Lançada versão 1.5 do Mentawai

Lançada a versão 1.5 do Mentawai Web Framework

Novas Features:

  • Suporte a configuração via Groovy.

  • Finalmente um exemplo de como usar a tag de paginação (http://forum.mentaframework.org/posts/list/193.page#3276)

  • Suporte a Formatadores, no mesmo esquema de Validadores e Conversores

  • Novas regras de validação: CPFRule, CNPJRule, TimeRule, etc.

Lista completa de mudanças aqui: http://www.mentaframework.org/changes/changes_1.5.txt

[color=“red”]Marketing:[/color] “Gaste 5 minutos ao invés de 5 horas e pagine suas listas com o Mentawai!”

http://paginator.mentaframework.org/

parabens!

Porque eu tenho a impressão que isso não deveria estar no framework?

BTW: Legal a paginação.

Vc não quer pensar nisso toda hora que for fazer um projeto web, certo? E nada te impede também de ignorar isso e fazer as suas proprias regras de validação. :wink:

Mas diga aí: o que achou das tags de paginação ? Tem como melhorar ?

[quote=saoj][quote=plentz]
Porque eu tenho a impressão que isso não deveria estar no framework?
[/quote]

Vc não quer pensar nisso toda hora que for fazer um projeto web, certo? E nada te impede também de ignorar isso e fazer as suas proprias regras de validação. :wink:

[/quote]

eu concordo que isto deve estar no framework, como disse o Sérgio, quando chegar o projeto vamos ter que pensar nisto. Mas este tipo de coisa poderiam estar em um jar separado e opcional, tipo mentawai-extras.jar.

Po, vou trocar a 1.4.1 pra 1.5. Acabei de começar um projeto com a versão antiga… hehehehehe… parabens Saoj.

Claro que não. Mas acho que esse tipo de validação fica mais a cargo do BrazilUtils mesmo :slight_smile:

Acho que da pra pegar umas “inspirações” na Display tag :wink:

excelente…!!! sobre os validators de cpf, cnpj e etc…eu faço das palavras do sérgio as minhas…

não há nenhum mistério fazer as próprias regras…mas prefiro assim…acho que não há nenhum ponto negativo nisso…muito pelo contrário…qualquer coisa simplesmente ignore…

[]'s

agora, algum motivo especial para nao usar a displaytag?

Sim, eu morro de medo do DisplayTag. Todo projeto, quando eu chego o pessoa diz que usa DisplayTag eu já fico com medo.

A maioria das pessoas que eu conheço (todas) não usam o ValueListHandler (algo como esse nome) do DisplayTag e usam List diretamente.

Ou sejam, leêm do banco milhares de registros, para mostra 10, 15 na tela.

É fácil? É, mas é um desperdicio de recursos absurdo.

O DisplayTag tem uma solução para isso, se não me engano chamada ValueListHandler, mas a maioria das pessoas não usam. Pq é mais fácil com List e por que a documentação é cheia de exemplos usando List. Se eu fosse o “dono” do DisplayTag, não permitiria o uso de List e criaria uma ValueListHandler generica que aceitava uma List (só para não dizer que não tinha).

Obs: Não sei como funciona a do Menta, só aproveitei a dexa. Espero que ela não seja List oriented.

Obs2: Eu normalmente uso uma grid do OpenRico customizada.

[quote=juzepeleteiro]
ValueListHandler[/quote]

Claro. Mas pelo jeito o Menta tb carrega a lista inteira.

Eu uso um TableValueListHandler que fiz para o Click.

Não tem como paginar se vc não souber o número máximo de elementos. O que pode fazer é carregar uma lista de IDS e ir carregando os elementos a cada página e/ou reduzir mesmo o número da lista, pois uma pagainação com mais de 100 páginas fica sem sentido de grande.

Uma coisa é search outra é paginação… Minha opinião…

Este vídeo mostra um pouco do EclipseWork, e como gerar uma aplicação CRUD com Click, lendo as tabelas do banco de dados.

http://www.guj.com.br/posts/list/40171.java

Sérgio, desculpa pela propagando no seu post :wink: ,

mas lembrando que é possível fazer a mesma coisa para o Menta se quiser :thumbup:

[quote=ricardolecheta]Este vídeo mostra um pouco do EclipseWork, e como gerar uma aplicação CRUD com Click, lendo as tabelas do banco de dados.

http://www.guj.com.br/posts/list/40171.java

Sérgio, desculpa pela propagando no seu post :wink: ,

mas lembrando que é possível fazer a mesma coisa para o Menta se quiser :thumbup: [/quote]

Pois é Ricardo, eu sou fã dos seus plugins pro Eclipse e tô achando uma boa idéia implementar esse esquema no Mentawai. Mas nesse caso ele gera pro Hibernate né? De repente eu poderia adaptar pra ele gerar pra uma interface e eu implemento o esquema de persistência do jeito que eu quiser. :slight_smile:

Parabéns galera! O mentawai está cada vez melhor! :smiley:

[quote=ricardolecheta][quote=saoj][quote=plentz]
Porque eu tenho a impressão que isso não deveria estar no framework?
[/quote]

Vc não quer pensar nisso toda hora que for fazer um projeto web, certo? E nada te impede também de ignorar isso e fazer as suas proprias regras de validação. :wink:

[/quote]

eu concordo que isto deve estar no framework, como disse o Sérgio, quando chegar o projeto vamos ter que pensar nisto. Mas este tipo de coisa poderiam estar em um jar separado e opcional, tipo mentawai-extras.jar.[/quote]

Bom, daí o kra esquece de colocar o jar no projeto e ninguem descobre pq o CNPJRule não funca.

VELO

Boaglio, manda ver :thumbup:

Olá,

sou da opinião de que regras específicas de validação, como CNPJ, CPF e etc deveria ficar em um jar separado, como por exemplo, mentawai-extras.jar.

Se o cara tiver problemas por que o CNPJRule não compilou por esquecer o mentawai-extras.jar, é por que o camarada não se deu ao trabalhar de ler a documentação. E outra, a opção de usar a classe CNPJRule só estará disponível se ela estiver no classpath da IDE durante o desenvolvimento.

IMHO, colocar o CNPJRule dentro do mentawai.jar só para o cara não ter problema na hora da compilação é mamão com açúcar demais.

Parabéns, nos meus projetos sempre estou usando o Menta, agora mais ainda :smiley:

[quote=velo]Bom, daí o kra esquece de colocar o jar no projeto e ninguem descobre pq o CNPJRule não funca.
[/quote]

Mas se o cara nao consegue resolver um ClassNotFound como ele pode ser responsavel por um projeto?

]['s