Lançada versão 1.12 do Mentawai

Parabens a equipe do Mentawai…

Apesar de ainda não ter usado, mas dá orgulho de ser brasilerio

So fiquei um pouco na bronca da lingua escolhida para o livro !
Temos de dar mais valor pros desenvolvedores daqui , aos valores daqui !

So de imaginar um livro escrito por brasileiros, de uma tecnologia desenvolvida por brasileiro ser escrito numa lingua estrangeira !! Doi !

Mas o post não diz respeito a este problema e novamente parabens !

Postei sem antes me informar !
A equipe de desenvolvedores do mentawai é formada apenas por brazucas ?

[quote=pm]Postei sem antes me informar !
A equipe de desenvolvedores do mentawai é formada apenas por brazucas ?[/quote]

http://www.mentaframework.org/team.jsp

[quote=Schuenemann]
Uma pergunta: para quem tem pouca experiência com web e não conhece outros frameworks (como Struts), é fácil aprender o Mentawai?[/quote]

Geralmente sim, muitos dos feedbacks que recebemos elogiam a facilidade de aprendizado do Mentawai.

Parabéns. Estou orgulhoso de vocês! (heheuahuea)

Enfim. Espero muito deste framework. Apesar que agora, estou me interessando mais focadamente em JSF. De qualquer forma, fica as minhas considerações.
(Espero que vocês foquem um pouco mais em AJAX em futuras versões. []s)

Bem, a rigor o struts não faz nada de novo que não se faça com servlet + jsp…

Talvez uma lida na visão geral do menta ajude a clariar…
http://mentaframework.org/?loc=pt

O q me atraiu no frame, a uns anos atrás, foi a facilidade.

Valeu uma olhada…

VELO

[quote=Leozin]Olá Boaglio tudo bem?

Estou com uma dúvida a respeito da integração de mentawai com JPA

Você teria um exemplo utilizando a implementação EJB3?

Abraço[/quote]

Não fiz um exemplo com EJB3, mas acredito que alterando o arquivo persistence.xml e criando um EJB-JAR com as entidades envolvidas resolva o seu problema.

Se desejar falar mais sobre o assunto, visite o fórum do Mentawai :slight_smile:

Para aqueles que são amantes do bom e velho português, idioma de Luis Vas de Camões, lá vai uma lenda contada a muitos e muitos anos…

Diz a lenda que o nome deste “framework” veio da conversa entre dois mineiros muito regionalistas…

• Qué uma bala, cumpadi?
  • Bala? Dê que que é, cumpadi?
  • É de menta, uai!
  • De menta?
  • É, uai!
    -Eu quero, cumpadi. Eu adoro bala de menta, uai!

:lol:

PS: Desenvolvedores do Mentawai, não me levem a mal, please! (ops! digo, por favor!)

-O fórum do Mentawai é 95% portugûes vocês encontram praticamente tudo fórum.
-O FAQ é todo português tb.

E quando o assunto é Mentawai a ajuda é mútua de todos.

13,561 posts até agora e eu não me lembro de nenhuma flamewar,
quem está lá realmente quer ajuda ou quer ajudar.

Bom com isso acho que um ebook em inglês primeiramente não é tão ruim assim concordam ?

Pra quem não sabia tem uma página de projetos não oficiais com exemplos
http://www.mentaframework.org/files/

Desculpe, mas a galera que não sabe o básico inglês esta na profissão correta???

Infelizmente, sem o mínimo de inglês ( nem que seja um inglês indiano), o wannabe não consegue nem ler os principais manuais, não consegue fazer praticamente todas as certificações e, as vezes, nem conseguir um emprego.[/quote]

Sim inglês hoje é essencial, e quem não sabe está perdendo muita coisa.

Mas por causa disso devemos contribuir para o abismo cultural?

É entendível que a maior parte das coisas estejam inglês, porque são criadas por pessoas que tem como lingua principal o inglês, mas agora nós brasileiros não dermos valor para a nossa própria lingua eu acho demais.

Pois por mais que pareça que não, optar em lançar só em inglês é fazer pouco caso da lingua portuguesa.

É custoso manter documentação atualizada em mais de uma linguagem.

