Lançado Looking Glass 1.0

[quote=boaglio]Nossa, isso me fez lembrar o que eu escutei há alguns meses que linux só tem terminal texto… :smiley:

O mundo que você se refere é de 1999, naquela época era assim mesmo. Hoje esse mundo ainda existe, mas felizmente agora temos KDE, Gnome, XGL e outros projetos bem legais que são realidade, e não apenas planos.

O MacOS roda em cima do Darwin, que é o FreeBSD5 com algumas mudanças. Ou seja, se ele é um SO que realmente funciona, o mérito não é da Apple. O mérito dela é pelo SO ser fácil de usar e bonito de se ver.

O Windows melhorou muito também, antigamente era tela azul toda hora, hoje já é algo bem mais estável e tranquilo de usar. Eu só sinto falta de ter apenas uma workspace gráfica para trabalhar :slight_smile:

[/quote]

Perfeito boaglio,

Se o windows fosse multi-tarefa (não é), multi-usuario(não é) e tivesse varias workspace grafica seria perfeito. usar adm estando logado com meu user para instalar alguma coisa. Mas não, ou eu dou permissão ou eu me logo como adm

Bom, já virou outro tópico Win x Linux x Mac, asm vamos lá… rs

Sinceramente, um kernel pode ser o mais perfeito tecnicamente do mundo, se o que vem acima dele não for fácil de usar e bonito de se ver, ele acaba por não valer nada do mesmo jeito.
Nunca ninguém criticou o kernel do Linux, mas sim suas interfaces e seus aplicativos. Por isso acho muito válido e com muito mérito o que a Apple faz, porque o FreeBSD está lá pra todos, e eles por conta não conseguiram fazer dele um SO bem posicionado em termos de usuários (somento em servidores), devido aos mesmos “problemas” do Linux, tudo que esta acima da camada do SO, e nesse ponto a Apple mata qualquer um e o sonho de todos é correr atrás dela.

Basta entrar no http://kde-look.org por exemplo, e ver que os temas, icones, estilos pra janelas, screenshots e etc, mais baixados, mais votados, mais comentados, são em sua grande maioria derivados ou cópias explicitas das interfaces do OS X, até o novo Vista, muitas das novidades foram “copiadas” do OS X tbm.

Acho que é isso. :smiley:

[quote=Luiz Aguiar]Basta entrar no http://kde-look.org por exemplo, e ver que os temas, icones, estilos pra janelas, screenshots e etc, mais baixados, mais votados, mais comentados, são em sua grande maioria derivados ou cópias explicitas das interfaces do OS X, até o novo Vista, muitas das novidades foram “copiadas” do OS X tbm.

Acho que é isso. :smiley: [/quote]

Me inclua fora desta. rsrsrsrsrs

Nunca votei neles. heheheheh

[quote=Luiz Aguiar]
Basta entrar no http://kde-look.org por exemplo, e ver que os temas, icones, estilos pra janelas, screenshots e etc, mais baixados, mais votados, mais comentados, são em sua grande maioria derivados ou cópias explicitas das interfaces do OS X, até o novo Vista, muitas das novidades foram “copiadas” do OS X tbm.

Acho que é isso. :smiley: [/quote]

Você acha? Eu tenho certeza! :smiley:

No mundo das GUI alguém inventa uma idéia legal e o resto copia. Exemplos: Apple inventou o conceito de Lixeira, o resto copiou. O Windows inventou o esquema de menu no canto inferior esquerdo, o resto copiou.

O arquivo é .bin… Não precisa ler instruções pra advinhar que tem que executar, e dependendo de que gerenciador de arquivos você estiver usando basta dar duplo clique.

Vamos fazer uma comparação:

Instalação usual de um programa do Mac: baixa o arquivo, dá duplo clique para abrir aquela janelinha em que parece que você deu mount no filesystem do arquivo, lê o readme que fala para você arrastar o arquivo para a pasta de aplicações e arrasta o programa para a pasta aplicações. Dos programas que eu instalei no meu Mac, 90% foi assim. Só os outros 10% tinham “instaladores”.

Instalação do LookingGlass no Linux supondo que você não leu as instruções: baixa o arquivo, executa, percebe que o arquivo descompactou no diretório que você estava, move para o diretório onde costumam ficar as aplicações no Linux.

Esse tópico é sobre o Looking Glass… Maravilhosa interface 3D voltada principalmente para os *NIX (Linux e Solaris), e que acho muito mais show que o Acqua do Mac.

O arquivo é .bin… Não precisa ler instruções pra advinhar que tem que executar, e dependendo de que gerenciador de arquivos você estiver usando basta dar duplo clique.

Vamos fazer uma comparação:

Instalação usual de um programa do Mac: baixa o arquivo, dá duplo clique para abrir aquela janelinha em que parece que você deu mount no filesystem do arquivo, lê o readme que fala para você arrastar o arquivo para a pasta de aplicações e arrasta o programa para a pasta aplicações. Dos programas que eu instalei no meu Mac, 90% foi assim. Só os outros 10% tinham “instaladores”.

Instalação do LookingGlass no Linux supondo que você não leu as instruções: baixa o arquivo, executa, percebe que o arquivo descompactou no diretório que você estava, move para o diretório onde costumam ficar as aplicações no Linux.

Esse tópico é sobre o Looking Glass… Maravilhosa interface 3D voltada principalmente para os *NIX (Linux e Solaris), e que acho muito mais show que o Acqua do Mac.[/quote]

Eu li e você supos errado.

