Olha só, não estou mal intensionado, só estou dando minha opinião, que pode ser construtiva ou destrutiva dependendo da maneira que você encarar o que eu escrevi.
VRaptor copia Stripes? Click copia Wicket? Não sei, não sei, pode até ser.
Agora, que o apelo do Mentawai sempre foi ser “um Struts sem XML de configuração”, ah, isso faz muito sentido sim. É só olhar pra trás.
E quanto ao Ruby style, olha só, Ruby style é pra Ruby, não pra Python, Perl, ou mesmo Java. É pra Ruby. Porque é a maneira como Ruby expressa algoritmos.
DSL não tem nada a ver com Ruby. Você pode escrever uma DSL em Python se quiser. Ou até mesmo em Java. Porque DSL independe de linguagem de programação. Apesar de algumas linguagens de programação dar mais ou menos facilidades de você implementar DSLs. Aconselho você dar uma acompanhada neste post: http://www.guj.com.br/posts/list/44928.java.
Agora, programar com menos verbosidade não é necessariamente ser Ruby style, porque como já citei no post anterior, StringBuffer já adota o padrão interface fluente a bastante tempo.
Por que ao invés de usar o termo Ruby style, você não usa interface fluente?
Sabe, usar um termo como esse fica parecendo um lance tipo “estamos perdendo campo para Ruby on Rails, precisamos fazer algo, fazer com que pensem que não precisam de Rails, porque já existe o Mentawai que é como ele é”.
Mas saoj, nem quis te ofender. Nem você e nem ninguém que usa Mentawai. Apenas, como este é um forum, um lugar onde se troca idéias, opiniões, sejam elas positivas ou não, falei o que penso.
Ah! Nem só de feedbacks positivos se vive um projeto.
Um abraço!