Entretanto alguns voluntários poderiam se manifestar para ‘traduzir’ a documentação de forma a estimular o uso deste e de outros frameworks pelos que ainda não leem inglês (e que deviam estar tentando ler, com um dicionario do lado pelo menos).

Dá uma olhada no site que vc vai ver que tem muito mais coisas em portugues do que em ingles. O site em ingles está inclusive defasado e desatualizado.

E tem um monte de FAQs em portugues. E por aí vai…

E depois o livro online será traduzido para o portugues…

Parabens pela nova versão. Uma dúvida, quando o Mentawai vai ter um release estavel? O release notes fala de várias coisas que são incompativeis, então fiquei curioso sobre isso.

Obrigado, Louds! Essa foi a primeira que vez optamos por remover algumas coisas que estavam depreciadas em relação a validação e conversão. Pensamos em lançar a versão 2.0, mas não ocorreu nenhuma mudança estrutural ou de arquitetura que justificasse uma versão 2.0.

Depois de muito tempo ouvindo falar e somente lendo alguns tópicos aqui a respeito do mentawai, aproveitei as férias da faculdade para dar uma estudada. Coisa de Geek.

Na verdade, parei nestas férias para me atualizar. Estou estudando o RubyOnRails, Struts2 e Mentawai, além do JBoss Seam que esta na fila.

Mas me surpreendí muito com o que ví no Mentawai … realmente é mto bom.

Estou já desenvolvendo alguns cruds para teste, pois preciso definir uma arquitetura para um projeto que iniciarei este ano, mas já digo que o Mentawai é um forte candidato.

Gostaria de dar os parabéns a toda a equipe de desenvolvedores e idealizadores do Mentawai. Estou me cadastrando no fórum e espero poder contribuir com as próximas versões.

[]'s

Valeu cara…

Esse tipo de comentário nos anima a continuar os trabalhos a todo vapor.

=D

E depois conta pra gente se o mentawai for o eleito. E se não for, conta po pq, talvez a gente possa melhorar ele, ok?

VELO

Outra novidade é o livro de receitas do Mentawai, com vários exemplos de códigos para fazer diversas coisas, desde validação a um cache distribuído em cluster.

http://recipes.mentaframework.org/

O Mentawai me parece ser um projeto meio sem rumo, meio modinha…

Antes copiava o Struts, só que com o [suposto] grande diferencial de ser configurado via código [Java].

Agora quer copiar o Ruby on Rails, quer ser Ruby style? Ahhhhhh, pára com isso! Ruby é Ruby. Java é Java. Se quer programar Ruby style, programe em Ruby, porque ai será naturalmente Ruby style.

E outra, isso que estão chamando de Ruby style, nada mais é do que “interface fluente”, que é uma outra história, e pode ser implementado em qualquer linguagem descente. Aliás, já existe no Java desde a clássica StringBuffer, por exemplo.

StringBuffer sb = new StringBuffer()
    .append("Interface")
    .append("fluente")
    .append("em")
    .append("Java!");

O mundo Java está precisando de coisas mais originais e não de frameworks que chovam no molhado.

Minha opinião…

Respeitamos a sua opinião. Felizmente como vc pode ver no nosso site, há muitas pessoas que usam e gostam muito. Esses dias mesmo recebemos mais um feedback positivo da alemanha.

Se for assim o VRaptor copiou o Stripes e o Click copiou o Wicket. E acho que vc não conhece nem o Struts nem o Mentawai, pois uma coisa não tem nada haver com a outra. Isso que vc está falando não faz qualquer sentido.

O Ruby style é apenas um jeito de configurar com menos verbosidade, mais parecido com uma DSL. Isso que vc está falando não faz qualquer sentido.

Se quise entender porque o Mentawai é diferente dos outros, pode dar uma lida aqui.

Respeito a sua opinião, mas acho que vc está apenas criticiando destrutivamente por algum outro motivo, que qualquer pessoa que não esteja mal-intencionada como vc vai percebe rapidamente. Como eu falei, é uma pena que vc não gostou. Prefiro ficar com o feedback dos muitos casos de sucesso que temos e dos muitos emails que recebemos diariamente do Brasil e do mundo:

O mundo Java precisa de menos opiniões e mais atitudes. Só isso.