Fala pessoal, beleza ???
Venho aqui divulgar a nova versão da minha ferramenta de programação para a linguagem Java, o MakeWare Java 4.0.1
Para aqueles que nunca ouviram falar no MakeWare Java, irei explicar agora.
O MakeWare Java é um ambiente de programação voltado para a liguagem Java, um ambiente leve, e em português (inclusive os erros de compilação).
Ele possui sete tipos de projetos:
-
Projeto Java Simples : Neste tipo de projeto você pode trabalhar com o essencial do Java: classes, interfaces e pacotes. E você pode Criar:
-
aplicações baseadas em console e,
-
aplicações gráficas utilizando componentes Swing
-
Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.
-
Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.
-
Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.
-
Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada. O Projeto Java Socket já possui agora um help.
-
Projetos Java BD: Neste projeto é criado um modelo pronto que faz a utilização de mecanismos de banco de dados fornecidos pela linguagem Java, o JDBC (Java DataBase Connectivity). Também nesse projeto podemos fazer uso e criar uma fonte de dados ODBC (Open DataBase Connectivity), que funciona como um “alias” para o nosso banco de dados. No momento, o projeto Java BD só cria fotne de dados voltados para banco de dados Accesss.
-
Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration). Para fazer o download deste prgrama, clique aqui. A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis, não precisa informar o diretório.
Observações sobre o Projeto Java Mobile : Quando você cria um projeto Java Mobile, é criada também uma pasta com o mesmo nome do projeto, quando você mudar o projeto para um outro local, leve essa pasta junto.
O MakeWare Java oferece diversos recursos que facilitam a vida do programador, como um analisar dinânico de erros de código, mostrando em tempo de projeto onde se encontram os erros daquele e , dependendo do erro, ele te da uma sugestão para você corrigir aquele erro.
Também o MakeWare Java oferece alguns utilitários como um que te permite criar arquivos JAR, para que você possa usa-los em seus projetos. Também ele possui um visualizador de propriedades, caso queirar pesquisar métodos, propriedades e construtores de uma determinada classe.
As novidades dessa versão são:
-
Execução de um programa mais rápido: Normalmente quando rodamos um programa em Java, ele precisa ser “compilado” para depois ser “executado”. Até ai tudo bem. O que acontecia é que toda que era executado um programa, várias vezes sem modificação nenhuma em seu código fonte, sempre ocorria uma compilação dele. Agora o programa só é compilado caso venha a ser modifcado, isso torna a execução dele bem mais rápido.
-
Agora o mecanismo de lista de propriedades funciona com váriaveis.Finalmente consegui implementar esse recurso, não foi muito diícil, só exigiu um pouco de raciocínio para implementa-lo. Mas ainda esse mecanismo só funciona caso o tipo da variável venha a ser um classe Java J2SE.
-
Correção na adição de componentes dentro do JPanel: Quando era adicionado alguns componentes como JList dentro do JPanel, era colocado em uma posição fora de onde foi clicado. Isso foi corrigido.
-
Correção no DrapDrop dentro do JPanel: Quando arrastavamos um componente dentro do JPanel, não se tinha a noção de onde ele poderia ficar dentro dele . Isso agora foi corrigido.
Para baixar a nova versão do MakeWare Java, visite meu site:
http://www.makeware.orgfree.com
Abraços…