Lançamento do MakeWare Java versão 4.0.6.1 (IDE de programação brasileira para a linguagem Java)

Fala pessoal,

Venho avisar que se encontra disponível em meu site a versão mais atualizada da minha ferramenta de programação para a linguagem Java, o MakeWare Java.

Para quem nunca ouviu falar do MakeWare Java, o MakeWare Java é uma ferramenta de programação que EU DESENVOLVI para o desenvolvimento de aplicações usando a linguagem Java. Você pode fazer várias tipos de aplicações com essa ferramenta: Aplicações para console, aplicações gráficas com formulários (como no Delphi), aplicações baseadas em sistemas distribuídos, Applets Java,Aplicações para Banco de Dados e até aplicações para celulares, com o J2ME.

No MakeWare Java você possui sete tipos diferentes de projetos, são eles:

  • Projeto Java Simples : Neste tipo de projeto você pode trabalhar com o essencial do Java: classes, interfaces e pacotes. E você pode Criar:

  • aplicações baseadas em console e,

  • aplicações gráficas utilizando componentes Swing

  • Projeto Java RMI: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando RMI (Remote Method Invacation). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface remota. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

  • Projeto Java Corba: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto de sistema distrbuído Java utilizando Corba (Common Object Request Broker Architecture). Nele você vai especificar o cliente, servidor e interface (IDL). Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, retire os comentários existentes nos cliente, servidor e interface.

  • Projeto Java Applet: Neste tipo de projeto você cria aplicações applets em Java, onde toda a execução será exebida no seu browser.

  • Projeto Java Socket: Neste tipo de projeto, você cria um modelo pronto para trabalhar com Sockets. Nele você vai especificar o cliente e servidor. Para que você tenha um exemplo do seu funcionamento, simplesmente execute o projeto, não é preciso descomentar nada. O Projeto Java Socket já possui agora um help.

  • Projetos Java BD: Neste projeto é criado um modelo pronto que faz a utilização de mecanismos de banco de dados fornecidos pela linguagem Java, o JDBC (Java DataBase Connectivity). Também nesse projeto podemos fazer uso e criar uma fonte de dados ODBC (Open DataBase Connectivity), que funciona como um “alias” para o nosso banco de dados. No momento, o projeto Java BD só cria fotne de dados voltados para banco de dados Accesss.

  • Projeto Java Mobile: Este é um tipo de projeto voltado para o desenvolvimento de aplicações Java para dispositivos móveis (J2ME). Para usar esse projeto, é necessário ter instalado o o Wireless Tool Kit da Sun(de preferência na versão 2.5.2 (versão atual)) voltado para dispositivos do tipo CLDC (Connected Limited Device Configuration). Para fazer o download deste prgrama, clique aqui. A instalação do Wireless Tool Kit NÃO É OBRIGATÓRIA, caso você não esteja interessado em desenvolver aplicações para dispositivos móveis, não precisa informar o diretório.

Observações sobre o Projeto Java Mobile : Quando você cria um projeto Java Mobile, é criada também uma pasta com o mesmo nome do projeto, quando você mudar o projeto para um outro local, leve essa pasta junto.

O MakeWare Java oferece diversos recursos que facilitam a vida do programador, como um analisar dinânico de erros de código, mostrando em tempo de projeto onde se encontram os erros daquele e , dependendo do erro, ele te da uma sugestão para você corrigir aquele erro.

O MareWare Java ainda oferece alguns utilitários que ajudam o usuário no desenvolvimento de suas aplicações, são eles: Você conta com um utilitário que realiza consultas SQL em um determinado banco de dados Access, caso vá trabalhar com banco de dados em Java. Além disso, o MakeWare Java possui suporte para programação com banco de dados MySQL e PostgreSQL. Você também conta com um utiliário que cria, de modo fácil, arquivos JAR (Java Archive). Um arquivo JAR é como se fosse um arquivo ZIP que contém todas as classes e entre outros arquivos que constituem uma aplicação Java.

Novidades dessa versão:

  • Renomeação de arquivos. Nas versões anteriores do MakeWare Java não era possível renomear um arquivo Java de um projeto. Isso agora já é possível. Para renomear um arquivo basta selecionar o arquivo desejado e pressionar a tecla F2 ou, clicar com o botão direito sobre o arquivo desejado e selecionar a opção “Renomear arquivo”.

    • Adicinando enumeradores. Em um projeto Java, era possível adicionarmos classes, formulários, interfaces e pacotes. Agora já é possível adicionar enumeradores ao seu projeto.

O MakeWare Java faz tudo isso com apenas 4,68MB.

Pré-requisitos:

Para o MakeWare Java, é preciso que você tenha instalado o JDK, de preferência da versão 5.0 em diante.

Se por acaso você deseja criar aplicações para celulares , é preciso que você tenha instalado o Wireless Tool Kit, versão 2.5.2.

Para fazer seu download, visitem meu site:

http://www.makeware.ueuo.com

Abraços…