Sabem, estou perdendo o gosto de ler o GUJ porque os assunto estão se repetindo em todos os tópicos.
Esta questão do Mentawai já cansou faz tempo. Aqui é um tópico adequado para se falar dele mas em um monte de assuntos interessantes que se levantam no GUJ, lá vem alguém e começa a fazer propaganda escancarada do Mentawai. Ninguém pode falar de Spring, Struts, Wicket, Stripes, JSF, etc que aparece logo o Mentawai. Até em úm tópico falando do Rails conseguiram enfiar o Mentawai. Desconfio que há mais mensagens no GUJ sobre o Mentawai que no próprio forum do projeto.
Particularmente não tenha nada contra o Mentawai e apesar de nunca ter usado mais do que um Hello World, por algumas vezes já elogiei o Sérgio pela iniciativa.
Mas depois deste massacre de informações repetidas, o Mentawai para mim já parece aquela camera digital Tecnomania que faz mil coisa e anuncia na TV ou o tal do Car System: começa a propaganda e logo mudo de canal.
Sérgio, eu o reputo bastante inteligente. Como permitiu que chegasse a este ponto de exaustão (pelo menos para mim)?
Acho que exagerei um pouco no tópico sobre o Craptaculous e do Reinventar a Roda (que virou Hibernate). Tem semanas que passo por momentos onde minha disposição argumentativa fica ilimitada/exagerada e por conseguinte ela pode pertubar a paz. Peço minhas sinceras desculpas a vc, Luca. Todos nós somos inteligentes para algumas coisas e burros para outras.
Achei o post do Robert exagerado e desnecessário, visto que a discussão com o le-silva já havia se encerrado… O Mentawai incomoda muito, e as críticas destrutivas são o preço a pagar por um framework bem-sucedido. Já me acostumei com isso, só não me acostumei ainda a conter minha argumentação aqui no GUJ em relação a ele. Prometo que tentarei melhorar nesse sentido, pelo menos espaçar o máximo possível os meu ciclos de recaída.
Não tenho nada que reclamar do Mentawai. Quando li o post do Robert, vi que no meu caso aconteceu a mesma coisa: Apanhei muito para aprender o menta, mas isso porque eu não trabalhava com IoC, Filtros, EL… E devo o meu aprendizado ao pessoal do fórum.
Mas falando do framework: depois que entendi os conceitos, achei muito prazeiroso trabalhar com este framework. Mas um dos pontos fortes dele é o fórum. Cara, se você tem uma idéia nova pro framework, não precisa ter medo de falar: você é sempre ouvido, e por mais ridícula que você ache que sua idéia seja, na maioria das vezes você é atendido. E de forma muito rápida! Correção de bugs? Quando aparecem, são resolvidos em horas. Isso me deu uma confiança muito grande. Posso ter a certeza de que, se eu precisar, vai ter alguém para me ajudar rapidamente. Acho isto muito importante em qualquer projeto. Obviamente, isto deve existir em muitos outros lugares, mas eu nunca me identifiquei tanto com um projeto como com o Mentawai.
Acho que não precisa falar dos aspectos técnicos. Já foram bastante comentados.
Pontos ruins? só vi um (e muito grave) até agora: essa semana apareceu comentários sobre a documentação. Acho que ela poderia ser melhor organizada. A impressão que dá é que tá tudo espalhado! um link vai pro site, outrovai pro fórum… Acho que a idéia do Sven, de fazer um wiki com tudo dentro, seria maravilhoso (Sven? Se você acompanha o fórum do menta você conhece ele ) A minha opinião é que essa centralização facilitaria muito a vida dos iniciantes. Pra um iniciante é muito fácil percorrer um índice, que tenha tudo dentro, e achar o que ele quer. Se não estiverem acostumados com a idéia do wiki, entre em contato que a gente ajuda!
Utilizo o Mentawai a uns 5 meses e a pouco mais de 3 meses preparei uma apresentação aqui na empresa para convencer o pessoal a abandonar o Struts. Não foi muito difícil, pois qualquer um consegue perceber que o Mentawai é o melhor framework web em Java já feito. E veja bem, isso não eh minha opinião pessoal, isso são fatos! :-o
Vejo as pessoas fazendo criticas sem pé nem cabeca. Cada crítica pior que outra. A verdade é que o Mentawai possui diversas sacadas que nenhum outro framework tem e o melhor, tudo é tão fácil, tão simples, que deixa as pessoas meio desnorteadas, sem ter o que falar. É uma atitude triste de brasileiro…
Fala-se que não tem convenção, mas o menta tem convencoes pra tudo. Nao precisa configurar view nem nada. Se o maneh gastasse 4 minutos olhando o livro de receitas http://recipes.mentaframework.org talvez não falasse uma besteira dessas. Alem do excepcional controlador mvc, o menta tem um monte de coisas que soh simplifica a vida: autorizacao, autenticacao, pool de connections, envio de email, internacionalizao, ioc, validacao super simples e por aí vai. E as tags do menta que fazem magica? E o Mentajax?
A arquitetura, simplicidade e produtividade do menta são excepcionais. Ele não te ajuda só a fazer as suas ações, mas a fazer tudo.
Fatos? Eu adoro fatos. Quero ve-los. Entao, cade a sua pesquisa demonstrando que vc ja testou e usou todos (ou uma parte estatisticamente significativa) de todos os frameworks ja feitos em Java, e baseado em um conjunto de metricas definido, estabeleceu que o Mentawai eh o melhor framework web ja feito?
Boa noite cv,
você podia fazer uns testes desse nível e mostrar aos interessados que não existe nada de concreto no quote citado acima por ti.
Seria interessante que os críticos provassem as suas criticas com fatos (- Eu adoro fatos. Quero ve-los. Entao, cade a sua pesquisa demonstrando que vc ja testou e usou - ), ao invés dos amantes provarem seus amores.
Melhor e Pior são palavras inúteis… Acho que Einstein já provou por fatos comprovados cientificamente que não existe verdades nem medições absolutas, que tudo depende do referencial que se usa. Discutir se banana é melhor do que maçã não é nem um pouco proveitoso… Acho que o luciano exagerou um pouco no seu elogio ao Mentawai. Existe outros frameworks muito bons por aí, e o Mentawai é apenas mais um deles. Se é melhor ou pior, vai sempre depender das velocidades relativas.
A quem interessar possa, a aplicação MyBooks foi totalmente reformulada para incorporar as novas facilidades e funcionalidades da versão 1.12, tendo agora duas implementações diferentes.
Olhar o código fonte dessa aplicação é uma boa maneira para entender por alto como o Mentawai trata diversos aspectos de uma aplicação web como validação, autenticação, IoC, Auto-wiring, listas, mensagens de erro, etc.
[quote]Imitar:
reproduzir ou tentar reproduzir exactamente o que outrem faz;
tomar como modelo;
reproduzir;
copiar;
seguir o exemplo de;
arremedar;
falsificar.[/quote]
Não esta bem empregada sua idéia de imitação! Falar que ele se baseia em outro fw seria melhor que passar essa idéia de plagio nada construtiva que desmerece o trabalho de quem rala nesse projeto.
Criticar é fácil, uma pessoa nem precisa saber o que é computador para criticar… fazer é onde esta o negocio.
Vou comprar um fusca pq é a mesma coisa de uma ferrari, os dois são copia do Benz Patent Motorwagen