Há muito, muito tempo atrás…em uma galáxia muito, muito distante…eu brinquei um pouco com o Kylix 3, o “Delphi for Linux”. Hoje, preciso de uma solução semelhante. Estou dando uma olhada no Lazarus, mas fiquei curioso: o Kylix foi descontinuado? No site da CodeGear (que adquiriu o Delphi) não há nenhuma menção ao Kylix. Onde posso achar mais informações?
E aproveitando: alguém já mexeu com o Lazarus? O que achou?
Usa o lazarus irmão. O compilador free pascal é muito melhor que o turbo delphi, e suporta instruções mmx, e gera código limpo como um compilador de c. Não vai sentir falta do kylix nem um pouco.
Há muito, muito tempo atrás…em uma galáxia muito, muito distante…eu brinquei um pouco com o Kylix 3, o “Delphi for Linux”. Hoje, preciso de uma solução semelhante. Estou dando uma olhada no Lazarus, mas fiquei curioso: o Kylix foi descontinuado? No site da CodeGear (que adquiriu o Delphi) não há nenhuma menção ao Kylix. Onde posso achar mais informações?[/quote]
O pouco que conheci eu achei uma droga.
Desculpe a intromissão, mas não dá para utilizar a solução com Java?
Conheço gente que desenvolve aplicações comerciais com as versões atuais dele numa boa. Não são aplicações gigantescas, mas muita coisa pode ser feita.
É que estou numa equipe onde só se usa Delphi (não, não perguntem como vim parar aqui…é uma looonga história) e queria “abrir a cabeça” um pouco, estudando em casa.
O Object Pascal é uma linguagem muito boa, e o free pascal gera bins incrivelmente otimizados. É uma ferramenta muito boa, e vc não vai se arrepender de gastar um pouco do seu tempo com ela.
Eu aprendi Pascal na faculdade, há trocentos anos atrás, e ainda acho uma pena que o Pascal não seja hoje em dia tão popular quanto o Java. Ele começou como uma linguagem procedural clássica e foi adaptado para orientação a objetos, mas como não tem “garbage collection”, você tem de tomar cuidados que são semelhantes aos que você tem de tomar em C++.
[quote=thingol]Eu aprendi Pascal na faculdade, há trocentos anos atrás, e ainda acho uma pena que o Pascal não seja hoje em dia tão popular quanto o Java. Ele começou como uma linguagem procedural clássica e foi adaptado para orientação a objetos, mas como não tem “garbage collection”, você tem de tomar cuidados que são semelhantes aos que você tem de tomar em C++.
[/quote]
Realmente… Ainda hoje mantenho sistemas legados em Delphi, e posso garantir que a parte OO do Pascal não deixa nada a desejar. E a nova versão do Delphi trouxe modificações à linguagem, como o uso de generics.
As bibliotecas do gtk2 estão faltando. Procura pelos .a e coloca no classpath do lazarus. Se estiver usando ubuntu, instala ele do repositorio
apt-get install lazarus, que ae não vai faltar nenhuma dependência
[quote=juliocbq]As bibliotecas do gtk2 estão faltando. Procura pelos .a e coloca no classpath do lazarus. Se estiver usando ubuntu, instala ele do repositorio
apt-get install lazarus, que ae não vai faltar nenhuma dependência[/quote]
Pois é, eu instalei do repositório. Instalei o Free Pascal completo (todas as units, incluindo a do GTK2) e o Lazarus, e ainda estou com o mesmo problema…
Estava dando uma fuçada este fim de semana. Vi que em Packages -> Configure Installed Packages existe um pacote chamado GTK2Interface se não me engano (não estou no Ubuntu agora). Mas quando mando instalar, ele acusa que o pacote GTK4Lazarus.lpk não foi encontrado.
Oi…eu instalei aqui agora no meu ubuntu 8.04. E tá radando ok… Vou te passar os pacotes que instalei;
sudo apt-get install fpc fpc-source fp-units-rtl
sudo apt-get install lazarus
Tive um erro semelhante, e vi que estava faltando fpc-source fp-units-rtl. Instala assim que dará certo.