Lançada versão 1.12 do Mentawai

Olha só, não estou mal intensionado, só estou dando minha opinião, que pode ser construtiva ou destrutiva dependendo da maneira que você encarar o que eu escrevi.

VRaptor copia Stripes? Click copia Wicket? Não sei, não sei, pode até ser.

Agora, que o apelo do Mentawai sempre foi ser “um Struts sem XML de configuração”, ah, isso faz muito sentido sim. É só olhar pra trás.

E quanto ao Ruby style, olha só, Ruby style é pra Ruby, não pra Python, Perl, ou mesmo Java. É pra Ruby. Porque é a maneira como Ruby expressa algoritmos.

DSL não tem nada a ver com Ruby. Você pode escrever uma DSL em Python se quiser. Ou até mesmo em Java. Porque DSL independe de linguagem de programação. Apesar de algumas linguagens de programação dar mais ou menos facilidades de você implementar DSLs. Aconselho você dar uma acompanhada neste post: http://www.guj.com.br/posts/list/44928.java.

Agora, programar com menos verbosidade não é necessariamente ser Ruby style, porque como já citei no post anterior, StringBuffer já adota o padrão interface fluente a bastante tempo.

Por que ao invés de usar o termo Ruby style, você não usa interface fluente?

Sabe, usar um termo como esse fica parecendo um lance tipo “estamos perdendo campo para Ruby on Rails, precisamos fazer algo, fazer com que pensem que não precisam de Rails, porque já existe o Mentawai que é como ele é”.

Mas saoj, nem quis te ofender. Nem você e nem ninguém que usa Mentawai. Apenas, como este é um forum, um lugar onde se troca idéias, opiniões, sejam elas positivas ou não, falei o que penso.

Ah! Nem só de feedbacks positivos se vive um projeto.

Um abraço!

[quote=boaglio][quote=le-silva]
O mundo Java está precisando de coisas mais originais e não de frameworks que chovam no molhado.
[/quote]

O mundo Java precisa de menos opiniões e mais atitudes. Só isso. [/quote]

boaglio, atitudes devem ser fruto de opiniões, senão, serão apenas imitação.

Isso é vc que está dizendo. Sinceramente (minha opinião ok) acho que vc está mal-intencionado. Talvez goste mais de um outro framework e esteja querendo criticar sem argumentos o Mentawai para favorecer a sua preferencia. Logo te digo: Não precisa fazer isso. Há espaço e mercado para todos. Seus argumentos, como esse que o “Mentawai é um Struts sem XML de configuração” não fazem qualquer sentido. Vc não conhece o Mentawai ou não conhece o Struts. O Mentawai não tem NADA haver com o Struts!

É apenas um nome. Vc pode chamar de “Estilo Menos Verboso” se vc quiser.

Sem problemas!

Sergio me desculpa, mas ele pode ter razao. Se o Struts que ele fala é o Struts2, o negocio fica mais ou menos por ai. O MVC do mtw funciona da mesma maneira mudando o nome das coisas. O que é result no Struts2 é concequence no MTW, action é action nos dois, o que é interceptor num é filter no outro, e por ai vai. Hoje pode ser que essa ideia passou, mas que sao parecidos sao nao tem como negar.
Antes que venha me atacar dizendo que estou mal intencionado (pq agora tudo é teoria da conspiração pra ti), eu pouco me importo se é copia, se é parecido ou coisa do tipo. So dei minha contribuição ja que o que ele ta falando nao deixa de ser verdade e tu ta tentando desmentir ele na cara dura.

Detesto pre-julgamentos de pessoas, mas gostaria de saber como tu sabe que ele nao conhece os dois. Ja trabalharam junto?

]['s

Vc tem razão, pois achei que ele estava se referindo a Struts1. Struts2 é outro produto totalmente diferente, então é sempre bom enfatizar Struts2 quando se referir a ele.

A arquitetura de todo controlador WEB MVC será parecida. Veja como é o Stripes, veja como é o NEO, etc. que vc vai ver que sempre teremos request -> action -> results. Filtros não foi algo inventado pelo Struts2 (Struts1 não tinha) mas pela Servlet API.

Agora, falando apenas do controlador, há muitos detalhes diferentes. O Mentawai trabalha com stack de entrada e saída (action input e output) por exemplo. Outros trabalham só com injection. E o mais importante é que o Mentawai é muito mais que um controlador MVC.

