Laszlo x Flex

Queria uma opinião sobre essas duas soluções.
As diferenças, e se alguém souber de algum artigo interessante é só mandar o link.

Grato.

http://www.laszlosystems.com/developers/community/forums/showthread.php?threadid=679

Só uma coisa interessante, o Laszlo está implementando o conceito Ajax, como render. - http://labs.openlaszlo.org/

Isso pode ser uma sacada ótima, para a queda de performance de algumas aplicações que utilizem Flash, ou escolha do usuário, por máquina e etc…

Atualmente o Flash está evoluindo, mas ainda não é uma plataforma ideal para a distribuição de aplicações Web. O Ajax é um movimento transitório, então no meu ponto de vista, é válido empregar investimento em cima de algo que você possa substituir futuramente a camada view, sem intervir no código fonte.

Com essa demonstração de capacidade da engine, mesmo que no futuro hajam tecnologias melhores para render, você vai poder sempre exportar para o formato apropriado.

Laszlo na cabeça :slight_smile:

[quote=Kenobi]Atualmente o Flash está evoluindo, mas ainda não é uma plataforma ideal para a distribuição de aplicações Web.
[/quote]
Por quê?

[quote=LIPE][quote=Kenobi]Atualmente o Flash está evoluindo, mas ainda não é uma plataforma ideal para a distribuição de aplicações Web.
[/quote]
Por quê?[/quote]

Estão usando Flex em um projeto intranet aqui, eu particularmente não utilizaria-o para um projeto web devido ao tamanho do .swf que ele gera. Seria inviável uma aplicação inteira feita em flex ser acessada por uma linha discada por exemplo, ou mesmo banda larga o usuário teria de ser um tanto paciente.

[quote=Rafael Nunes]
eu particularmente não utilizaria-o para um projeto web devido ao tamanho do .swf que ele gera[/quote]

qual versao do flex que vcs estão usando? qual versão do flash player? estamos usando aqui na empresa a versao 2 do flex, sei que na versao 1.5 isso nao era lá muito otimizado, mas a macromedia, digo, adobe, está prometendo uma grande otimizacao nesse ponto para a versao final, com o carregamento de swfs a medida que forem necessários e tal, mas sei lá, por enquanto aqui os swfs tbm estao grandes pra caramba, a aplicacao mal está comecando a ser desenvolvida e o swf principal da aplicacao ja está com 800k!!!

:wink:

Ainda custa 12k o server para rodar Flex?

A versão aqui é 1.5, e também ouvi as promessas de otimização. Mas não tenho muita esperança em relação a isso. Enquanto está só na intranet, até que o tempo de execução está aceitável.

US$8k por processador se não me engano, com 5 Flex Builder di grátis por licença.

[quote=LIPE][quote=Kenobi]Atualmente o Flash está evoluindo, mas ainda não é uma plataforma ideal para a distribuição de aplicações Web.
[/quote]
Por quê?[/quote]

Além dos problemas já citados, faço menção às trativas de inerentes à vetor.

O Flash não foi concebido no seu formato original para criar aplicativos inteiros, com diversos recursos gráficos / dados.

Realmente a performance em algumas máquinas é lamentável, entretanto, acredito que nos próximos anos veremos grande melhora nesse quesito e as máquinas também estarão melhor - meio o que acontece com o Swing - java Desktop.

Já o Ajax é rápido e eficiente, mas não provisiona grandes recursos como multimídia.

Acredito que num futuro próximo, a Microsoft vai tentar injetar um novo formato, fazendo do seu browser uma plataforma para desenvolvimento Client.

A coisa deve esquentar … Ajax será transitório… vamos ver como Flash fica no meio disso tudo.

olha, TALVEZ não as versões mais antigas do player, mas a versão 8.5 do player, q é beta, teve todo o seu código reescrito, e agora possui muito mais recursos para se construir aplicações de grande porte com mais facilidade…

hoje, em termos de visual de aplicação, a plataforma da macromedia, digo, adobe, é a que tem os melhores recursos, idenpendente de usarmos o Flash Professional, ou Flex Builder, ou o Laszlo para desenvolver…

:wink:

Só não entendi a questão do “Ajax é transitório”, afinal, Ajax é bem velho, muita gente já usava, só não tinha um nome “bunitinho” pra fazer propaganda :slight_smile:

Silvio Luiz

[quote=legionarioba]Só não entendi a questão do “Ajax é transitório”, afinal, Ajax é bem velho, muita gente já usava, só não tinha um nome “bunitinho” pra fazer propaganda :slight_smile:

Silvio Luiz

[/quote]

Exatamente, é um pattern que foi ressucitado por algumas práticas bem sucedidas.

Se olhar para sites como - www.siliconbeat.com, verá que muitas empresas de Venture Capital lá fora estão investindo fortemente em companhias que entreguem aplicação nesse formato - Ajax / Web 2.0, fazendo da Internet uma plataforma e não somente meio.

O Ajax provisiona essa capacidade, mas ainda é bastante limitado, exatamente pq a tecnologia não evoluiu, é a mesma de anos atrás.

A evolução desse paradigma esbarra em fazer uso do browser como plataforma. Aí a Microsoft ganha larga vantagem, pois pode usar seu poder de monopólio e se tornar a plataforma mais condizente aos desenvolvedores para entregar conteúdo rich em formato de aplicação.

Se a mesma estipulasse uma padronização enter todos os players - Opera, Mozilla etc em tal, em forma de um padrão, seria bastante interessante.

Entretanto, sabemos como a mesma opera e na posição que se encontra, duvido que abrirá mão de alguma coisa.