Layout Aplicação Web

Estou no começo de um aplicativo web e usei o primefaces, fiz o menu, um modelo de cadastro … para meu chefe, e ele não gostou do visual. Alguém conheçe alguma aplição web para eu ter como parametro, é possivel customizar os componentes ?

Cara, sei que dá pra customizar algumas coisas dos layouts JSF com CSS…

Só confesso que não sei até onde é o limite (que eu sei que tem).

Esse é o único problema do Component-based pra mim. Precisou de um tratamento especial ao Layout e no HTTP Request/Response é sinal que é hora de começar a coçar a cabeça e pensar se não tem outro jeito…

Sem chances reescrever em um Frame Action-based ???

Abs []

[quote=Flavio machine]
Estou no começo de um aplicativo web e usei o primefaces, fiz o menu, um modelo de cadastro … para meu chefe, e ele não gostou do visual. Alguém conheçe alguma aplição web para eu ter como parametro, é possivel customizar os componentes ?[/quote]
Cara, layout na web é só procurar no Google que tem milhares… agora, eu costumo usar JQuery para fazer os componentes da tela.
Dá um pouco mais de trabalho, mas o visual do site é meu. E tudo roda no cliente \o/

Boa sorte!

[b]Amigo, eu faço geralmento o seguinte. Como podemos ver, não dá para apresentar uma aplicação para seu chefe somente mostrando os componentes do primefaces. Existem vários site que disponibilizam templates free. Tipo, eu pego template free da web e adiciono as funcionalidades do primefaces no mesmo. Nesse caso a pessoa vai ter que ter noção de CSS.

Meu chefe gosta de templates escuros, então pesquiso na net, baixo um template de cor escura e altero o THEME do primefaces para (ui-darkness). Temas claros, utilizo o (blueSky/Esmerald etc.) com templates free mais claros.

Na verdade com um bom layout, ele nem vai ligar para os detalhes do formulário, e sim ver que o mesmo está funcionando.

Não sou Web Design, mas tenho um conhecimento amplo em CSS.

Tenho alguns projetos que fiz dessa forma, se quizer me passe seu email que lhe mando as imagens.

Abraço.
[/b]

alberthy - obrigado pela força meu email é flapanq@hotmail.com. O projeto é com tempo apertado acho que se eu abrir mão dos componentes vou acabar me comprometendo e já que eles vem me cobrar os prazos. Vou tentar um negociação entrar com o template e com os componentes do prime, o problema é que até nos componetes ele quer alterar dai ele me quebra né.

jaboot - tem como fazer componentes dinamicos, com base no banco de dados com o Jquey usando JSF ? Essa integração é trabalhosa ? E a produtividade cai muito ?

adriano_si - quando vc falar em usar um Frame Action-based esta falando do struts, e gerar tudo com titles e tal ?

Enviado para seu email amigo. Abraço.

Flavião, eu nunca precisei utilizar os dois. Acho que não teria tantos problemas assim. O JQuery é uma biblioteca javascript que você coloca na sua página assim como qualquer outro arquivo javascript. E só. Não tem nada de Java ou compilado nele.
A integração acredito que pode rolar sim, afinal é tudo componente pra tela, e as referências do JQuery são pelo ID do elemento HTML. Acho que no máximo tu pode tomar algum pau de javascript na tela.
IMHO eu usaria um dos dois. Acho que não há necessidade de utilizar os dois juntos (talvez em algo muito específico), porque os "componentes" do JQuery você mesmo que cria ou pega pela web. No próprio site do JQuery tem vários. Há também o JQuery -ui, que são componentes gráficos e até temas (nunca usei) que você pode criar.

Produtividade… acho que depende de quanto você conhece de javascript. Alguns componentes saem na hora, como um datepicker ou um combo dinâmico (país>>estados>>cidades), que existem zilhões na web. Mas coisas complexas, como por exemplo um grid alterável como um excel na tela, aí sim você vai ter que por a mão na massa.

Um site que me ajudou muito na hora de fazer os seletores: http://simplesideias.com.br/usando-jquery-na-pratica/

Abraxxxx

alberthy - recebi aqui obrigado mesmo.

jaboot - A questão é a seguinte, vamos supor que eu tenha um calendar eu queira marcar uns dias de reuniões com base no banco de dados tem como fazer isso usando um componente feito com o Jquery ?

Se ele quer um visual bonito manda contratar um designer, vc é PROGRAMADOR =)

Flavio, td certo?

Vou dar minha opinião nesse assunto…

NUNCA misture componentes JQuery com componentes JSF! O JSF tem seu proprio ciclo de vida e utiliza seus componentes pra fazer a bagaça funcionar, ele não integra legal com componentes externos, mesmo que seus próprios componentes sejam feitos em JQuery (primefaces que o diga!).

Particularmente já fui mt fã de JSF (principalmente Primefaces) e não acho ruim não, é realmente muito bom, mas depois que resolvi aprender decentemente javascript, hoje em dia prefiro frameworks action based como VRaptor e encher minha aplicação de plugins JQuery, dessa forma me sinto mais no controle da aplicação. :smiley:

Se seu tempo está curto, faz o que vc tem mais experiencia e segurança, que parece ser JSF com o prime. Faz como o colega disse, pega um layout gratis na internet ai (ou então vc pode comprar uns layouts extremamente bons q tem por ai por 10~20 dolares) e taca seus componentes JSF.

Apenas vou discordar com o adriano_si. Vc pode customizar como vc quiser os componentes do JSF, tanto na funcionalidade quanto no layout mas, de fato, é um pé no saco! :lol:

Tem sim. Talvez dê um pouco de trabalho, mas dá pra fazer.
Procura na net por jquery datepicker.

pra customizar os componentes do primefaces usa o http://jqueryui.com/themeroller/