Não. A única coisa que consegui concluir sobre ele é que ele é fã do VRaptor, que por sinal é outro excelente framework que eu recomendo para quem prefere trabalhar com anotações ao invés de configuração programática.

Eu nao disse que algo foi inventado pelo Struts2 ou pelo pessoal do WebWork. Eu acho que os filtros do MTW estao mais para os interceptors do Struts2 pelo simples fato de seguirem a mesma linha, de facilitar a criacao de filtros no controlador mvc, tendo acesso ao stack do controlador e todas facilidades que ele agrega. Se estivesse mais para os filtros da Servelt API nao teriamos 10% das facilidades que eles dao.

O Struts2 tambem trabalha com stack com a diferenca que o injection e o outjection é por padrao automatico. Mas nada impede de acessar o stack dele e brincar como quiser.

[quote=saoj]Não. A única coisa que consegui concluir sobre ele é que ele é fã do VRaptor, que por sinal é outro excelente framework que eu recomendo para quem prefere trabalhar com anotações ao invés de configuração programática.
[/quote]

Por ele ser fã do VRaptor não quer dizer que ele nao conheca outros. Quem sabe ele é fã do VRaptor justamente por conhecer outros e nao gostar?
Eu sou fã do WebWork (do Struts2 nem tanto) e nem por isso deixo de conhecer outras coisas como VRaptor, JSF, Stripes ou o próprio MTW, apesar que conheco mais pelo inicio dele.

]['s

Se vc e ele quiserem entrar no mérito de quem inventou o controlador MVC, tudo bem. Posso lhe dizer que não foi o Mentawai. A missão e a filosofia do Mentawai são bem diferentes dos outros frameworks, e vc pode ler mais sobre isso aqui.

Não acho legal o cara postar no post sobre o VRaptor e depois vir aqui postar que o Mentawai é uma coisa de modinha, com críticas vazias e pejorativas. É no mínimo indelicado…

[quote=everson_z][quote=le-silva]
boaglio, atitudes devem ser fruto de opiniões, senão, serão apenas imitação.[/quote]

Se for assim, todos são copias do 1º framework… criar parecido não é copiar

Tem que aprender o que é imitação[/quote]

Ótimo idéia everson_z, vamos aprender então:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imita%C3%A7%C3%A3o

le-silva,

acho q vc está sendo extremista DEMAIS!

então VOCÊ nunca imitou ninguém!? Pára ne cara…concordo com o saoj. Vc está jogando pedras no mtw sem motivos…e sem dar BONS argumentos…

Vc está confundindo IMITAÇÃO com INSPIRAÇÃO…para fazer algo que julga ser melhor do seu ponto de vista…

falar apenas “é imitação” não quer dizer nada… Se fosse assim pra teria JPA, Hibernate, etc…se todos tem como objetivo principal PERSISITIR dados?! pra que um monte de framework MVC (spring, struts, vraptor, mtw, etcc…), 1 só nao bastaria?
Pra que N sistemas operacionais (linux, windows, mac os…etc…), 1 só não bastaria?!

Cara, quer falar mal do menta, dê argumentos concretos!!!

Fala alguns sistemas que vc já desenvolveu…e vms ver se não tem algum q vc não “imitou” de outro!

O pessoal ainda perde tempo com essa provocaçõeszinhas baratas… :frowning:

Tudo bem saoj, já que você acha que eu sou só um fã do VRaptor que resolveu simplismente vir aqui tumultuar o post do Mentawai, eu não posto mais nesta discução. Não tem problema.

Quer apenas ler posts que, ao ser ver, são positivos? Tudo bem. Sem problemas!

Valeu… Tchau, tchau!

[quote=le-silva]
boaglio, atitudes devem ser fruto de opiniões, senão, serão apenas imitação.[/quote]

E qual a relação de imitação com atitude :?:

Acho que vc não entendeu…

Já dá um trabalho danado fazer e manter um projeto open-source. Documentação, suporte, releases, novas features, backup, custo de hospedagem, conflito de opiniões no time, tutorais, exemplos, etc. etc. etc. Não precisa falar também que toma um tempo absurdo. E tempo é dinheiro, pois vc poderia estar cobrando suas horas em algum projeto por aí. Acho que o pessoal do VRaptor, do JForum, do Spider, do Neo, do JCompany sabem disso.

