não deixa nada a desejar. E a nova versão do Delphi trouxe modificações à linguagem, como o uso de generics.

É uma pena que a Borland não valorizou o Anders e a Microsoft comprou ele.

juliocbq,

Cara, to dando uma olhada no Lazarus, mas to com um problema: não to conseguindo compilar ele pra usar o gtk2. Dá a seguinte mensagem:

make[2]: *** [../../units/i386-linux/gtk2] Error 1

Verifiquei e não existe o diretório “/usr/lib/lazarus/lcl/units/i386-linux/gtk2”. Você tem alguma idéia?

As bibliotecas do gtk2 estão faltando. Procura pelos .a e coloca no classpath do lazarus. Se estiver usando ubuntu, instala ele do repositorio
apt-get install lazarus, que ae não vai faltar nenhuma dependência

[quote=juliocbq]As bibliotecas do gtk2 estão faltando. Procura pelos .a e coloca no classpath do lazarus. Se estiver usando ubuntu, instala ele do repositorio
apt-get install lazarus, que ae não vai faltar nenhuma dependência[/quote]

Pois é, eu instalei do repositório. Instalei o Free Pascal completo (todas as units, incluindo a do GTK2) e o Lazarus, e ainda estou com o mesmo problema… :frowning:

Vou instalar aqui na minha máquina… E ver qual o problema. Tendo uma luz dou um post.

Cara,

Estava dando uma fuçada este fim de semana. Vi que em Packages -> Configure Installed Packages existe um pacote chamado GTK2Interface se não me engano (não estou no Ubuntu agora). Mas quando mando instalar, ele acusa que o pacote GTK4Lazarus.lpk não foi encontrado.

Oi…eu instalei aqui agora no meu ubuntu 8.04. E tá radando ok… Vou te passar os pacotes que instalei;
sudo apt-get install fpc fpc-source fp-units-rtl
sudo apt-get install lazarus

Tive um erro semelhante, e vi que estava faltando fpc-source fp-units-rtl. Instala assim que dará certo.