Esqueceu de mencionar pra rodar a aplicação, configuração e tudo mais se não funcionar.

Quanto arrastar para a pasta de aplicações sem instalador, acho muito bom, tudo num único package, clica e funciona.

Realmente o tópico era sobre Looking Glass, eu mencionei as aplicações Linux, grande parte delas e seus processos de instalação árduos.

O projeto é sim interessante, o Vista copiou bastante o conceito - AeroGlass e creio que a apple também copiou para o Tiger, e muita gente vai achar que a Apple copiou esse recurso do vista, na verdade foi do Looking Glass.

O projeto tem seu mérito, inovoador e não entendo como um projeto desses não teve andamento ou portado para algo que se possa usar de fato.

Acho que faltou visão de mercado aos competidores OpenSource e agora vão amargar com OS pagos fazendo uso das suas idéias e recursos.

Como disseram, não adianta ter um Kernel lindo se a usabilidade estiver comprometida - isso para OS que almeja ser destinado ao simples usário leigo, ou seja, distribuído em massa.

Kernel por Kernel, fico com o Solaris, por uma série de vantagens nesse sentido.

Uma vez até escrevi um texto, antes do guj ter aquele apagão, sobre o Os perfeito, seria a MacOS + Kernel Solaris falando sobre dtrace, entre muitas outras características.

Por fim, usabilidade precisa ser levada mais a sério pela comunidade que desenvolve software nessas plataformas.

[quote=cado][quote=Kenobi]Pra mim o mundo linux = pc - feio, chato sem beleza voltado à nerds que idolatram libs e bits.

Detesto Windows tb, por ser uma cópia ridícula de um sistema operacional, que realmente funciona - MacOS.

http://www.apple.com/hotnews/articles/2006/12/djscottyboy[/quote]

Sem querer gerar [color=red]flames [/color]

Mas percebe-se que vc não conhece linux. Eu acho os desktops do Linux muito mais bonitos q os do Windows e Mac. Veja q falei desktop, KDE entre outros. [/quote]

Você deve gostar mesmo, é nerd …rss :slight_smile: Brincadeira à parte, conheço sim e tenho o ubuntu instalado aqui numa VMWare, só para brincar ou ver como ele roda pq tb tenho um pouco de nerdice.

Eu já fui usuário linux e conheço bem até sua arquitetura, administração algumas coisas avançadas, pois já tive que desenvolver muito na plataforma.

Agora a pergunta, já utilizou MacOS X por uma semana ? não precisa mais do que isso, 1 semana e depois você venha argumentar que prefere linux :slight_smile:

Eu uso há dois anos e prefiro Linux.
Pena que meu computador em que o hardware presta é um G4, e para PowerPC eu acho que o Linux ainda deixa a desejar por falta de alguns softwares encontrados apenas em versão binária para Intel.

Usabilidade? Coloca um usuário de Linux na frente de um Mac que você vai ver ele arrancando os cabelos até se acostumar com a interface do mac.

Eu uso há dois anos e prefiro Linux.
Pena que meu computador em que o hardware presta é um G4, e para PowerPC eu acho que o Linux ainda deixa a desejar por falta de alguns softwares encontrados apenas em versão binária para Intel.

Usabilidade? Coloca um usuário de Linux na frente de um Mac que você vai ver ele arrancando os cabelos até se acostumar com a interface do mac.[/quote]

Mas vc é o perfil Linux - nerd, que curte libs, bits e bytes … exatamente sobre isso que estava falando.

Pra quem curte fuçar e ter idéia que isso é diversão, bom proveito … pra mim abro e fecho meu note, nunca o reinicio, raramente quando quero, pra otimizar performance.

Está tudo prático e rápido, e sobra tempo para eu fazer o q realmente gosto - Tocar, Beber, Namorar…

Outra coisa, vai achar software de produção de música bom em plataforma Linux … sem chance, pq músicos são artistas e esse é o perfil Macintosh.

É espiritual e não racional como Linux … 8)

É oq eu eu falo muitas vezes, e sempre sou xingado, a maioria dos aplicativos desenvolvidos pra Linux (open-source) são feitos por um monte de nerd que ama o xterm mais que a própria mãe, como esperar software com usabilidade boa?
Vejam o KDE por exemplo, que tem várias equipes separadas agora, com designers profissionais, equipes de editores gráficos especializados… com isso a qualidade visual e ergonônima do KDE aumentou muito, é o que falta pros aplicativos ainda, separar um pouco as coisas, deixar os nerds digitando código, e pessoas mais preparadas em interface com o usuário ciudar dessa parte.

[quote=Kenobi]Mas vc é o perfil Linux - nerd, que curte libs, bits e bytes … exatamente sobre isso que estava falando.
[/quote]

:?

Entao se eu falar que quem usa Mac tem um perfil de mongo, estilo simpsons vc acha legal? Acho q não.

A primeira coisa pra ser respeitada quando o assunto SO é o gosto de cada um, se vc usa Windows, legal, não tenho nada contra, tem seus motivos, tem mais apps, etc… Usa Mac, legal tbm, muito mais parrudo, mas respeite o gosto dos outros. Agora respeite o gosto dos outros caralh*.

E sobre o Looking Glass nada??? Acho q vcs estão desvirtuando o topico. Melhor abrir outro topico com o assunto Linux x Windows x Mac

Alguem mais testou o LG tem alguma coisa a comentar?