Olá amigos do fórum,
Sou iniciante em java e estou partindo para a parte de applets. Conforme o livro java como programar, criei meu primeiro applet. Segue o código:
[b]package Applet01;
import java.awt.Graphics;
import javax.swing.JApplet;
public class Applet01 extends JApplet {
public void paint(Graphics g) {
super.paint( g );
g.drawString("Oi mundo!", 50, 25);
}
}[/b]
Até aí tudo bem, só que…quando executo o applet no eclipse ele executa normalmente e gera a saída esperada: Oi Mundo! 
Só que, quando chamo a applet, via prompt de comando (appletviewer Applet01.html) ou de um browser da minha máquina, aparece a seguinte mensagem:
load: class Applet01.class not found.
java.lang.ClassNotFoundException: Applet01.class
at sun.plugin2.applet.Applet2ClassLoader.findClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(Unknown Source)
at sun.plugin2.applet.Plugin2ClassLoader.loadCode(Unknown Source)
at sun.plugin2.applet.Plugin2Manager.createApplet(Unknown Source)
at sun.plugin2.applet.Plugin2Manager$AppletExecutionRunnable.run(Unknown Source)
at java.lang.Thread.run(Unknown Source)
Gostaria de saber, como solucionar esse problema. 
PS: Consigo executar os applets DEMO que vem junto com o java, tanto no browser quando no appletviewer, portanto creio que não seja algum problema de configuração ou variáveis de ambiente, pois ambos estão já configurados.
Desde já agradeço a todos!
Att,
Ismael
Como está o seu Applet01.html?
Olá,
O Meu arquivo .html ( Applet01.html ) está da seguinte maneira:
[b]
[/b]
Att,
Ismael
O problema está acontecendo porque quando vc vai executar via prompt o Applet01.class não está sendo encontrado.
Tenta colocar o Applet01.class no mesmo lugar onde está o HTML, ou então indicar o caminho onde está o Applet01.class dentro do HTML.
Abs!
Olá amigo,
Fiz os procedimentos indicado. Porém continua não dando certo. Não sei se estou referenciando corretamente a applet. Por isso, segue o código htlm:
<applet
<PARAM NAME = "code"
VALUE="C:\Documents and Settings\ismaelivo\workspace\AppletTeste\bin\Applet01.class">
width = "150"
height = "25"></applet>
PS: Fiz como você indicou, coloquei o arquivo Applet01.html dentro da mesma pasta do Applet01.class
Att,
Ismael
Coloque ambos na mesma pasta e use caminho relativo. Se você estiver usando JRE 6u10 ou superior você não deve incluir o “.class”. Além disso é preciso especificar o pacote a qual a classe pertence. Ficaria assim:
Estrutura de diretórios:
Pasta principal
|____Applet1 (pacote)
| |____Applet1.class
|____applet1.html
HTML:
<applet code="Applet01.Applet01" width="150" height="25" />
Primeiramente, peço desculpas pela a demora na resposta, pois esse fim de semana foi muito corrido.
Gostaria de agradecer a todos que fazem o guj em especial aqueles que, dedicaram tempo na resolução desse meu “bobo” problema.
Marco…fiz como você me orientou e funcionou! Apareceu sim, no browser o applet. Muito obrigado.
Espero que a família “guj” continue sempre assim, ensinando e aprendendo. Estão todos de parabéns!
Abraço a todos.
Att,
Ismael