Então quando vc recebe do nada uma crítica assim:

Desanima um pouco. Ou melhor cansa…

Na boa, le-silva, sem hard feelings. Não estou chateado nem nada… Todo mundo as vezes (inclusive eu) pode se expressar de uma maneira pejorativa ou indelicada. Só peço que por favor, paremos de picuinhas e provocações vazias e voltemos as nossas vidas. E há espaço para todos esses framewroks aí. Todos são bons frameworks que tem pontos fortes e fracos. Vamos apoiar a paz e deixar as pessoas livres para usarem e fazerem os que elas quiserem.

Picuinhas? Provocações vazias? Por favor, você está sendo emotivo. Quem provocou alguém aqui foi você, dizendo que eu sou fã do VRaptor, e que, por causa disso, vim aqui a este post só pra causar tumulto.

Eu entrei aqui pra discutir sobre framework Java, porque até onde sei, o Mentawai é um framework Java.

Não ataquei você, saoj, em nenhum momento. É só você ler novamente os meus posts. Também não disse em momento algum que não existe espaço pro Mentawai, porque sempre vai existir alguém pra usá-lo – aliás, tem um monte de gente aqui neste post que disse que usa, que gosta, e tudo mais.

Este post é pra quem “gosta” de Mentawai, é isso? Quem tem opinião contraria não pode participar que é logo tachado negativamente? Tudo bem. Conversem entre vocês mesmos então.

Abraço!

Lá no post do VRaptor vc teve uma atitude bem diferente da que vc teve aqui. Deixemos então para que quem leu os seus posts aqui que tire sua própria conclusão se vc estava realmente querendo fazer um crítica ou se estava apenas querendo fazer provocações baratas atacando o framework com frases pejorativas além de usar argumentos vazios como: “O Mentawai é cópia do Struts” ou o “Mentawai quer ser o RubyOnRails porque chamou um estilo de configuração de Ruby Style.”

Abraço

saoj, argumentos vazios? Por favor…

Você mesmo anda comparando o Mentawai com o Struts, tentando convencer as pessoas de que o Mentawai é melhor, porque ao contrario do Struts, a sua configuração é feita programaticamente, ao invés de XML – justamente o que citei no meu primeiro post.

Olha só, concordo com você numa coisa: “Quem ler este post que tire suas próprias conclusões”.

Sem recentimentos, cara…

Boa sorte no seu trabalho!

Mentawai is cool!

Venho parabenizar (assim como muitos) mais esse avanço!

Mentawai sempre buscando as melhores soluções tendo como ponto de partida a simplicidade, a cautela, a flexibilidade e o aval dos usuários! Teria combinação mais bem elaborada?

Parabéns ao Mentawai!

Será que todo tópico sobre o “Lagarto Verde” aqui será apredejado?

Falar que um imita o outro é falta de bom senso.

Pra que fizeram Boeng e Jatos sendo que tinha o 14 biz?

Porque se fossemos fazer apenas coisas que ninguem nunca fez, onde ficaria
a palavra “Desenvolvimento e Aperfeiçoamento” ?

Pra que inventaram Java se existia C, C# blablabla?

Qualquer critica tipo: talvez fosse melhor se voces usasem annotations e esse tipo de coisa…
isso sim é uma crítica, agora ficar de certo forma menosprezando o trabalho dos outros e fods…

[color=red]Eu duvido que alguem aqui faça um framework que não tenha
nada de conceito parecido a outro framework existente![/color]

IoC sempre vai ser IoC… em qualquer frame vai ser a mesmo conceito.
Filtro sempre vai ser aquilo que é executado antes de chegar na Action.

e por ai vai…

Agora minha opinião sobre o framework:

Aprendi WEB com ele.
Aprendi Ajax com ele.
Aprendi conceitos de IoC, Filtro etc… com ele.
Aprendi EL com ele.
Aprendi JSTL com ele.
Aprendi muito sobre Java com ele e a cada dia aprendo mais.

e aprendi a valorizar o trabalho dos outros…
porque eu sozinho penaria muito pra fazer algo
parecido…

Eu mesmo comecei porque não entendia nada de XML.
Primeiro inclusive usei o VRaptor, e ainda uso.
Depois comecei com o Mentawai e estou até hoje
usando-o em meus projetos…

Conclusão:

[color=blue]PARABENS MENTAWAI![/color]

E qual tópico no GUJ não é sbre isso? E não se esqueça do depoimento de dezenas de usuários satisfeitos.

É 14-bis e Boeing. Não 14-biz e Boeng.