LaTeX plug-ins for Eclipse

Se você, assim como eu, usa as ferramentas TeX/LaTeX para escrever seus documentos, isto pode interessar a você.

Ontem, vagando pelo Google atrás de dicas de customização do VIM para facilitar a minha vida com documentos LaTeX, descobri alguns projetos de plug-ins para trabalhar com documentos LaTeX no Eclipse!

Dos poucos projetos que encontrei, a maioria ainda está em fase de planejamento, mas o projeto etex/ecletex já tem algumas versões disponíveis para download. Eu o instalei e agora estou experimentando.

Alguém aí sabe de mais alguma coisa a respeito?

Q legal Nabla! E vc está gostando?

Eu uso o TeXnicCenter, vc acha q compensa experimentar esse plugin?

Eu ainda estou me deparando com coisas estranhas no etex, como mensagens de erro pouco informativas, mas que não comprometem o funcionamento do plug-in. Mas, fuçando o código-fonte dele, descobri que ele faz algumas coisas legais, típicas de um editor WYSIWYG (coisa que o etex não é), como a conversão de letras acentuadas e outros símbolos especiais para comandos LaTeX, ao carregar (’{a} -> á, por exemplo) e salvar (á -> '{a}) documentos. Pelo que eu pude ver em alguns screenshots na página do projeto, o plug-in deve implementar recursos de auto-completamento de comandos e gerenciamento de referências cruzadas e citações bibliográficas.

Enfim, acho que o projeto tem futuro, aproveitando a “infra-estrutura” que o Eclipse oferece. Quem usa bastante o Eclipse, ou simplesmente não o acha muito pesado para uma tarefa como escrever documentos — que, a meu ver, é “simples” comparada a tudo que o Eclipse é capaz de fazer —, certamente vai gostar destes plug-ins (depois que eles atingirem certa maturidade, obviamente).